Costura 26/10/2022 | 6 min. de leitura

Passo a passo de como lubrificar máquina de costura

Passo a passo de como lubrificar máquina de costura

Para criar novas peças de roupa ou reaproveitar tecidos, é fundamental tomar alguns cuidados e aprender como lubrificar sua máquina de costura.

Saber lubrificar a máquina é dever de todas as costureiras, costureiros e adeptos da arte de renovar roupas e tecidos. Todo produto doméstico ou industrial que seja operativo precisa de certos cuidados após alguns dias de uso.  

Todas as máquinas de costura necessitam de cuidados para que não enferrujem e se mantenham em boas condições de funcionamento.

Por que devo lubrificar uma máquina de costura?

A lubrificação precisa ser feita para que a máquina de costura consiga atuar no máximo da sua performance, realizando confecções sem contratempos, além de trazer outras vantagens.

Lubrificar máquina de costura dá mais durabilidade para o produto, deixa a máquina mais silenciosa e evita problemas futuros.

A frequência depende muito de quantas vezes você utiliza a máquina e do tipo de tecido que é utilizado no trabalho, uma vez que há tecidos que liberam mais resíduos.

Mas quando devo fazer a lubrificação? Sempre que você notar um barulho mais alto durante a confecção e uma dificuldade no ato de costurar. 

Como lubrificar a máquina de costura doméstica?

Mas como deve ser feita a lubrificação? Primeiro, deve-se tirar todas as linhas da máquina cuidadosamente, cortando-as quando necessário.

Por exemplo, você deve abrir cuidadosamente uma overlock retirando com o pincel os retalhos de tecido e a poeira acumulada. Com a pinça, retire a sujeira dos cantos. Em seguida, passe o pano úmido na superfície da máquina.

Caso a sua máquina esteja ociosa há muito tempo, regule-a, colocando um pouco de óleo nos locais indicados. 

Antes de usar o overlock novamente com peças de roupa, realize testes com retalhos a fim de verificar a limpeza da máquina para prevenir eventuais manchas de óleo.

Como lubrificar máquina de costura industrial?

Para lubrificar uma máquina de costura industrial é fundamental saber sobre o óleo que será utilizado. A qualidade do óleo pode impactar negativamente ou positivamente no resultado final de uma lubrificação.

É recomendável colocar óleo na máquina de costura a cada vinte horas de uso. Um óleo têxtil de qualidade é fundamental nesse processo. Ele evita paradas não programadas de manutenção corretiva.

O óleo lubrificante ideal para máquina de costura industrial vem formulado com agentes de adesividade, protetivos anticorrosivos, antiestática, antidesgaste e antiferruginosos.

O produto precisa ter propriedades de consistência e viscosidades adequadas para que evite respingos e manchas nos tecidos.

Antes de limpar e lubrificar as diferentes partes da máquina de costura, você deve desligá-la da tomada para sua segurança.

Assim, quando a máquina estiver desligada, limpe com um pano limpo as partes da máquina onde vai colocar o óleo.

Ligue a máquina e costure sobre uma tira de tecido. A costura ajuda o óleo a lubrificar as partes do interior da máquina e, ao mesmo tempo, evita manchar tecidos costurados com a máquina. Depois de lubrificar a sua máquina de costura, é preciso colocar de volta a linha para costurar.

Quais materiais você deve utilizar para lubrificar uma máquina de costura?

Utilize uma pinça (geralmente, a pinça adequada para limpeza vem com a máquinas de costura overlock), pincel e um pano úmido (água ou detergente neutro) para tomar os devidos cuidados com o aparelho.

Um pequeno pincel para limpar toda a poeira e sujeira acumulada dentro da máquina e por baixo da chapa da agulha. 

Utilize um pano limpo ou toalha para limpar as partes plásticas da máquina. Escova macia e pano de algodão também são outros itens que você pode utilizar durante a manutenção. 

Leia também:

Diferentes tipos de máquinas de costura

A Elgin conta com diversas máquinas que podem ser adequadas para você. Para que a produtividade possa ser melhor faça a limpeza necessária e tome os devidos cuidados.

Desde modelos para trabalhos mais simples, com tecidos mais leves, até soluções que requerem maiores precisões.São máquinas que atendem a necessidade de um iniciante ou de um profissional. Confira alguns modelos disponíveis:

Futura JX-2040

A Futura é perfeita para uso doméstico, faz 10 pontos diferentes, costura Zig Zag e possui caseador automático em 04 passos. Tem cortador de fio, braço removível (livre) com porta acessórios.   

Única JX-4040

A Única é ideal para o seu dia a dia. Faz 36 pontos úteis e decorativos para todo o tipo de costura, conta com passador automático de linha, braço livre para costura tubular e luz de LED para facilitar a costura.

Genius Plus JX-4035

A Genius possui enchedor de bobina automático e conjunto de acessórios que facilitam o seu manejo. Além disso, faz 31 pontos, entre utilitários, flexíveis e decorativos, oferece três pontinhos para lingerie, três posições de agulha e interruptor com luz LED na costura.

Galoneira GA1089/DD0

A Galoneira possui motor Direct Drive Bivolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura e faz 5.000 pontos por minuto. Tem ótimo desempenho em tecidos médios e leves.

Interlock 5 FIOS IL1067/DD0

A Interlock possui motor Direct Drive Bivolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura, bitola média e faz 5.000 pontos por minuto. Ideal para trabalhar com tecidos pesados como jeans e sarja.

Reta Direct Drive RT1045

É o modelo básico de um ateliê de costura. O Motor Direct Drive garante um ótimo desempenho na hora de costurar, sendo mais silencioso, econômico e com o melhor custo-benefício.

Lubrificar a máquina de costura faz toda diferença na sua confecção

A lubrificação da máquina de costura é feita com óleo, pincel, pinça e entre outros materiais. Ela deve ser feita de acordo com a utilização de cada profissional, seja costureiras ou empresas que trabalham com confecções.

Os óleos têxteis são geralmente utilizados nos diversos pontos de atrito, como mancais, agulhas e platinas. No entanto, é preciso analisar, caso a caso.

Vale verificar no manual do produto onde o óleo deve ser colocado. O local varia conforme o tipo de máquina e fabricante. 

Para lubrificar sua máquina de costura, seja doméstica ou industrial conte sempre com a ajuda de um profissional credenciado. Não é uma tarefa simples lubrificar máquina de costura.

A lubrificação de uma máquina de costura aumenta a vida útil do produto. Tome os devidos cuidados, busque pela marca que lhe vai trazer atendimento profissional e os melhores produtos.

Gostou? Confira outros textos no blog! 

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.