Ar-condicionado 25/02/2022 | 4 min. de leitura

Ar-condicionado portátil ou climatizador: qual a melhor opção?

O primeiro faz a temperatura no ambiente cair; o segundo aumenta a ventilação e a umidade do lugar

A escolha entre a compra e uso de um ar-condicionado portátil ou climatizador deve ser determinada pelas demandas específicas de cada comprador. Sim, porque são aparelhos essencialmente diferentes entre si e que entregam resultados também diversos.

O Brasil é um país que, na maior parte do seu território, apresenta ao longo do ano temperaturas elevadas.

Há, em junho, julho e agosto, uma queda no nível dos termômetros nas regiões Sul e Sudeste, mas ela é pequena. E, de algumas décadas para cá, o clima como um todo no país tem progressivamente registrado ondas de calor mais e mais acentuadas.

Portanto, refrigerar ambientes vem sendo cada vez mais necessário na maior parte do país. Assim, a dúvida sobre a aquisição de um ar-condicionado portátil ou climatizador é válida, e faz todo sentido.

Mas qual a diferença entre um ar-condicionado portátil ou climatizador?

O que é um ar-condicionado portátil?

Existem três tipos de ar-condicionado: o chamado modelo de janela, o split e o ar-condicionado portátil. Aqui falaremos sobre este último, o ar-condicionado portátil.

Todos os três, porém, funcionam de forma semelhante: usando gás ou fluido refrigerante para “substituir” o ar que se encontra no ambiente (geralmente quente) por outro, bem mais frio. Assim, diminui-se a temperatura do local.

Na verdade, o ar-condicionado captura o ar quente e faz com que ele circule por uma serpentina em contato com um fluido refrigerante. É ali que se dá o resfriamento; após isto, o equipamento joga o ar, agora fortemente esfriado, de volta ao ambiente.

O ar-condicionado portátil, como o próprio nome indica, pode ser levado para diferentes espaços de um imóvel, ou até para outros imóveis. Nisso ele difere do modelo de janela e do split, que são fixos.

Outra vantagem deste gênero de aparelho é que ele não demanda nenhum tipo de obra no imóvel para que seja instalado. Isso é importante, pois muitos edifícios, por exemplo, proíbem que se façam obras na fachada do prédio para a colocação de um ar-condicionado.

Leia também:

O que é um climatizador?

Quando você for escolher entre um ar-condicionado portátil ou climatizador, a primeira coisa que você deve ter em mente é que o climatizador não refrigera, não faz cair a temperatura de um ambiente. Sua função é outra: ele refresca o local onde está, fazendo o ar dentro dele circular e o tornando mais úmido. Essa é a principal diferença entre o ar-condicionado portátil e climatizador.

Como?

O climatizador conta com um reservatório de água. Pode-se colocar ali tal líquido em temperatura ambiente, ou então água gelada, ou mesmo gelo.

Pois bem: o climatizador puxa o ar do ambiente, que passa por esse reservatório, e depois o devolve mais fresco e carregado de gotículas de água evaporadas.

Como o processo ocorre durante todo o tempo em que o climatizador esteja ligado, pode acontecer de a temperatura do local acabar caindo um pouco em virtude da ação do aparelho – mas não muito.

As principais vantagens deste equipamento são que ele não precisa estar próximo a alguma janela para funcionar, pois não há nenhum cano saindo dele, e também seu preço – ele é mais barato do que um ar-condicionado, portátil ou não.

Indicações de uso para cada aparelho

Para quem deseja refrigerar o ambiente de fato, fazendo cair a temperatura no local em que reside ou trabalha rápida e acentuadamente, a melhor opção entre o ar-condicionado portátil ou climatizador é o ar-condicionado.

O climatizador, como observado anteriormente, não baixa de fato a temperatura ambiente. O que ele faz é melhorar a ventilação e aumentar a umidade no local.

Mas, justamente por isso, ele pode ser uma opção para quem, por exemplo, tem problemas com o ar excessivamente seco do lugar onde se encontra e pode ajudar em doenças respiratórias onde contribuirá com a umidade para a respiração. Também poderá ser utilizado juntamente com um aparelho de ar condicionado, para o acréscimo de umidade no ambiente climatizado.

(Aliás, o ar-condicionado às vezes produz o efeito colateral de aumentar a secura do lugar onde opera. O contrário, justamente, do que faz o climatizador.)

Enfim, cada um deve avaliar corretamente as necessidades que possui para saber qual a melhor opção: um ar-condicionado portátil ou climatizador.

A Elgin existe há mais de 70 anos e conta com um portfólio que contém itens tais como ar-condicionado, energia solar, automação comercial, iluminação, informática, pilhas e carregadores, refrigeração etc.

Confira as melhores opções de climatizadores e ar-condicionado portátil para o sua residência ou comércio.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.