Elgin Eco Inverter: conheça tudo sobre o ar-condicionado

Guilherme Neves - 14/01/2020

Ar-condicionado ou climatizador: O que você precisa nesse verão?

Guilherme Neves - 14/01/2020

Como construir casas ecológicas?

Guilherme Neves - 14/01/2020
Ar-condicionado na temperatura ideal é bom para sua saúde e bem-estar.
casa ecologica energia solar

Preservação ambiental, sustentabilidade, aproveitamento do sol e redução de consumo são palavras que cada vez mais fazem parte dos lares brasileiros e do planeta. Afinal, é mais do que uma necessidade cuidar do meio ambiente. É nesse cenário que aparece as casas ecológicas.

Mas o que são essas casas? Trata-se de uma construção projetada para trabalhar com o maior aproveitamento da energia do sol e tendo como base elementos sustentáveis.

Tendência nos dias atuais, elas estão a cada dia mais presentes no Brasil. Segundo o Green Building Council Brasil (GBC), o país é o quarto do mundo na quantidade desses lares verdes.

As casas ecológicas para serem construídas precisam passar por análises criteriosas para que o trabalho final seja recompensado. A orientação da construção, do terreno e da natureza que cerca o futuro investimento ou moradia devem ser elaboradas ao ponto que se mostrem auto-suficientes.

Um exemplo de um trabalho como esse, seria uma casa que consegue manter uma temperatura equilibrada ao utilizar as energias provenientes de painéis solares.

Também com sistemas de construção implantados de acordo com o lugar, um conforto térmico adequado, um aproveitamento de uma iluminação mais natural e um ótimo consumo energético.

Reciclagem é outro tema que não pode ficar de fora desse projeto. A geração de resíduos necessita ser mínima e deve contar com métodos para fazer corretamente a coleta.

casa-ecologica-elgin

Como criar uma casa ecológica como essa?

Quais as vantagens de ter uma casa ecológica?

As casas ecológicas oferecem formas de reaproveitar as águas das chuvas e a energia solar, além de fazer o reaproveitamento do lixo orgânico para compostagem, reutilização e reciclagem de recursos e sem contar que sua construção é mais rápida do que a convencional.

Esse tipo de projeto apresenta outro diferencial: o custo é relativamente menor do que uma construção convencional.

Sustentabilidade e preservação do meio ambiente

A sustentabilidade visa respeitar o ambiente e proporciona bem-estar aos moradores ao reaproveitar materiais que não seriam mais utilizados. É um descarte inteligente que faz bem para todos envolvidos.

Sem dúvida, a construção de casas de madeira é um dos sistemas de construção mais respeitosos para o meio ambiente.

Natural e renovável, a madeira é um dos materiais de construção mais nobres. Seu processo de transformação é simples. Utiliza pouca energia em comparação com os materiais de construção tradicionais.

A maior parte das construções são feitas com materiais derivados de petróleo e compostos voláteis altamente poluentes e tóxicos como tintas, colas, impermeabilizantes e solventes. E a solução para ter uma casa ecológica é substituí-los por versões biodegradáveis.

Como o meio ambiente, as residências e casas precisam ser sustentáveis, as indústrias já começaram a produzir tintas com pigmentos naturais, minerais e de proteína de leite.

Economia nas contas da casa

A redução energética é um dos pontos principais que deve ser levado em consideração quando o assunto é a construção das casas ecológicas.

Além de ser sustentável, sua construção faz bem também para seu bolso. Você pode tirar proveito da luz solar para ter iluminação, ficando, assim, imune às mudanças de tarifas aplicadas pelas companhias de água e energia.

Como ter uma casa ecológica?

Primeiramente instale um sistema de captação de água da chuva. Saiba que nem toda água que você utiliza precisa ser tratada. Nesse cenário, é mais fácil molhar as plantas, lavar o quintal ou usar a descarga. 

O sistema é composto por calhas, separadores de folhas e resíduos e um reservatório que pode ser ligado ao sistema hidráulico para abastecimento de torneiras e vasos. O tamanho do tanque é calculado a partir da base do consumo do imóvel.

Também vale investir em energia solar. Um projeto de casa ecológica deve buscar um melhor aproveitamento da luz natural. A partir de um estudo do clima da região e da orientação solar é possível criar uma casa que não necessite de lâmpadas durante o dia.

Por exemplo, a instalação de janelas nos lugares certos e de aberturas no teto (protegidas por telhas ou placas de vidro), já pode garantir a claridade por muitas horas.

Energia solar instalada no telhado da sua residência.

Energia solar de vital importância para casas ecológicas

Aposte na energia solar residencial

Os painéis solares fotovoltaicos (dispositivos utilizados para converter a energia da luz do sol em energia elétrica) podem ser utilizados em casas ou apartamentos. Mas, vale ficar atento quanto aos procedimentos de segurança e melhores posicionamentos em suas residências.

Instalar energia solar em telhados de casas é ideal para captar níveis de irradiação desejados para que os painéis funcionem corretamente. Em apartamentos, é aconselhável utilizar áreas maiores para que recebam uma boa irradiação solar como, por exemplo, a sua cobertura.

Mesmo que seja utilizado em áreas livres como varanda ou em apartamentos térreos, seu projeto pode ser inviabilizado. A questão do sombreamento é um fator que pode influenciar negativamente. A presença do prédio ou grade da sacada pode acarretar em uma baixa capacidade de geração de energia.

Na hora de se instalar um gerador fotovoltaico conte com as análises de arquitetos e engenheiros e integradores para que se obtenha o melhor custo x benefício. A instalação necessita estar integrada com o projeto arquitetônico e projeto elétrico civil.

Como cada casa tem suas características próprias, os gastos dependem muito do comportamento dos moradores. A conta da energia elétrica tem valor significativo principalmente em casas onde tem muitos moradores que consomem bastante energia.

Vantagens da energia solar

Porque é tão útil e benéfico ter energia solar em sua residência? Pelo fato de que essa fonte de energia eletromagnética proveniente do sol não produz resíduos, traz benefícios ambientais (essencial na redução de emissões de gases de efeito estufa) e é essencial para você economizar na conta de luz.

A energia fotovoltaica pode ser utilizada no sistema de compensação energética. Ao instalarem painéis solares que geram um excedente de energia, os consumidores podem receber descontos na conta de luz.

Ao utilizar os painéis fotovoltaicos você terá um impacto positivo na conta de energia da sua casa. Ele é silencioso e pode ser instalado em um dia. Possui uma energia renovável e limpa, já que não gera poluentes para o meio ambiente e oferece baixo custo de manutenção dos equipamentos usados.

A Elgin disponibiliza um Kit Solar que possibilita reduzir o valor da sua conta em até 95%. Uma redução considerável que deve fazer você refletir se é a hora de optar por renovar sua energia.

O kit de energia solar é composto de painéis solares, inversor, cabos, conectores, string box e estruturas de fixação. Calcule sua economia e saiba mais sobre o kit.

Principais usos da energia solar em casas ecológicas

Podemos aproveitar a energia solar para aquecimento de água, geração fotovoltaica de energia elétrica, iluminação pública, sistemas de uso coletivo, tais como geração de energia elétrica para escolas, postos de saúde e centros comunitários.

Custo x benefício da energia solar

Com a instalação do sistema fotovoltaico, a economia pode ser considerável já no primeiro mês. Mas o preço varia de acordo com a complexidade do projeto e a marca dos equipamentos escolhidos.

Mesmo que por enquanto não seja algo tão acessível, é um investimento que tem retorno e faz toda a diferença. O valor investido retorna para o consumidor seja qual for o local de instalação — residência, empresa, agronegócio ou indústria.

A energia solar oferece vantagens que fazem a aquisição de um kit solar valer muito a pena. Com sua implementação você fica isento da inflação energética, que geralmente é 40% maior que a inflação normal, podendo tornar ainda maior o seu retorno do capital investido.

E o fato de a vida útil das placas solares ser de mais de 40 anos é outro fator que revela toda a importância de ter energia solar

Leia também:

Como economizar energia elétrica?

Como funciona a energia solar?

Iluminação externa e estilo para sua casa?

Aproveite a iluminação natural

Para que você consiga tirar proveito da luz natural nos ambientes do imóvel é necessário analisar a localização do terreno, atentando-se à posição do sol ao nascer e ao se pôr.

O conforto visual que a iluminação natural produz é um dos diferenciais que uma casa ecológica pode ter. O ambiente fica ainda mais agradável e gera bem-estar.

Para que se tire proveito ao máximo da iluminação natural devem ser realizados estudos logo no início do projeto de arquitetura e analisar questões como o clima da região, quantidade de luz, orientação solar e quantidade de horas de luz por dia.

Outro fator importante é a economia de energia elétrica que a técnica proporciona.

Utilize lâmpadas econômicas e duráveis

Investir em lâmpadas de LED é uma tendência que cada vez mais se faz presente nas casas brasileiras. Elas duram cerca de vinte e cinco vezes mais do que as lâmpadas incandescentes e quatro vezes mais do que as fluorescentes. 

Além disso, dissipam menos calor, aquecendo menos os ambientes onde são colocadas, não emitem radiação ultravioleta e nem infravermelho.

Sem contar ainda, que o mercado disponibiliza várias cores para que você possa decorar cada canto de sua casa da forma que desejar.

Faça uma climatização inteligente

ar-condicionado inverter é um aparelho durável, econômico, silencioso e mais eficiente do que condicionadores de ar convencionais. É o aparelho ideal para fazer parte de uma casa ecológica.

Ele refrigera o ambiente de forma constante, sem oscilações de temperatura. Não liga e desliga automaticamente, o que diminui os ruídos e traz uma melhor durabilidade para o motor.

Pode-se dizer que o ar-condicionado inverter é o melhor modelo para quem deseja economizar e ter mais eficiência.

Mas como funciona sua tecnologia? O diferencial é o compressor que não precisa ser desligado, evitando picos de voltagem. Ele tende a manter a temperatura constante, já que  funciona em rotação variável e contínua.

O que resulta em maior conforto, redução no consumo de energia, e uma economia que pode chegar a até 40% em relação ao modelo convencional.

casa-ecologica-2

Casa ecológica com telhado verde.

Invista em um telhado verde

Já ouviu falar em telhado verde?  Aquela forração natural, geralmente feita com grama, que cobre toda a extensão de uma casa?

Além de ser muito estético, ele funciona como um ótimo isolante térmico; mantém a temperatura sempre agradável no interior da residência, possui a função de isolante acústico impedindo assim a proliferação de ruídos para o interior da casa e entre outro benefícios.

O telhado encaixa perfeitamente nessa perspectiva de construção sustentável. É  atualmente uma das maiores referências da arquitetura sustentável no mundo.

O telhado verde ganha cada vez mais espaço nas construções novas e modernas.

Em países como Estados Unidos e Cingapura, a construção verde já é uma realidade e muitas empresas e profissionais buscam tecnologias para inovar em projetos residenciais e comerciais.

O projeto pode envolver um profissional de alto investimento. É possível construir o chamado ecotelhado e ter acesso aos benefícios de uma construção verde, pensada para um melhor aproveitamento do ciclo da própria natureza, como sol e chuva.

Reaproveite a água da chuva

Com o uso de  eletrodomésticos modernos, é possível economizar água. A lavadora e secadora da casa ecológica consome menos energia porque a água é reaproveitada durante as lavagens e uma bomba de calor seca as roupas sem precisar ter um consumo alto de eletricidade. 

Vale contar que o material especial usado nas peças sanitárias, também ajudam: os vasos, pias e banheiras ficam limpos por mais tempo, já que são mais resistentes e a impurezas criadas pela falta de limpeza é menos aderente, o que exige menos lavagens.

Utilize materiais ecológicos

Um componente vital em uma casa ecológica é o material de construção. Para fazer parte de um projeto tão pensado e detalhado como esse, é necessário contar com materiais de baixo impacto ambiental. São eles: cerâmica, isolamentos naturais (feitos de fibras vegetais, cânhamo e celulose), tintas biológicas, cal, vidro, ferro, cobre, plásticos ecológicos e pedra.

A construção deve se basear em materiais que fazem bem ao meio ambiente. É importante comprar materiais de construção que apresentem certificação de procedência. Por exemplo, no caso das madeiras, é importante buscar o selo FSC (Forest Stewardship Council ou Conselho de Manejo Florestal).

Derivados de petróleo e compostos voláteis altamente poluentes ou tóxicos, os materiais de acabamento também são peças importantes nas obras, mas podem possuir elementos nocivos como tintas, colas, impermeabilizantes e solventes.

Mas, então, como a indústria lida com essa questão? Investindo em versões ecológicas e trazendo tintas feitas de materiais biodegradáveis (produzidas a partir de pigmentos naturais, minerais e proteína de leite). Há também vernizes e solventes a base de óleos vegetais são opções sustentáveis e menos prejudiciais à saúde.

Outro exemplo ecológico para construções sustentáveis é o tijolo-cimento. Ele é um modelo muito utilizado no Brasil. Produzido a partir de misturas e composto de areia, de resíduos de construção ou de areia, água e cimento.

Como tornar essa opção sustentável? O processo de fabricação. Ao invés de irem ao forno como acontece com os tijolos comuns, eles secam naturalmente sob o sol, o que implica em um não desmatamento e uma queimada de árvores.

Outra vantagem é que ele funciona como um excelente isolante acústico e térmico, tende a ser mais resistente e, ainda, deixa qualquer ambiente charmoso e aconchegante.

Assim como os tijolos, há outro material que merece um destaque todo especial. O bloco de adobe que é alternativa sustentável de grande valor, até mesmo histórico!

Embora sejam muito comuns no interior do Brasil (Minas Gerais, Goiás e Bahia), o adobe foi utilizado na construção da magnífica Muralha da China e em edificações há mais de cinco mil anos.

Em que se baseia essa técnica? O trabalho consiste no molde de uma mistura de água, terra e fibras naturais (palha e esterco, por exemplo) e pode ser feito na própria obra.

Energia solar na sua residência.

Energia solar para sua casa ecológica

Conclusão: Casas ecológicas, uma tendência em prol do meio ambiente

Para ter o melhor aproveitamento da iluminação natural invista em uma casa ecológica. Também busque se informar sobre a energia solar residencial e, não se esqueça, de adquirir o Kit Solar Elgin. Com o kit, sua redução energética será maior do que normalmente se apresenta a cada mês na sua casa e você ainda integra um elemento de vital importância para sua casa ecológica.

Vale considerar algumas das características que definem uma casa 100% sustentável: localização (fora de áreas de preservação e em local estratégico que evite o uso de transporte automotivo), materiais (uso de matéria prima reciclável e reutilizável, assim como madeira legal de reflorestamento), luz natural (arquitetura que privilegie a luz natural do sol e dispense ao máximo o uso de lâmpadas), arquitetura bioclimática (uso de telhado verde para amenizar o calor e diminuir o uso de ar condicionado) e sistemas eficientes (tecnologias que reduzam o desperdício de água e energia elétrica).

Fique por dentro também das principais características que uma casa ecológica deve ter: uso de madeiras certificadas, com origem legal, sistema de aquecimento solar, sistema de captação de água da chuva e sistema térmico, diminuindo o uso do ar-condicionado.

O telhado verde também deve integrar o projeto. Ele aumenta a área vegetal da sua casa e diminui o calor interno da residência.

Outro ponto: procure um profissional. Se em obras mais convencionais já é fundamental contar com especialistas em construção, imagine em um projeto detalhado e ousado como esse?

Este profissional irá inicialmente fazer um levantamento da topografia e da geografia do terreno, além das condições climáticas do local onde sua casa será erguida.

Profissionais que atuam neste segmento são facilmente encontrados, já que no mercado existem diversas empresas que prestam este serviço.

Após a análise inicial, o profissional irá elaborar um projeto e especificar quais os materiais sustentáveis mais adequados para fazer parte da obra, além das técnicas de construção e  mecanismos adicionais que irão permitir o aproveitamento de energias renováveis, como energia solar.

Conheça produtos que podem integrar sua casa ecológica:

LED Super Bulbo

Led super bulbo

Lâmpadas de alta potência com grande capacidade de iluminação. Disponível nas Potências de 20W (equivalente a 100W), 30W (equivalente a 150W), 40W (equivalente a 200W) e 50W (equivalente a 240W).

Eco Inverter

ar split eco converter 2mais frontal final

Com design clean e disponível nas versões Frio e Quente/Frio, o modelo possui display de temperatura invisível – só aparece ao ligar e é possível desligá-lo apertando a tecla “Screen”, conta com filtro ion air que elimina 99% de vírus, bactérias e ácaros do ambiente e mantém a temperatura desejada e economiza até 40% de energia.

Kit Solar Elgin

 Como funciona?
Nos kits Solares Elgin, toda energia elétrica gerada por meio dos painéis solares é convertida para corrente alternada através do inversor.
Gostou? Confira outros conteúdos no blog!