Costura 12/05/2022 | 3 min. de leitura

Faça Você Mesmo: Customização de peças antigas

Sabe aquela roupa que você adora, mas está jogada no fundo do guarda-roupa por causa de pequenos rasgos, manchas ou detalhes que impedem que você vista? Que tal resignificar essas peças, fazendo customização dessas peças antigas?

Confira no post de hoje diferentes formas de personalizar essas peças para deixá-las cheias de estilo e personalidade.

Recorte

Essa é uma maneira simples dar nova cara às roupas antigas… Peças com rasgos, furos e manchas, geralmente temos o costume de jogar esses modelos fora ao invés de reaproveitar, você pode transformar calças em bermudas, camisas de manga longa em camiseta, t-shirt em blusa cropped, essas são algumas ideias para você dar um novo estilo para aquela roupa esquecida.

Visible Mending

Foto: Reprodução/ @modernmending

O Visible Mending, termo em inglês que significa “remendo visívil”, é um modelo de costumização de roupas ainda não é muito comum, mas é uma ótima maneira de dar outra cara a suas roupas antigas.

A prática é remendar roupas que já possuem defeitos ou rasgos, a ideia é deixar o reparo à vista, não é disfarçar, mas trazer um novo significado à roupa.

Você pode cobrir o rasgo ou furo da peça costurando, remendando, cerzindo ou bordando, inserindo novas cores e efeitos à peça, para poder usar por mais um tempo, evitando o descarte.

Aplicações

Uma outra ideia interessante é fazer aplicações nas peças, com patches e cristais. Procure aplicar esses materiais em peças que não tenham tanta elasticidade. No caso dos patches, escolha seu adesivo e com ajuda de um ferro de passar em alta temperatura pressione para que fique bem firme na peça.

Leia também:

Máquinas de costura para costumizar suas peças

Para que suas peças costumizadas tenha um bom acabamento e os objetos costurados nas peças fiquem bem pregados, opte por fazer esses processos em uma máquina de costura. As máquinas caseiras são ótimas esse trabalho.

A Elgin tem em seu portfólio diferentes modelos de máquinas de costura domésticas, com funções e quantidades de pontos variados. Confira alguns modelos:

Futura JX-2040

A Futura é perfeita para uso doméstico, faz 10 pontos diferentes, costura Zig Zag e possui caseador automático em 04 passos. Tem cortador de fio, braço removível (livre) com porta acessórios.   

Prátika JX-2051

A Prátika é uma máquina doméstica, portátil e completa, com variedade de 09 tipos de pontos, com retrocesso e cortador de linha na tampa frontal.

Possui braço removível com porta acessórios e caixa de bobina de aço. A Prátika conta com os três pontinhos para lingerie, caseado em quatro passos e ajuste do comprimento do ponto.

Genius Plus JX-4035

A Genius possui enchedor de bobina automático e conjunto de acessórios que facilitam o seu manejo. Além disso, faz 31 pontos, entre utilitários, flexíveis e decorativos, oferece três pontinhos para lingerie, três posições de agulha e interruptor com luz LED na costura.

Única JX-4040

A Única é ideal para o seu dia a dia. Faz 36 pontos úteis e decorativos para todo o tipo de costura, conta com passador automático de linha, braço livre para costura tubular e luz de LED para facilitar a costura.

Gostou da ideia de fazer customização de peças antigas? Use as técnicas mencionadas acima e dê um novo significado a suas roupas.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.