Iluminação 26/01/2021 | 6 min. de leitura

Tudo o que você precisa saber sobre lâmpada inteligente

Tudo o que você precisa saber sobre lâmpada inteligente

A lâmpada inteligente é uma peça importante nas casas e residências. Sobretudo por se destacar principalmente pela tecnologia.

Conhecida como lâmpada smart, ela possui luzes LED, funções via Wi-Fi ou Bluetooth. Sua principal vantagem é a economia de energia. Além disso, oferece muita praticidade

Outro diferencial que ela apresenta é a capacidade de cores. As lâmpadas inteligentes possuem diversas opções de cores para incrementar a decoração de seu cômodo.

O que é uma lâmpada inteligente ou smart LED?

É uma lâmpada inteligente que funciona conectada à rede Wi-Fi, realizando funções como ligar ou desligar. Pode-se criar tipos de harmonização, devido aos recursos de alteração de coloração e temperatura de luz.

Há também alguns dispositivos que possuem funções adicionais, como câmeras de monitoramento incorporadas que enviam as imagens para smartphones, saídas de áudio e muito mais.

A lâmpada ainda pode oferecer compatibilidade com as principais assistentes virtuais, possibilitando a realização de comandos de voz

Smart Color, a lâmpada inteligente na sua casa!

Como funciona a lâmpada inteligente? 

É importante ressaltar que cada lâmpada tem a sua própria maneira de funcionar. Siga o manual de instruções para fazer a conexão correta. Mas como funciona?

Suas funções podem ser controladas por meio de aplicativos em seu telefone, tablet ou sistema online.

E você pode controlar a lâmpada inteligente por meio do seu celular com seu próprio aplicativo. Muitas lâmpadas também trazem compatibilidade com Google Assistente e Alexa.

Como é o processo de configuração? Prático. O aplicativo deve pedir uma senha do Wi-Fi (a senha deve ser 2,4 GHz). Dessa forma, você conecta o acessório à Internet de forma permanente.

Por que usar lâmpada inteligente?

Em primeiro lugar, seu principal diferencial é o fato de ela trazer diversidade para o ambiente. Isso só é possível por conta de suas diversas funcionalidades, principalmente em configurações por meio de aplicativos.

Além de utilizar uma tecnologia de LED, que ilumina mais gastando menos energia, a lâmpada faz todo o trabalho de desligar as luzes da sua casa caso você tenha esquecido.

imagem de uma lâmpada LED
Lâmpada LED é mais do que eficiente

E isso pode ser feito mesmo quando você estiver fora da sua casa. Ou seja, a caminho do trabalho ou até mesmo indo visitar algum amigo.

O impacto na decoração é outro ponto importante. Se tradicionalmente as lâmpadas de LED são oferecidas na cor branca, com as lâmpadas inteligentes é possível utilizar muito mais cores para iluminar os ambientes. 

Leia também:

O que é Branding e como usá-lo a favor do seu negócio?
Confira os motivos para investir em energia solar
Conheça tipos de fechaduras com diferentes níveis de segurança

Desvantagens da lâmpada inteligente

Embora a lâmpada inteligente possa lhe trazer economia e comodidade, o seu valor ainda não é tão acessível.

Como instalar?

Normalmente se trata de uma instalação simples. Primeiramente, basta rosquear e ligar o interruptor.

Depois, o usuário faz o pareamento do seu smartphone com a lâmpada na rede, escolhe o ambiente, a cor da lâmpada, e, sobretudo, agenda horários para ligar e desligar.

Também vale ficar atento quanto às instruções de instalações. Antes de parear com a rede, o usuário precisa ligar e desligar o interruptor da lâmpada três vezes, lembrando também que o processo de instalação pode variar de acordo com cada fabricante

Embora possa parecer simples, a configuração da lâmpada inteligente tem algumas ressalvas que devem ser mencionadas: o smartphone e a lâmpada precisam estar na mesma rede Wi-Fi da casa e o Wi-Fi precisa estar na frequência 2.4 GHz.

Assim como é válido também se orientar com um profissional antes da instalação para evitar qualquer tipo de problema.

Dicas de uso

Antes de comprar a lâmpada smart, confira se ela é compatível com a plataforma de sua preferência. Dessa forma, os diversos dispositivos inteligentes espalhados pela casa podem ser integrados e automatizados com mais facilidade.

Outra vantagem é a possibilidade de controlar a luz por meio dos assistentes de voz, como Google Assistente e Amazon Alexa. Sendo assim, é possível apagar a luz ou diminuir a intensidade sem precisar estar com o aparelho em mãos.

Assim como acontece com as lâmpadas convencionais,  as lâmpadas inteligentes também possuem cores principais: branca e amarela

Conhecida como luz fria, as lâmpadas brancas são indicadas para locais onde é necessário ter produtividade, por exemplo, ambientes de trabalho, cozinha, banheiros e garagens. Por outro lado, a amarela, conhecida como luz quente, é ideal para sala de estar e quartos, criando um clima mais confortável.

Equivalência de cor. Para saber se a lâmpada corresponde à cor que você deseja, verifique o intervalo de temperatura que ela atinge. Até 3.000 K, a lâmpada emite uma cor mais quente e, de 3.500K a 4.100K, a lâmpada emite um tom branco e neutro. 

imagem sobre temperatura de cor de uma lâmpada.

Temperatura de cor de uma lâmpada

Há ainda a faixa de 5.000K a 6.500K que corresponde ao chamado branco frio, embora seja  mais indicada para locais externos ou para quem trabalha com imagem.

Escolha a melhor lâmpada inteligente?

Primeiramente, você deve analisar o ângulo de abertura. Quanto maior o valor, maior é a área iluminada. Da mesma forma que, quanto menor o valor, maior será a concentração de luz.

O uso vai definir qual o ângulo ideal da lâmpada. Caso você deseje instalar o modelo em luminárias ou luzes spot, um ângulo mais baixo pode deixar o ambiente mais interessante. Mas, se a ideia é ter uma iluminação mais geral, o indicado é contar com valores acima de 120°.

Modelos de lâmpadas inteligentes ainda não são encontrados facilmente. A maior parte dos modelos vendidos no Brasil se conecta via Wi-Fi.

No entanto, existem marcas que comercializam esse tipo de lâmpada que pode ser a solução para você. Por exemplo, a Elgin conta com um grande portfólio de iluminação e também investe nesse tipo de lâmpada. Um exemplo de um produto é a Smart Color.

A lâmpada é compatível com Wi-Fi através do aplicativo ELGIN SMART. Com ela, você cria o seu próprio ambiente e faz o clima que você quiser: para jogar, assistir a filmes, estudar ou mesmo relaxar.

Decore, ilumine e tenha praticidade com essa lâmpada inteligente

Conclusão: lâmpada inteligente é a praticidade e tecnologia na sua casa  

Acima de tudo, as casas inteligentes cada vez mais vêm se tornando uma tendência. E sem dúvida, um dos itens mais acessíveis para começar a incrementar e decorar a sua casa é a lâmpada inteligente.

Embora possa apresentar um valor que não seja tão acessível no momento, a lâmpada é um produto que traz muitas vantagens. Afinal, ele conta com tecnologia LED, oferecendo economia de energia, apresenta praticidade no modo desligar e ligar as luzes, até mesmo quando você não está em casa. 

E na hora de criar um ambiente inovador, a iluminação dos ambientes desempenha um papel fundamental na decoração e comodidade no dia a dia. 

Acesse o portfólio de iluminação da Elgin e conheça mais sobre a Smart Color, que é compatível com aplicativos como Alexa e Google Assistente. Agora você já pode escolher a cor da sua preferência e programar a Smart Color por meio de comandos de voz do modo que desejar.

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.