Costura 28/09/2021 | 3 min. de leitura

Saiba como evitar problemas com sua máquina de costura industrial

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Para que sua máquina de costura consiga atuar no máximo da sua performance, produzindo sem problemas, são necessários alguns cuidados que devem ser tomados de tempos em tempos.

Pontos irregulares, linha embolada, máquina fazendo um barulho, agulha quebrando com facilidade são alguns dos problemas decorrentes da falta de manutenção adequada. Por isso, listamos então dicas preciosas para aumentar a vida útil da sua máquina de costura, que podem ser executadas por você, sempre que necessário.

Mantenha sua máquina sempre limpa e em local ventilado

Fazer a limpeza periódica de sua máquina de costura é essencial para manter o seu bom desempenho. Você pode limpá-la com um pano macio e úmido, para as partes mais difíceis de alcançar, use uma pinça ou um pincel fino.

Se a máquina estiver ociosa por um longo período, lubrifique o topo da barra da agulha, guias e guias do looper antes de reiniciar a operação

Cuidado ao desmontar partes da máquina, para que não desregular a peça, caso tenha dúvidas, procure um técnico especializado.

Importante: evite usar produtos com substâncias químicas para não interferir na cor ou degradar o material.

Mantenha sua máquina sempre lubrificada, obedecendo o nível mínimo e máximo do óleo.

Outro cuidado fundamental é lubrificar as peças de metal da máquina de costura regularmente, assim essas partes não ficarão enferrujadas, e o aparelho continuará funcionando por completo.

Não use óleos alimentares, as marcas possuem óleos específicos para lubricar as máquinas. É recomendável colocar óleo na máquina de costura a cada vinte horas de uso, um óleo têxtil de qualidade é fundamental nesse processo. Ele evita paradas não programadas de manutenção corretiva.

O óleo lubrificante ideal para máquina de costura industrial vem formulado com agentes de adesividade, protetivos anticorrosivos, antiestática, antidesgaste e antiferruginosos.

O produto precisa ter propriedades de consistência e viscosidades adequadas para que evite respingos e manchas nos tecidos.

Cuidado com a agulha

A agulha deve ser colocada corretamente e estar em bom estado, além disso, é importante se atentar para que o tipo de agulha se adeque ao tecido que será utilizado, se ela estiver torta ou danificada pode causar problemas na bobina, estragar o tecido e comprometer sua máquina.

Utilizar as agulhas corretas e em boas condições farão com que a máquina trabalhe eficientemente.

Siga o manual de instrução para evitar problemas com sua máquina de costura

O manual de instrução deve sempre ser consultado para tirar qualquer dúvida sobre o funcionamento do aparelho. O documento foi pensando pelos fabricantes e as informações contidas nele não devem ser desconsideradas.

Manutenção e reparo em equipamentos elétricos devem ser conduzidos apenas por pessoas qualificadas. Se algum componente elétrico estiver danificado, é necessário parar o aparelho imediatamente.

Faça revisão periodicamente

Para quem utiliza muito máquina de costura, é importante levá-la algumas vezes para um mecânico qualificado para fazer revisão e regular o aparelho. O olhar de um profissional é importante para detectar problemas não aparentes e que podem ser remediados.

Lembrando que reparos, adaptações ou manutenção só devem ser realizados por pessoas com treinamento adequado.

Com essas dicas, os problemas em sua máquina de costura serão reduzidos e aumentará a vida útil do seu aparelho. Considere sempre investir em máquinas que são de fácil manutenção e credibilidade no mercado, assim como a Elgin, que está no ramo há 69 anos, com as melhores alternativas de máquina de costura.

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.