Costura 22/06/2022 | 6 min. de leitura

Máquina de costura portátil: Como escolher o modelo ideal

Máquina de costura portátil: Como escolher o modelo ideal

Costurar é uma cultura que está presente em grande parte das famílias brasileiras, quem não tem uma avó ou conhece alguém que costura? O que muitos não sabem, é que com uma máquina de costura portátil, qualquer um pode costurar.

A arte de remendar tecidos não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. Com treino e dedicação, é possível realizar muitas coisas com uma máquina de costura. 

O que é uma máquina de costura portátil?

A máquina de costura portátil, ou doméstica, como também é conhecida. Nada mais é do que aquela máquina que encontramos em casas e pequenos ateliês.  Sendo usada por muitas pessoas para criar artesanatos, reparos e ajustes.

Esse tipo de máquina pode ser transportada facilmente, pois é pequena e leve. Permitindo que a pessoa use-a em qualquer lugar que desejar. 

Além disso, elas são máquinas compactas, ideais para locais que não possuem tanto espaço e não podem comportar muita “bagunça”.

Máquina de costura doméstica ou industrial: qual escolher?

As duas máquinas possuem muitas diferenças, enquanto uma é para uso industrial e produção em massa, a outra é para um trabalho mais artesanal e tranquilo. 

As escolha entre as duas depende muito da sua necessidade. Para quem possui uma empresa de confecção, o recomendado é a máquina industrial. Se a necessidade é apenas uma máquina para se ter em casa para pequenas produções, o ideal é a máquina de costura doméstica. 

A grande diferença entre as duas é a velocidade. Enquanto a doméstica faz 1.500 PPM (Pontos por minuto), a industrial faz 5.000 a 9.000 PPM. 

Essa diferença reflete na quantidade de produção realizada pela máquina. Uma costureira que trabalha em uma grande empresa precisa produzir muito mais peças em pouco tempo, do que uma costureira que trabalha em casa. 

Para dar um exemplo mais prático, imagine a máquina industrial como um carro de Fórmula 1 e a máquina doméstica como um carro popular. Um você usa para competições profissionais e outro no dia a dia.

Outra grande diferença entre ambas as máquinas é a resistência. A industrial foi feita para aguentar horas e horas de uso, e durar longos anos. Já a doméstica, pode começar a apresentar problemas caso seja usada em excesso, pois não foi criada para esse tipo de uso. 

Se o seu objetivo é ter uma máquina para realizar reparos, ajustes, artesanatos e fazer pequenas produções, a máquina de costura doméstica é ideal. Além de menor, ela também é muito leve.

Caso você seja dono de uma empresa de confecção, e possui uma alta demanda, a máquina de costura industrial sem dúvida é a melhor opção. 

Tipos de máquina de costura portátil 

Existem dois tipos de máquinas de costura portátil que são divididas entre mecânicas e eletrônicas. Cada uma tem as suas próprias particularidades.

Mecânicas

Esse é o modelo mais comum, os pontos podem ser ajustados através de seletores. São ideais para uso frequente e costuras pesadas. 

Na mecânica a escolha dos pontos e seu comprimento, é feita por meio de botões seletores de pontos.

Eletrônica

Na eletrônica, os pontos são selecionados por meio de teclas. Os modelos costumam ter características como start/stop e passador automático de linha dentro da agulha. É recomendada para costuras leves.

Na eletrônica, os pontos e seus comprimentos são selecionados pelas teclas da máquina. 

Leia também:

Qual a melhor máquina de costura para você?

A máquina de costura ideal depende muito da pessoa e de qual será o objetivo de uso, cada costureira tem as suas próprias necessidades. 

Necessidade

A primeira pergunta que se deve fazer é: qual o meu objetivo com a máquina de costura? Essa questão deve nortear a sua decisão. 

É importante que o produto atenda a todas as expectativas, sendo importante que a máquina seja compatível com o perfil de trabalho. Seja profissional ou amador. 

Se você é iniciante, por exemplo, procure por uma máquina que se encaixe com as suas habilidades. Um maquinário de alto nível pode tornar seu trabalho um pouco complicado.  

Custo/benefício 

Uma das coisas que mais pesam na hora de decidir, é o investimento. Não é todo mundo que está disposto a gastar uma valor alto em uma máquina de costura portátil. 

E muitas vezes, aquele modelo mais barato, pode não ser o ideal para sua necessidade. Fazendo com o que seu investimento seja desperdiçado. 

Qualidade e durabilidade

A qualidade é um item essencial para qualquer produto, e essa característica varia muito de marca para marca. Algumas vão oferecer produtos frágeis, outras vão oferecer produtos com muita qualidade, e que são duráveis. 

Uma máquina de costura com uma boa durabilidade é o sonho de qualquer costureira. Mas isso não depende apenas da qualidade oferecida pela marca, e sim da forma como cada pessoa usa sua máquina. 

Qualidade e durabilidade são características muito importantes em uma máquina de costura portátil, que podem ser encontradas em marcas consolidadas no mercado, como a Elgin.

Qual é a melhor máquina de costura?

Com mais 70 anos de mercado, a Elgin está presente na casa de milhões de brasileiros. Mais do que isso, a Elgin está presente na mesa de milhares de costureiras. 

Uma das marcas mais conhecidas do mercado nacional quando o assunto é máquina de costura, é sinônimo de qualidade, segurança e tradição.

Na Elgin você encontra diversos modelos de máquina de costura, que podem atender a diferentes tipos de necessidades. Confira alguns:

Prátika JX-2051

A Prátika é uma máquina doméstica, portátil e completa, com variedade de 09 tipos de pontos, com retrocesso e cortador de linha na tampa frontal.

Possui braço removível com porta acessórios e caixa de bobina de aço. A Prátika conta com os três pontinhos para lingerie, caseado em quatro passos e ajuste do comprimento do ponto.

Genius Plus JX-4035

A Genius possui enchedor de bobina automático e conjunto de acessórios que facilitam o seu manejo. Além disso, faz 31 pontos, entre utilitários, flexíveis e decorativos, oferece três pontinhos para lingerie, três posições de agulha e interruptor com luz LED na costura.

Única JX-4040

A Única é ideal para o seu dia a dia. Faz 36 pontos úteis e decorativos para todo o tipo de costura, conta com passador automático de linha, braço livre para costura tubular e luz de LED para facilitar a costura.

A máquina de costura portátil é a ideal para se ter em casa

Escolher uma máquina de costura não é fácil, com tantas opções e tantas características, é difícil de tomar uma decisão. 

Lembre-se que a máquina de costura industrial é indicada apenas para quem possui altas demandas de trabalho, como grandes confecções. A doméstica é a melhor opção para trabalhar em casa ou até mesmo em empresas que não necessitam de tanta agilidade.

Além disso, escolha entre uma máquina eletrônica ou mecânica de acordo com a sua necessidade. Cada uma tem os seus próprios benefícios. 

Quando for escolher uma máquina, leve em consideração a sua necessidade, o custo-benefício do produto, qualidade e a durabilidade. Por isso procure por marcas que tenham tradição em máquinas de costura, como a Elgin. 

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.