Ar-condicionado ou climatizador: O que você precisa nesse verão?

Guilherme Neves - 21/01/2020

Saiba tudo sobre manutenção de ar-condicionado

Guilherme Neves - 21/01/2020

Como fazer projetos de iluminação com painéis LED?

Guilherme Neves - 21/01/2020
iluminação led

Reduzir a conta de energia é mais do que uma preocupação em ambientes residenciais e comerciais, é uma tendência que cada vez mais ganha força. Trabalhar com painéis LED é uma forma de deixar a conta de luz mais acessível ao bolso do consumidor.

Mas o que é esse produto que alia tecnologia com design? Um tipo de iluminação que se faz presente em cômodos como sala de estar, cozinha, quartos e traz destaque na decoração. Requinte e estilo são palavras que se encaixam perfeitamente quando se fala em painéis LED.    

Sabe aquelas luminárias instaladas diretamente no teto, podendo ser de formatos e tamanho diferentes? Então, isso é uma iluminação feita com painéis LED, que são conhecidos também como plafon ou spot.

Cada ambiente pode receber um painel diferente. A escolha vem de acordo com a proposta desejada. Pode ser de formato quadrado, retangular e redondo.

Existem projetos criativos e práticos que vão lhe ajudar como instalá-los. A instalação é feita por meio de presilhas, que não aparecem na decoração. Assim, garantem um visual mais clean, aquele visual mais uniforme que se destaca justamente por valorizar o essencial e sem muitos detalhes.

Onde os painéis de LED podem ser utilizados?

Sala de estar: as luminárias de embutir instaladas em teto de gesso criam um projeto de iluminação, com pontos de luz pensados em função da decoração – em cima do sofá, atrás da estante e valorizando quadros e objetos decorativos. Um detalhe importante é escolher lâmpadas amarelas para reforçar a sensação de conforto que o ambiente pede.

Escada: ao invés de uma luz saindo do teto, uma alternativa é iluminar os degraus. Painéis de LED embutidos na parede trazem funcionalidade para o espaço e ajudam a valorizar a decoração.

Cozinha: uma das principais funções das luminárias de embutir é oferecer um foco de luz específico. Por mais que o ambiente peça um certo conforto, esse tipo de iluminação pode ser mais funcional. Utilizar lâmpadas brancas ajuda a visualizar melhor o que está sendo feito.

Quarto: a luz difusa é o tipo ideal para o cômodo. Deixa o ambiente iluminado na medida certa – abajures fazem o papel mais funcional para que se crie um ambiente propício de leitura. Como não precisam necessariamente serem instalados no teto, esses tipos de luminárias possibilitam criar um visual diferente quando colocadas nas paredes.

Escritório: home office ou ambientes corporativos pedem uma luminária central. Como o local pede foco e atenção, o ideal é escolher uma iluminação mais fria.

Banheiro: como o cômodo precisa estar bem iluminado, nesse cenário o uso de uma luz difusa pode ser a melhor opção. Deve-se fazer a escolha correta do número de lâmpadas para fazer a iluminação.

Ambientes comerciais com painéis LED

Para ambientes comerciais, utilize painéis LED no formato quadrado e retangular. Os painéis LED com iluminação direta mantêm o ambiente completamente iluminado. A luz se espalha por meio da cúpula de maneira geral e difusa destacando todos os detalhes do ambiente. Os painéis LED com iluminação direta são recomendados para escritórios.

Iluminação residencial com painéis LED

Para ambiente residencial, o mais comum é a utilização de painéis LED quadrados e redondos.

Na iluminação indireta, a cúpula do painel LED deve direcionar a luz para o teto. A luz deve ser refletida no teto e espalhada pelo ambiente de forma uniforme.

São ideais para tornar cômodos mais aconchegantes, utilizados especialmente em quartos, varandas e salas.

PAINEIS_LED

Painéis LED Elgin, a iluminação que faz a diferença

Vantagens da iluminação com painéis LED

Facilidade de instalação, baixo consumo de energia, rara necessidade de manutenção e vida útil das luzes do painel de LED que pode alcançar até 40 mil horas e não emite raios ultravioletas e infravermelhos. 

Conheça mais sobre as vantagens de utilizar uma iluminação com lâmpadas LED.

Economia de energia

A eficiência em relação às lâmpadas incandescentes e halógenas representa toda sua importância para um projeto de iluminação. São dez vezes mais eficientes do que as convencionais

Importância de calcular os painéis LED

Realizar o cálculo dos painéis LED em um ambiente é um dos passos decisivos para começar a decorar sua casa. Cada espaço possui características individuais e depende da quantidade de luz adequada. Dessa forma, os ambientes devem ser iluminados conforme seu tamanho e necessidade.

Como o profissional da área faz os cálculos? Ele leva em consideração fatores, como: níveis adequados de iluminação estabelecidos pela norma NBR 5413, medidas do pé direito, cores do piso, cores das paredes, altura e formato das luminárias e tipo de ambiente.

Lembre-se que somente um profissional pode especificar os valores de um projeto como esse, já que ele possui técnica e expertise para tal tarefa.

Melhor acabamento e decoração

Iluminar é dar destaque para a decoração de sua casa. Os ambientes ficam mais charmosos e aconchegantes. Principalmente com um painel LED que vai deixar seu espaço ainda ainda mais elegante. 

Uma iluminação transforma um ambiente simples em um espaço sofisticado e moderno, a fim de valorizar ainda mais o imóvel.

Para designers e decoradores, iluminar um ambiente é um dos itens mais importantes em um projeto de construção.

iluminação LED

Que tal ter uma iluminação LED em um ambiente como esse?

Vale a pena trocar lâmpadas por painéis LED?

Luminárias LED vem ganhando cada vez espaço em casas, apartamentos e até em ambientes corporativos. Ele surgiu para substituir os antigos modelos de lâmpadas e atuar como ponto de luz central em diversos ambientes.

Por exemplo, o modelo de embutir é utilizado em ambientes com gesso ou até mesmo PVC (Policloreto de Vinila, um dos plásticos mais utilizados). Ele é uma opção moderna, porém mais discreta, já que suas bordas ficam bem encaixadas no gesso no teto.

Uma das principais vantagens é o design — em opções redondas e quadradas —  que traz um toque muito mais moderno ao ambiente. Além disso, dependendo da sua escolha, pode ser um elemento neutro na decoração ou acrescenta um toque de estilo a mais ao espaço.

Então, vale a pena investir em um produto como esse. Ainda mais pelo fato de que com os painéis LED você consegue ter economia energética e uma decoração mais moderna Além do que, a troca de lâmpadas costuma ser muito mais frequente ao utilizarmos lâmpadas incandescentes e fluorescentes.

Sabe-se que as lâmpadas incandescentes e fluorescentes contam com um reator em sua composição, o que não acontece com o painel LED. Então, a energia consumida é transformada em luz, fazendo com que não ocorra geração de calor.

E ela é companheira do meio ambiente. Os painéis LED não utilizam mercúrio ou qualquer outro elemento que possa gerar malefícios ao meio ambiente.

Por outro lado, lâmpadas incandescentes e fluorescentes precisam de um descarte especial, uma vez que contam com metais pesados como chumbo e mercúrio.

Leia também

Iluminação externa e estilo para sua casa

Como projetar iluminação para quarto de casal?

Como criar um ambiente diferenciado com luminária pendente?

Quantos watts por m² possui um painel LED?

Como é medida a quantidade de luz?  Você sabia que quase todos os produtos de iluminação mencionam lúmens em sua descrição?

Em lúmens e lux. Lúmen é a intensidade da luz emitida por uma lâmpada em todas as direções, também chamada de fluxo luminoso. Enquanto lux é a quantidade de luz que se refere a incidência de luz de um ponto luminoso.

Já watts, é um termo mais conhecido pelo público em geral e também chamado de potência. Refere-se ao consumo de energia, mas não se remete a emissão de luz. Aliás, é possível encontrar o consumo em watts de qualquer aparelho eletrônico, mesmo que ele não emita nenhuma luminosidade.

Embora tenham características separadas, elas trabalham de forma mútua quando o assunto é iluminação. Por exemplo, uma boa lâmpada irá iluminar de forma correta,  consumindo pouca energia. O que resulta em uma alta taxa de lúmens e um baixo valor de watts.

Onde encontrar os painéis LED?

Os painéis LED podem ser encontrados em lojas especializadas no setor de iluminação, redes de materiais de construção e principais varejistas. Encontram-se diversos modelos, com designs e estilos diferentes. Tudo para agradar o consumidor que deseja ter uma iluminação que traga conforto e uma decoração mais apresentável. Aquela que, sem dúvida, traz bem-estar e sofisticação.

luminaria-led_embutir

Painel LED de embutir

Conclusão: Requinte na sua decoração com painéis LED

Iluminar os ambientes faz toda a diferença no resultado final de uma decoração. Afinal,  de que adianta investir em revestimentos que trazem impacto na decoração e móveis ideais para os ambientes da sua casa e ter qualquer tipo de iluminação?

Os painéis LED podem ser funcionais e versáteis. As luminárias de embutir oferecem inúmeras vantagens que tornam sua casa ainda mais atraente e aconchegante.

Além de trazer impacto na iluminação para o ambiente, os painéis LED são companheiros do meio ambiente, é econômico por conseguir converter toda a energia em luz e pode ter  uma vida útil de até 40 mil horas, fazendo com que a troca seja cada vez menos frequente.

Para verificar o consumo, pode-se comparar o consumo de uma lâmpada fluorescente com o de uma lâmpada LED, sendo ambas com o mesmo nível de luminosidade, o tempo gasto no uso diário e o custo de energia.

O uso da luz branca é muito eficiente para ambientes que necessitam de uma iluminação intensa, como cozinhas, hospitais e locais de trabalho. Já os painéis, de luz quente, são ideais para salas e quartos.

Na hora de escolher por um painel LED, fique atento a todas às características técnicas e, principalmente, à quantidade de lúmens fornecidos pelo painel. Dessa forma,  é possível garantir que o ambiente seja iluminado com qualidade.

Faça o projeto de iluminação e realize o cálculo de lâmpadas para que seus ambientes tenham o máximo de performance com o painel LED. Sem dúvida, esse é um dos passos decisivos para começar a decorar sua casa.

É necessário fazer um estudo da iluminação para que você tenha o melhor aproveitamento possível com aplicação dos painéis.

Deve-se conciliar a função de cada ambiente, seja interno ou externo, proporcionando funcionalidade, elegância e economia de energia elétrica para a construção. Essa última característica é fundamental. Afinal, o uso exagerado de lâmpadas pode trazer gastos desnecessários.

O projeto deve passar por uma iluminação composta com painéis LED que possam incrementar sua decoração e, ao mesmo tempo, oferecer praticidade e elegância.

Para que o projeto seja realizado da maneira correta, é muito importante contratar um profissional da área. Ele vai auxiliar na tarefa da escolha das luminárias e calcular exatamente a quantidade necessária de luz para cada ambiente ao ponto de garantir o conforto necessário.

O profissional deve levar em consideração as necessidades e gostos dos moradores, sempre mostrando qual tipo de iluminação vai atender melhor.

Iniciar o projeto no momento da construção é mais do que válido. Dessa forma, há uma flexibilidade maior para futuras e eventuais mudanças.

Cada espaço possui características individuais e depende da quantidade de luz adequada. Dessa forma, os ambientes devem ser iluminados conforme seu tamanho e necessidade.

A Elgin oferece um portfólio completo de iluminação, com produtos de baixo consumo energético e praticidade na hora da instalação. Produtos que fazem a diferença no seu dia a dia. Possuem design ultra fino e elegante. Já vem prontos para instalação e são ideais para iluminação geral em ambientes internos (contam com sistema de difusor que proporciona luz uniforme, sem pontos de LED aparentes. 

Veja abaixo outros tipos de luminárias que vão impactar na sua decoração.

Iluminar ambientes com os painéis LED da Elgin é o diferencial que falta na sua decoração. Não se esqueça de acessar nosso site para que você conheça outros modelos.

Agora que você já conhece como funciona o painel LED. Ele cumpre com a proposta de iluminação e versatilidade. O diferencial dessa luminária é sua eficiência e compatibilidade com diferentes materiais utilizados nos tetos das residências.

Confira alguns painéis LED que vão atender você e deixar sua casa ainda mais iluminada, com eficiência e requinte.

Painel LED

Painéis led

Painel LED de embutir com molas de fixação inclusos. O modelo vem disponível nas versões de 30W e 36W e possui dimensões disponíveis de 400×400 mm (30W), 620×620 mm, 1220×150 mm, 1220×320 mm (36W). Além disso, possui temperatura de cor: branca morna e branca fria.

Luminária Infinity

painel_infinity_redondo_frente_aceso_1000

Trata-se de uma luminária sem bordas, possui luz difusa e uniforme. Disponível nas potências 10W, 15W, e 27W, vem nas versões branca fria e branca morna e tem uma vida útil de 30.000hs.

Luminária LED de embutir

Luminária led quadrada de embutir

Possui sistema ótico com luz difusa uniforme e sem pontos aparentes de LED. Equipada com dissipador, driver e mola de fixação. Disponível nas potências 6W, 12W, 18W e 24W. Vida útil de 25.000hs.

Gostou? Confira outros conteúdos no blog!