Como ter um ar-condicionado mais econômico?

Guilherme Neves - 28/02/2020

Financiamento para energia solar: o manual completo

Guilherme Neves - 28/02/2020

Ar-condicionado da Elgin: a eficiência e segurança que você precisa

Guilherme Neves - 28/02/2020
ar-condicionado-economico

Presente em todo o Brasil, o ar-condicionado da Elgin é ideal para você não somente no verão, como também, em períodos de mais inverno.

Como o mercado conta com diversos tipos de ar-condicionado, vale conhecer qual o melhor aparelho para sua necessidade. A Elgin disponibiliza modelos que oferecem praticidade, tecnologia e comodidade.

Saiba que o primeiro ar-condicionado da Elgin surgiu no ano de 1998. Tratava-se do modelo split. E foi justamente esse tipo de ar-condicionado que passou a ser muito procurado para uso, principalmente, residencial. Anos mais tarde, a busca por um ar-condicionado split se tornou cada vez maior.

Tipos de ar-condicionado

Conforto e qualidade de vida que o condicionador de ar proporciona devem pesar muito mais na conta no momento de adquiri-lo. Seu potencial pode ser melhor aproveitado, sendo possível ter um consumo menor de energia, mesmo utilizando o ar-condicionado até por um dia inteiro.

É necessário saber exatamente qual o modelo correto para seu cômodo, qual o modelo ideal que vai lhe atender por completo e qual ar-condicionado que você pode utilizar para ter um consumo menor de energia.

Existem diversos tipos de ar-condicionado. Cada um tem suas próprias características e funções. Você pode optar por um modelo de uso individual, modelos para empresas ou sala de escritórios.

No mercado podem ser encontrados os seguintes modelos: ar-condicionado portátil, de janela, split tradicional, split cassete, Sistemas VRF, split inverter, piso teto e multi split.

O ar-condicionado portátil é fácil de mover, não requer instalação, sendo possível transportá-lo para qualquer ambiente. Um fator que deve ser levado em consideração na hora da compra: se algum defeito ocorrer com seu aparelho, deve-se simplesmente retirá-lo da tomada para, em seguida, recorrer a uma assistência técnica.

Eficiente para climatizar quartos pequenos ou grandes, o ar-condicionado de janela é projetado para ser instalado dentro de uma janela ou, em alguns casos, por meio de um furo feito na parede. No entanto, por serem fabricados com uma tecnologia mais antiga, eles podem consumir mais energia e serem mais barulhentos, pois o compressor fica junto do aparelho.

Com um sistema de climatização eficiente e silencioso para diversos tipos de ambientes, o ar-condicionado split pode ser utilizado em residências e empresas. É indicado para quem quer um aparelho discreto, de fácil instalação, deixando o ambiente confortável.

O modelo multi split é ideal para quem precisa manter vários ambientes com temperatura controlada. Cada vez mais presente em residências com muitos cômodos, esse tipo de modelo permite climatizar mais de um ambiente usando apenas uma unidade externa – que fica do lado de fora. É silencioso, isso em função de que o compressor ser instalado na unidade exterior. 

Ideal para amplos espaços, seja em empresas, restaurantes, bares, academias ou lojas e utilizado em residências com cômodos bem amplos, o piso teto é um modelo de ar-condicionado que possui alta capacidade de refrigeração. Também conta com duas unidades: evaporadora e condensadora.

Indicado para grandes ambientes de escritórios, o split cassete conta com o mesmo estilo de funcionamento do split comum. A diferença é que ele é instalado junto ao teto do ambiente (no centro) e não nas laterais. Trata-se de um modelo discreto que oferece um baixo nível de ruído.

Já o split inverter possui uma peça chamado inversor, que controla o compressor do aparelho (responsável pelo fluxo do ar no circuito interno do mesmo) para que ocorra um funcionamento de forma otimizada e reduza o consumo de energia.

Um sistema de múltiplas unidades internas, conectadas em um único sistema de unidades condensadoras, esse é o VRF (Fluxo de Refrigerante Variável). O aparelho surgiu em 1982, no Japão, com o objetivo de suprir as necessidades de controle de temperatura individualizado por ambiente de um edifício.

Leia também:

Ter um ar-condicionado faz mal à saúde?

O que você precisa para ter um ar-condicionado mais econômico?

Aprenda tudo sobre inversor solar?

A Elgin oferece diversos modelos para que você possa climatizar os ambientes da sua casa ou empresa. Conheça abaixo algumas soluções para seu dia a dia:

Piso Teto Eco

O modelo possui design sofisticado para ambientes com as mais variadas capacidades. Trabalha com o gás ecológico R-410A, está disponível nas versões frio e quente/frio, conta com três velocidades de ventilação, além de ter classificação A no Inmetro.

piso teto eco

Piso Teto Inverter

O modelo é capaz de refrigerar diversos ambientes de médio a grande porte, trabalha com Gás Ecológico R-410A e tem capacidades de 36.000, 48.000 e 60.000BTU/h, na versão frio. Também conta com Sistema Inverter que economiza até 40% de energia e classificação A no Inmetro.

Piso teto inverter

Cassete Inverter

A linha Cassete Inverter possui um design elegante e é capaz de refrigerar diversos ambientes de médio a grande porte, oferece capacidades de 36.000, 48.000 e 60.000BTU/h, na versão frio e trabalha com gás ecológico R-410A.

Cassete Inverter Pos 1

Cassete Plus

O modelo traz um design moderno que harmoniza perfeitamente em qualquer espaço. Apenas a grelha fica visível no ambiente. Tem uma excelente distribuição de ar, com baixíssimos níveis de ruído. Possui display Digital (LED) e conta com gás ecológico R410.

Cassete plus

Multisplit Total Inverter

O modelo permite ligar até cinco unidades internas em apenas uma unidade evaporadora, proporcionando muita flexibilidade e economia de espaço. Vem com painel com visor invisível, tecnologia inverter e conta com evaporadoras de 7.000/9.000/12.000 e 18.000BTU/h.

multisplit_total_inverter

Eco Power

O ar-condicionado possui versões frio e quente e frio, contando com as seguintes funções: Limpeza, Turbo, e Conforto. Conta com saída de dreno (dos dois lados do aparelho), filtro de Nylon + Ionizador (Ion Air) e função Wi-Fi (Produto com Wi-Fi disponível sob demanda) – permitindo desligar e programar seu aparelho via tablets e smartphones.

split EcoPower lado direito ion air

Eco Inverter

Com três anos de garantia, o modelo tem design clean e está disponível nas versões frio e quente/frio. Também vem com display de temperatura invisível. Além de eliminar 99% de vírus, bactérias e ácaros do ambiente, possuir tecnologia ECO Inverter – mantém a temperatura desejada e economiza até 40% de energia.

ar split eco inverter lado direito

Eco Cube

Prático e fácil de instalar, o modelo tem capacidade de 9.000Btu/h, possui design moderno e clean, além de ter controle remoto, puxadores laterais e rodinhas que auxiliam no transporte para diversos ambientes.Também possui filtros laváveis, painel digital indicando a temperatura e as funções refrigeração, desumidificação e dormir.

Inverter Trend

Disponível nas capacidades de 9.000 a 24.000Btu/h, o modelo vem com versões frio e quente/frio, utiliza gás ecológico R-410A, possui tecnologia inverter com economia de energia de até 40%, tem classificação de energia “A” no Inmetro e Selo Procel.

inverter_top_aleta aberta_1000px

Invista em um ar-condicionado inverter

Investir em um ar-condicionado inverter é ter o conforto e a economia que você precisa. Você sabia que  aparelhos convencionais utilizam um compressor comum que liga e desliga diversas vezes, gerando picos de energia para tentar manter a temperatura dentro do clima ideal?

O modelo inverter possui um compressor capaz de proporcionar a temperatura desejada com pequenos ajustes na rotação. Conta com jatos de ar mais suaves e contínuos, fazendo com que o ar preencha melhor o ambiente.

É silencioso. O ruído é muito menor, pois o seu compressor funciona em menor rotação, o que revela um modelo ideal para garantir uma boa noite de sono.

Sua tecnologia faz com que o compressor não precise ser desligado, o que evita picos de voltagem. O compressor funciona em rotação variável e contínua ao ponto de manter a temperatura constante.

Cada vez que o equipamento convencional liga para responder a um aumento de carga térmica no ambiente, é necessário um esforço adicional do compressor ao ponto de iniciar o funcionamento.

Economia de energia com o Eco Inverter

Um das questões mais relevantes na hora de escolher por um ar-condicionado desse tipo é o gasto energético. Sem dúvida, é menor quando comparado ao convencional. O resultado é uma redução de energia que pode chegar em até 40%.

É importante lembrar que o Eco Inverter possui classificação A, o que lhe permite ser um produto de eficiência energética comprovada.

Diferenciais do Eco Inverter

O modelo conta com o filtro ion air que elimina 99% de vírus, bactérias e ácaros, o que propicia ter um ambiente mais limpo e saudável.

O ar-condicionado conta também com controle remoto em português e função “Conforto”. O sensor de temperatura fica no controle remoto. A unidade mantém a temperatura escolhida. Outro diferencial é o módulo Wi-Fi (opcional).

Eco inverter com energia solar

Preço e quantidade de placas solares necessárias para o desenvolvimento do sistema fotovoltaico estão entre os principais fatores quando se fala em ter energia solar para o ar-condicionado.

O investimento é alto? Por enquanto sim. Mas pode valer muito a pena. Para que seu ar-condicionado tenha ainda menos consumo, a utilização da energia solar, sem dúvida, é um fator a mais para que isso possa ser potencializado.

E para aqueles que procuram conforto, bem-estar e qualidade de vida, investir em um sistema fotovoltaico para seu ar-condicionado é a solução.

Por que escolher um ar-condicionado Elgin?

Por ser uma marca de referência no mercado que oferece diferentes modelos de ar-condicionado e para cenários diferentes, a Elgin é a opção ideal para que você climatize seus ambientes. A variedade do seu portfólio é o resultado de um trabalho de muita dedicação, pesquisa e tecnologia.

Pode-se encontrar desde modelos mais simples até aparelhos mais robustos. Seja no frio ou verão, contar com um ar-condicionado da Elgin é ter o conforto e a praticidade que você precisa para enfrentar as dificuldades criadas pelas condições climáticas durante o ano.

Afinal, caso queira um modelo indicado para o verão há muitas opções. Assim como se você deseja ter um ar-condicionado que possa aquecer o ambientes, neste caso a escolha mais indicada é o modelo quente e frio de ciclo inverso.

Sustentabilidade

Trazer produtos cada vez mais sustentáveis é uma das premissas da Elgin. Principalmente nos seus modelos de ar-condicionado, como podemos verificar na composição de cada aparelho.

Investir em um ar-condicionado da Elgin é mais do que uma necessidade, é um serviço que você faz para o seu bem estar e ao meio ambiente.

Sempre com o foco no bem-estar das pessoas e na preservação ambiental, a Elgin procura agregar em suas linhas de produtos, atributos sustentáveis que colaboram com as metas de redução de emissão de poluentes e baixos níveis de consumo de energia.

A Elgin trabalha com gás que não traz malefícios para o meio ambiente. O R-410a que não agride a camada de ozônio e é livre das moléculas de cloro.

Tradição e confiança

Elgin, em seus mais de 67 anos de história tornou-se uma marca conhecida por sua qualidade, credibilidade e inovações constantes, sempre com o objetivo de oferecer os melhores produtos aos seus consumidores.

Sua história começou pelo grande e qualificada produção de máquinas de costura ao ponto de se tornar uma das referências no segmento. A partir desse trabalho grandioso, passou a  contar com uma enorme variedade de produtos para uso comercial e residencial, principalmente nos segmentos de ar-condicionado.

Ar-condicionado em ambiente empresarial

Escolha o ar-condicionado da Elgin ideal, seja para sua empresa ou casa

Como escolher um ar-condicionado da Elgin?

Avaliar os melhores modelos que se adequam a sua necessidade, verifique o tamanho do seu cômodo, a potência do BTUs e o custo-benefício antes de escolher um ar-condicionado portátil. São questões que devem ser levadas em consideração na hora de adquirir o produto.

Ar-condicionado da Elgin tem três anos de garantia

Se o seu ar-condicionado ainda estiver na garantia e caso tenha sido instalado por um técnico autorizado da marca, acione a central da assistência técnica do fabricante. Saiba que a Elgin oferece três anos de garantia e um atendimento especializado.

E se a instalação do seu aparelho foi feita por um profissional autônomo, você deve contatar o próprio profissional que instalou ou faça melhor: procure por outros profissionais que realmente são especialistas em climatização.

Preço do ar-condicionado

O preço certamente é um dos principais fatores na hora de buscar por um ar-condicionado. Procure a melhor opção e busque o melhor custo-benefício para que o modelo seja aquele mesmo que você deseja.

Onde posso encontrar um ar-condicionado da Elgin?

Os aparelhos Elgin são encontrados no setor varejista e em redes especializadas, Em lojas que estão espalhadas em todo o Brasil, você encontra diversos modelos que atendem a sua necessidade.

Vida útil do ar-condicionado

Sua vida útil vai muito de encontro com a sua manutenção. Caso os procedimentos de segurança sejam feitos corretamente e no tempo necessário, ela será como qualquer outro bem durável em sua residência.

É mais do que fundamental a manutenção. Um ar-condicionado que recebe uma atenção maior por parte do consumidor pode ter um prazo de vida de cerca de dez anos.

Nesse cenário vale considerar as condições financeiras de cada consumidor. Mas não faz sentido ter um aparelho desse porte e não tê-lo atuando de forma correta e plena.

Ar-condicionado ideal para sua casa

Ar-condicionado da Elgin, um trabalho de eficiência nesse ambiente

Como posso fazer a manutenção do meu ar-condicionado Elgin?

A manutenção de seu ar-condicionado deve estar condicionada aos serviços prestados pela Elgin, empresa que está entre as principais do mercado no segmento.

Na hora de escolher o melhor ar-condicionado procure se informar sobre o que a empresa pode lhe oferecer quanto à manutenção e a outros atendimentos.

Quando a assistência técnica deve ser solicitada?

Mal cheiro, queda acentuada de gotas de água e filtro escuro são sinais sintomáticos para que se procure um auxílio técnico.

Também caso a conta de luz venha mais alta do que o normal, é outro indicativo que o seu condicionador de ar não esteja funcionando corretamente.

Com o trabalho de uma assistência técnica, o consumidor consegue economizar energia e se prevenir contra a proliferação de bactérias que podem acarretar em doenças respiratórias.

Conclusão: Ar-condicionado da Elgin é o conforto para residências e empresas

O respeito ao cliente não se faz presente apenas através da qualidade dos produtos oferecidos pela marca, mas também pelos serviços de pós-venda, disponibilizados pelo SAC e por diversas assistências técnicas autorizadas espalhadas pelo Brasil, que garantem a satisfação de seus usuários e reforçam a confiança adquirida ao longo dos anos.

E para que o seu ar-condicionado da Elgin fique ainda melhor e consiga atuar no máximo de sua performance, é necessário tomar certas medidas, tais como: colocação da temperatura certa, o correto dimensionamento do ambiente e verificar o consumo do seu ar-condicionado.

Se a capacidade térmica do ar-condicionado for inferior ao que o ambiente necessita, ele poderá trabalhar em excesso, fazendo com que o compressor fique oscilante e gaste mais energia..

Em uma empresa há vários tipos de aparelhos que podem gerar gastos energéticos. Claro que depende do porte de cada companhia. Por exemplo, caso você tenha um número elevado de computadores, sua empresa, sem dúvida, terá um alto consumo.

Para aumentar a vida útil do ar-condicionado, especialistas recomendam que sejam feitos reparos regulares como, por exemplo, lubrificar os motores elétricos da evaporadora e condensadora.

Mas afinal qual é a temperatura ideal do ar-condicionado? Segundo a NR17 do Ministério do Trabalho, a temperatura deve estar entre os 20°C e 23°C, durante o inverno. Já no verão, ela deve ficar entre 23ºC e 26ºC. Para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a faixa recomendável de temperatura, nas condições internas para o verão, deve ficar entre 23°C a 26°C, com exceção de ambientes de arte, que deverão ficar entre 21°C e 23°C.

Sabendo utilizar corretamente o ar-condicionado da Elgin, seja ele, de ciclo inverso ou convencional, split ou janela, o ganho é duradouro e significativo. Escolha a opção ideal para qualificar seu dia a dia. E lembre-se de acessar nosso site e encontre o modelo ideal.

Gostou? Confira outros conteúdos no blog como este!