Costura 28/03/2022 | 4 min. de leitura

Tipos de Acabamentos de Costura

Se você deseja aprender a costurar, saiba que uma das primeiras etapas a se desenvolver é saber fazer os diferentes tipos de acabamentos de costura. Aperfeiçoando essa habilidade você garante que sua peça tenha o acabamento preciso.

Saber executar as técnicas de costura corretamente permite que o acabamento interno e externo de suas peças fique perfeito. Pensando nisso, ensinaremos sobre os principais tipos de costuras, que podem ser facilmente reproduzidos.

Zigue-zague

Esse tipo de ponto é ideal para bordas e tecidos que desfiam facilmente. Esse acabamento é feito por uma máquina que tenha os pontos de costura zigue-zague.

Cada máquina de costura apresentará uma indicação de como executar esse ponto, o comum é que a agulha seja colocada no modo zigue-zague e o ponto fique com 2,5 mm de largura.

O acabamento é necessário para evitar que o tecido desfie, por isso dobre a ponta do tecido para dentro, cerca de 5 mm e passe a costura em zigue-zague. Esse processo é também chamado de chulear, que é uma maneira de garantir que as pontas da peça ficarão firmes.

É um excelente ponto para costura de peças elásticas, que exigem um reforço maior e também como um ponto decorativo.

Pesponto

O pesponto é usado para dar acabamento. É simples de fazer e pode ser usado para atribuir detalhes interessante às peças. É bastante utilizado em colarinhos, bolsos e golas. Geralmente para fazer esse tipo de costura é utilizada uma linha de pesponto, que é mais grossa do que as linhas comuns.

O pesponto é feito em máquina de costura reta. Com movimento só de ida. É importante que a agulha esteja dentro do tecido para que o acabamento fique uniforme. Se desejar uma costura dupla, repita o processo com uma distância pequena em relação à primeira.

Costura aberta

A costura aberta é feita para unir as partes centrais da peça, feita geralmente em tecidos planos e para aplicação de zíper.

Para fazer essa costura, passe o overloque nas pontas e una as partes na máquina reta. Depois de finalizada, passe o ferro para abrir as margens da costura.

Costura fechada

Essa costura é considerada a mais comum e prática de fazer. Para executar, é necessário passar a costura reta para unir as peças e depois um acabamento que pode ser overloque ou zigue-zague.

É comum usar esse tipo de costura nas partes laterais da roupa, em camisas e camisetas, fazendo uma costura que vai da manga até o final do tecido.

Costura francesa

A costura francesa garante um acabamento impecável e elegante. Para fazer essa costura você usará uma das partes do tecido ao avesso, de forma que uma esteja rente à outra parte.

Faça uma costura reta nos tecidos que estão alinhados, com distância de um centímetro da borda. Vire o tecido e passe o ferro para esticar a costura. Alinhe novamente o tecido e costure mais uma vez mantendo a margem de meio centímetro, fazendo com que um centímetro da costura seja consumido no total.

Quais as máquinas de costuras indicadas para acabamento de costura?

Saber identificar os tipos de acabamento de costura é essencial para quem está iniciando. Assim, você poderá escolher o mais adequado para as roupas que está confeccionando e terá um resultado satisfatório nas suas costuras.

Alinhado a isso, é importante ter máquinas de costuras de qualidade que te auxiliem nessas tarefas.

A Elgin conta com diversas máquinas que te ajudarão nas mais variadas tarefas de confecção. Confira alguns modelos indicados para acabamentos de costura:

Prátika JX-2051

Oferece retrocesso para reforçar o início e o final da costura, cortador de linha na tampa frontal, braço livre e faz 9 tipos diferentes de pontos. A Prátika conta com três pontinhos para lingerie caseado em quatro passos e base removível para porta-acessórios.

Além de ter pontos decorativos e seletor de ajuste do comprimento do ponto.

Futura JX-2040

A Futura é perfeita para uso doméstico, faz 10 pontos diferentes, costura zig zag em 3 larguras, caseador em 04 passos e possui um caseador automático. Tem ainda cortador de fio e base removível com porta-acessórios. É ideal para unir tecidos e malhas. 

Genius Plus JX-4035

A Genius possui enchedor de bobina automático e conjunto de acessórios que facilitam o seu manejo. Além disso, possui pontos flexíveis que são reforçados para a costura em elastano. decorativos. Oferece pontos para lingerie, três posições de agulha e interruptor com luz LED na costura.

Possui mais de 20 pontos flexíveis ideal para costura em tecidos com elastano.

Única JX-4040

A Única é ideal para o seu dia a dia. Faz 36 pontos úteis e decorativos para todo o tipo de costura, conta com passador automático de linha, braço livre para costura tubular e luz de LED para facilitar a costura.

Overlock OV-1000

Sua velocidade é de 1300 pontos por minuto. Faz overlock estreito, largo, fecho plano e bainha enrolada.

Conta com passagem de linha ilustrada e identificada por cores e botão de ajuste do comprimento do ponto e faca superior retrátil com ajuste na largura do corte.

Gostou do texto? Leia mais sobre assuntos relacionados abaixo.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.