Confira a durabilidade de uma lâmpada LED

Guilherme Neves - 10/11/2020

5 dúvidas comuns sobre placas fotovoltaicas

Guilherme Neves - 10/11/2020

Passo a passo de como lubrificar máquina de costura

Guilherme Neves - 10/11/2020
equivalencia de lampada led
Imagem de painéis solares fotovoltaicos
imagem de uma máquina de costura

Para que se consiga criar novas peças de roupa ou fazer reaproveitamento de tecidos é fundamental tomar alguns cuidados e aprender como lubrificar máquina de costura.

Saber lubrificar a máquina é dever de todas as costureiras, costureiros e adeptos da arte de renovar roupas e tecidos.

Todo produto doméstico ou industrial que seja operativo precisa de certos cuidados após alguns dias de uso.  

Todas as máquinas de costura necessitam de cuidados para que não enferrujem e se mantenham em boas condições de funcionamento.

Porque devo lubrificar uma máquina de costura?

A lubrificação precisa ser feita para que a máquina de costura consiga atuar no máximo da sua performance, realizando confecções sem contratempos, além de trazer outras vantagens.

Lubrificar máquina de costura dá mais durabilidade para o produto, deixa a máquina mais silenciosa e evita problemas futuros.

A frequência depende muito de quantas vezes você utiliza a máquina e do tipo de tecido que é utilizado no trabalho, uma vez que há tecidos que liberam mais resíduos.

Mas quando devo fazer a lubrificação? Sempre que você notar um barulho mais alto durante a confecção e uma dificuldade no ato de costurar. 

Acesse o vídeo e conheça mais sobre uma das mais diferenciadas máquinas de costura

Como lubrificar máquina de costura doméstica?

Mas como deve ser feita a lubrificação? Primeiro, deve-se tirar todas as linhas da máquina cuidadosamente, cortando-as quando necessário.

Por exemplo,  você deve abrir cuidadosamente uma overlock retirando com o pincel os retalhos de tecido e a poeira acumulada. Com a pinça, retire a sujeira dos cantos. Em seguida, passe o pano úmido na superfície da máquina.

Caso a sua máquina esteja ociosa há muito tempo, regule-a, colocando um pouco de óleo nos locais indicados. 

Antes de usar o overlock novamente com peças de roupa, realize testes com retalhos a fim de verificar a limpeza da máquina para prevenir eventuais manchas de óleo.

Como lubrificar máquina de costura industrial?

Para lubrificar uma máquina de costura industrial é fundamental saber qual o óleo a ser utilizado. A qualidade do óleo pode impactar negativamente ou positivamente no resultado final de uma lubrificação.

É recomendável colocar óleo na máquina de costura a cada vinte horas de uso. Um óleo têxtil de qualidade é fundamental nesse processo. Ele evita paradas não programadas de manutenção corretiva.

O óleo lubrificante ideal para máquina de costura industrial vem formulado com agentes de adesividade, protetivos anticorrosivos, antiestática, antidesgaste e antiferruginosos.

O produto precisa ter propriedades de consistência e viscosidades adequadas para que evite respingos e manchas nos tecidos.

Antes de limpar e lubrificar as diferentes partes da máquina de costura, você deve desligá-la da tomada para sua segurança.

Assim, quando a máquina estiver desligada, limpe com um pano limpo as partes da máquina onde vai colocar o óleo.

Quando estiver lubrificando a máquina, utilize o óleo derramado sobre a máquina nos pontos indicados pelo fabricante com um pano de algodão.

Ligue a máquina e costure sobre uma tira de tecido. A costura ajuda o óleo a lubrificar as partes do interior da máquina e, ao mesmo tempo, evita manchar tecidos costurados com a máquina.

Depois de lubrificar a sua máquina de costura, é preciso colocar de volta a linha para costurar.

Veja o vídeo de uma máquina de costura que faz toda a diferença no retoque final

Quais materiais você deve utilizar para lubrificar uma máquina de costura?

Utilize uma pinça (geralmente, a pinça adequada para limpeza vem com a máquinas de costura overlock), pincel e um pano úmido (água ou detergente neutro) para tomar os devidos cuidados com o aparelho.

Um pequeno pincel para limpar toda a poeira e sujeira acumulada dentro da máquina e por baixo da chapa da agulha. 

Utilize um pano limpo ou toalha para limpar as partes plásticas da máquina. Escova macia e pano de algodão também são outros itens que você pode utilizar durante a manutenção

Dicas de manutenção para máquinas de costura

A maioria dos problemas que acontecem nas máquinas geralmente são pela falta de manutenção ou pela manutenção precária.

Ajustar a altura da barra de agulha também é importante. Geralmente, as máquinas possuem marcas que indicam o local correto da altura da barra, mas caso você não encontre, consulte essa informação no manual da sua máquina.

Confira se o tempo do ponto está preciso e veja se os ajustes da agulha e do gancho de transporte melhoraram as configurações da máquina.

Para que o ponto fique correto, a máquina de costura tem que estar bem regulada, de acordo com o tecido que vai ser costurado.

O primeiro detalhe a ser observado é a tensão da linha, que é regulada por meio dos tensores (cada modelo de máquina tem um tipo diferente, mas todos funcionam da mesma forma).

Cada tecido pede uma regulagem diferente. Ter sempre um retalho próximo para testar a costura antes e regular o ponto é mais do que válido E quanto maior o número do ponto, maior a tensão da linha.

Leia também: Confira a durabilidade de uma lâmpada LED
Guia definitivo do ar-condicionado split
Tudo sobre fechadura solenoide

Diferentes tipos de máquinas de costura

A Elgin conta com diversas máquinas que podem ser adequadas para você. Para que a produtividade possa ser melhor faça a limpeza necessária e tome os devidos cuidados.

Desde modelos para trabalhos mais simples, com tecidos mais leves, até soluções que requerem maiores precisões.

São máquinas que atendem a necessidade de um iniciante ou de um profissional. Modelos para uso doméstico que possuem mais funcionalidades e outros tipos que são destinados para um primeiro contato.

Pop BL-1009

É uma máquina para pequenos reparos. Conta com 9 pontos úteis, luz de LED, enchedor de bobinas e botão seletor de pontos.

Também possui braço livre para costura tubular, retrocesso para reforçar o início e no final da costura, além de cortador de linha na tampa frontal.

imagem de uma máquina de costura

Bella BL-1200

Indicada para pequenos e leves reparos em tecidos não elásticos, o modelo faz seis diferentes tipos de pontos úteis, conta com luz na costura, conjunto de acessórios e pedal com controle de velocidade.

imagem de uma máquina de costura para iniciante

Premium JX-10000

Faz 100 pontos, entre utilitários e decorativos, que podem ser selecionados em seu painel LCD para os mais diversos tipos de costura e aplicações.

Conta com uma opção de mesa extensora (vendida separadamente) que possibilita a costura de peças maiores e tubulares.

imagem de uma máquina de costura para profissional

Genius Plus JX-4035

Possui enchedor de bobina automático e conjunto de acessórios que facilitam o seu manejo.

Faz 31 pontos, entre utilitários, flexíveis e decorativos, oferece três pontinhos para lingerie, três posições de agulha e interruptor com luz LED na costura.

imagem de uma máquina de costura para profissional

Prátika JX-2051

Oferece retrocesso para reforçar o início e o final da costura, cortador de linha na tampa frontal, braço livre e faz 9 tipos diferentes de pontos.

Conta com três pontinhos para lingerie caseado em quatro passos e base removível para porta-acessórios.

imagem de uma máquina de costura para iniciante

Futura JX-2040

Com 10 pontos para sua costura ficar ainda mais fácil. Portátil e com alça para transporte, é perfeita para uso doméstico.

imagem de uma máquina de costura para iniciante

Overlock 1000

Sua velocidade é de 1300 pontos por minuto. Faz overlock estreito, largo, fecho plano e bainha enrolada.

Conta com passagem de linha ilustrada e identificada por cores e botão de ajuste do comprimento do ponto e faca superior retrátil com ajuste na largura do corte.

imagem de uma máquina de costura

Conheça um modelo de máquina industrial e saiba mais sobre suas funções e características:

Reta Direct Drive

É o modelo básico de um ateliê de costura. O Motor Direct Drive garante um ótimo desempenho na hora de costurar, sendo mais silencioso, econômico e com o melhor custo-benefício.

imagem de uma máquina de costura industrial

Conclusão: Lubrificar máquina de costura faz toda diferença na sua confecção

A lubrificação da máquina de costura é feita com óleo, pincel, pinça e entre outros materiais. Ela deve ser feita de acordo com a utilização de cada profissional, seja costureiras ou empresas que trabalham com confecções.

Os óleos têxteis são geralmente utilizados nos diversos pontos de atrito, como mancais, agulhas e platinas. No entanto, é preciso analisar, caso a caso.

Em alguns casos é possível diminuir a quantidade de lubrificantes sem perder a qualidade da lubrificação.

Vale verificar no manual do produto onde o óleo deve ser colocado. O local varia conforme o tipo de máquina e fabricante. 

Para lubrificar sua máquina de costura, seja doméstica ou industrial conte sempre com a ajuda de um profissional credenciado. Não é uma tarefa simples lubrificar máquina de costura.

A lubrificação de uma máquina de costura aumenta a vida útil do produto. Tome os devidos cuidados, busque pela marca que lhe vai trazer atendimento profissional e os melhores produtos.

Acesse nosso site e confira mais informações sobre máquinas de costuras.

Gostou? Confira outros textos como esse no blog