Ar-condicionado 19/02/2020 | 11 min. de leitura

Ter um ar-condicionado faz mal à sua saúde?

imagem de ar-condicionado.
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Com a chegada do verão, o ar-condicionado pede passagem e se torna a alternativa para enfrentar os dias quentes. No entanto, devemos saber se o ar-condicionado faz mal à saúde. E se ele pode ser considerado um herói ou até mesmo um vilão.

Problemas respiratórios como resfriados, gripes e alergias podem até acontecer se usarmos o ar-condicionado, desde que esteja sendo operado incorretamente e sem os devidos cuidados.

Mas como podemos verificar esse uso indevido? A colocação da temperatura no controle remoto é uma das questões que mais geram debate no dia a dia de empresas ou em salas de escritórios. É importante respeitar as regras e acionar a temperatura no modo correto.

Há ainda outros fatores que podem prejudicar o funcionamento do ar-condicionado. São eles: falta de manutenção e limpeza nos filtros. Ambos podem resultar em um aparelho nocivo para a saúde.

O que o ar-condicionado faz com o ar do ambiente?

O ar-condicionado filtra as impurezas do ambiente. Não apenas climatiza o ambiente, como também, melhora a qualidade do ar do ambiente.

É mais do que essencial deixar ambientes limpos, sejam eles, uma sala de estar ou até mesmo uma sala de escritório. Isso ajuda a manter o ar com a qualidade ideal para que seja possível ter uma respiração mais fluida e de melhor qualidade.

O que o ar seco pode causar?

Em junho, se inicia o inverno no Brasil, com ele recebemos condições climáticas características de clima seco, que resultam em eventuais problemas de saúde.

Mas o que o clima seco pode nos trazer? Olhos irritados, tosse seca, chiado no peito, piora das alergias e dificuldade respiratória são sintomas provenientes de uma baixa umidade do ar. 

Usar o ar-condicionado faz mal?

Seu consumo pode ser alto durante todo o ano. Mas é principalmente no verão, com o registro de temperaturas altas, que ele deve ser o seu aliado. Por isso é necessário saber como utilizá-lo corretamente.

Deve-se evitar ficar na direção da saída de ar do aparelho, já que o frio pode gerar dilatação e congestão nasal, o que aumenta o risco de inflamação, infecções e crises de rinite e sinusite.

Ar-condicionado fica ainda melhor com as janelas fechadas.
Janelas fechadas resultam em um ar-condicionado benéfico para você

Feche todas as portas e janelas

O que pode prejudicar a vida útil do ar-condicionado? Para que o ar-condicionado atinja o máximo da sua performance é importante que todas as portas e janelas não fiquem abertas, evitando a entrada de ar quente nos cômodos. 

Com o ambiente exposto, o aparelho terá que trabalhar muito mais para climatizar um espaço, seja em ambientes empresariais ou residenciais como salas de estar e quartos.

Faça a manutenção do ar-condicionado

O ar-condicionado faz mal desde que não seja feita a manutenção, que deve ser realizada mediante ao consumo do aparelho. Ou seja, quanto mais utilizado, maior a necessidade de fazer uma manutenção. Em ambientes corporativos, onde o uso é intenso, é recomendável a limpeza semanal dos filtros.

Mas você sabia que a manutenção pode ser feita em formas diferentes?

A manutenção preventiva é uma maneira eficaz de baixar custos e garantir o bom funcionamento do seu aparelho. Dessa forma, pode-se evitar reparos e correções não programadas.

Por outro lado, a manutenção corretiva é realizada quando o ar-condicionado apresenta um problema mais técnico. Desde problemas simples até os mais complexos. Isso quer dizer, reparos em uma ou outra peça ou até mesmo em todo o sistema.

São manutenções que podem acontecer devido ao mal funcionamento do ar-condicionado, visando a identificação do problema e o conserto imediato. Você sabe como desinstalar corretamente o ar-condicionado?

Mantenha o ar-condicionado limpo

Em quais outras situações, o ar-condicionado faz mal? Um ar-condicionado faz mal ao ser usado sem a devida higienização. Neste cenário, ele atrai sujeiras, mofo e bactérias, o que pode ocasionar em problemas respiratórios e alérgicos.

Além do que, aparelhos que não passam por manutenções periódicas podem ter um esforço considerável para produzir a mesma quantidade de ar resfriado do que um ar-condicionado que recebe tratamento adequado. Isso acontece porque a passagem que circula o ar fica bloqueada pelo excesso de sujeiras.

Troque os filtros de ar

Qualquer área do ar-condicionado precisa ser higienizada, seja semanalmente ou diariamente.

Caso o ar-condicionado esteja gastando muita energia, deve-se lavar os filtros com a frequência adequada: uma vez por mês ou cada quinze dias. Claro que a limpeza é decorrente do consumo. 

Lembre-se também que pelo menos, uma vez por ano, deve ser feita uma limpeza profunda com um técnico credenciado pelo fabricante, inclusive com a substituição do filtro, que normalmente tem uma vida útil de seis meses a um ano.

Leia também:

Ar-condicionado ou climatizador. O que você precisa nesse verão?
Conheça mais sobre placas fotovoltaicas
Dicas para ganhar dinheiro com sorvete expresso

Saiba a temperatura ideal

Uma prática que acontece em empresas ou até mesmo em casas é acionar a temperatura do ar-condicionado no controle remoto de forma abrupta, resultando em uma condição desfavorável. Por exemplo, para que o espaço fique mais gelado, uma temperatura de 17ºC pode sobrecarregar o ar-condicionado ao ponto dele fazer mal à saúde.

Mas independente da temperatura a ser colocada, a velocidade para resfriar o ambiente será exatamente a mesma. Então, qual deve ser a temperatura ideal do ar-condicionado?

Para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é ideal manter o ar-condicionado na temperatura média de 23ºC. Dessa forma, o aparelho funciona ao máximo de sua performance e, ao mesmo tempo, não ocorre sobrecarga de energia.

Segundo a NR17 do Ministério do Trabalho, a temperatura deve estar entre os 20°C e 23°C, durante o inverno. Já no verão, ela deve ficar entre 23ºC e 26ºC.

Vale destacar que a temperatura ambiente interfere no consumo de energia. Como já mencionado, o ar-condicionado gasta muita energia quando trabalha em extremos – mínima (arrefecimento) ou máxima (aquecimento).

Temperatura certa deve ser acionada no controle remoto.
Acione a temperatura certa para deixar o ambiente saudável

Quantas horas o ar-condicionado pode ficar ligado?

Para deixar o ar-condicionado mais gelado posso deixá-lo ligado? Sem dúvida, esse, é um dos principais questionamentos. Afinal, quanto tempo podemos deixar o ar-condicionado ligado?  

O produto não precisa ficar ligado o dia inteiro. No entanto, é preciso levar em consideração que há algumas limitações em alguns casos. Existem tipos que não conseguem fazer aquecimento ou resfriamento. Fato, esse, que é decorrente da condição climática, seja fria ou quente, o que resulta em sobrecarga do motor e, eventualmente, ao seu completo desgaste.

Qual modelo devo escolher?

Outro adendo importante, refere-se aos tipos de ar-condicionado mais indicados para refrigerar cada ambiente. Seguindo essa premissa, quais pontos devem ser levados em consideração na hora da escolha do produto? 

Ressalta-se que o ar-condicionado convencional demora para resfriar ou aquecer o ambiente. Já o ar-condicionado inverter, que é econômico, durável e silencioso, refrigera o ambiente de forma constante ao controlar a velocidade do compressor. 

Um dos seus principais atributos é que ele desgasta menos o motor e reduz a emissão de ruídos. Além disso, traz uma economia significativa de energia. 

Entenda o que é a Função Sleep 

Pode-se dizer que a Função Sleep é o máximo da comodidade. Afinal, a função possibilita  que o ar-condicionado possa ser automaticamente desligado durante à noite e mesmo que você esteja dormindo, a temperatura pode ser diminuída.

É a garantia de uma boa noite de sono que possibilita programar a diminuição da temperatura no ambiente.

Como cuidar da sua saúde?

O consumo do ar-condicionado pode trazer problemas corporais. Para se refrescar nos dias de verão, utilize o ar-condicionado e se previna conhecendo outros cuidados.

Beba muita água

Quando a estação registra altas temperaturas, o que deve se fazer? Ter uma boa hidratação e alimentação balanceada. São cuidados fundamentais para a saúde.

Mas, se você pretende ter um clima ideal, seja no trabalho ou em sua residência, é essencial saber como deixar o ar-condicionado mais gelado.

Beber água faz bem para à saúde.
Ter uma boa hidratação é um dos cuidados que você deve ter no verão

Hidrate a pele e os lábios

Caso estejamos em um ambiente sob a operação de um ar-condicionado por um bom tempo, podemos ficar com a boca seca. Assim como pode acontecer com toda a nossa pele.

Mas porque isso ocorre? Como o aparelho retira a umidade do ar, ele pode prejudicar a região cutânea ao ponto de resultar em coceira e descamação em áreas como rosto, mãos, pernas e pés.

Cuidados com os olhos

Dependendo do modo de utilizar o ar-condicionado, os nossos olhos podem ficar ressecados, o que gera diferentes sintomas, como incômodo, visão embaçada e coceira.

Conclusão: ar-condicionado faz bem e é ideal para o verão

Herói ou Vilão? A resposta está atrelada ao mal consumo do ar-condicionado. Caso ele seja utilizado incorretamente, o aparelho poderá lhe trazer condições prejudiciais à sua saúde. Do contrário, com a utilização feita de modo correta, o aparelho tem tudo para ser um aliado no combate às condições desfavoráveis.

Contar com uma análise de um profissional credenciado, fazer manutenção, limpar os filtros e acionar a temperatura certa no controle remoto são medidas para que o seu ar-condicionado se transforme em um aparelho ideal em dias que necessitem de um clima e um ambiente mais fresco.

A questão da temperatura é muito importante. O ideal é que ela fique na faixa de 23ºC, para que não possa provocar um uso incorreto e trazer um gasto energético maior do que deveria

A limpeza do ar-condicionado é uma medida a ser tomada que é de vital importância. Sem ela, o filtro pode acumular partículas de poluentes, fungos e bactérias. Com o tempo, a qualidade do ar interna pode não ser boa. Inclusive, em escritórios, a falta de manutenção do equipamento contribui para causa de alergias, como rinite alérgica e até asma.

Ar-condicionado nesse verão é saudável e eficaz.
Ar-condicionado faz bem nesse verão

Ter um ar-condicionado é sinônimo de bem estar para você e sua família. E caso você opte por um modelo inverter que tenha ciclo reverso, a economia de energia será maior do que o convencional. O ar-condicionado inverter traz redução energética considerável (que pode chegar em até 40%), oferece maior conforto e menor nível de ruído.

O fato de ele ser silencioso é outra característica que potencializa ainda mais o seu uso. No mercado há modelos inverter que foram projetados para serem ainda mais silenciosos do que o normal. Um ar-condicionado mais moderno, sem dúvida, não produz nenhum ruído ao ponto de prejudicar uma boa noite de sono.

Utilize o ar-condicionado e extraia todo seu potencial. Principalmente com modelos da Elgin que são indicados para sua casa ou empresa. São condicionadores de ar que atendem suas necessidades em dias de calor.

Em nosso site contamos com vários modelos. Confira outros ares-condicionados que também podem lhe trazer um ambiente dentro do clima ideal e oferecer condições ideais para que você se refresque nesse verão.

Piso teto Atualle Eco

O Piso Teto Atualle Eco vem com design sofisticado e elegante. Atende ambientes com as mais variadas capacidades, trabalha com o gás ecológico R-410A e possui 3 velocidades de ventilação. Disponível nas versões Frio e Quente/Frio e disponível nas capacidades de 30.000 a 80.000 BTU/h.

piso_teto_eco

Cassete 360° Atualle Eco

 O Cassete 360° Atualle Eco  tem baixo consumo de energia, além dos menores custos de manutenção. Trabalha com gás ecológico R-410 e atua nas versões Frio e Quente/Frio (exceto para o 24.000 BTU/h).

cassete_360_eco

Cassete Plus

Disponível nas capacidades 18.000 a 60.000 BTU/h, o Cassete Plus possui insuflamento 360º, oferece saída de ar pelos 4 lados e pelos 4 cantos, resultando em melhor distribuição do ar. Também conta com display digital (LED); trabalha com gás R410 e pode vir com serpentina de cobre (item opcional).

Cassete plus

Eco Inverter

Com três anos de garantia, o Eco Inverter tem design clean e está disponível nas versões frio e quente/frio. Também vem com display de temperatura invisível. Além de eliminar 99% de vírus, bactérias e ácaros do ambiente, possui tecnologia ECO Inverter – mantém a temperatura desejada e economiza até 40% de energia.

Ar-condicionado ideal para seu ambiente.

Eco Cube

O Eco Cube é um modelo portátil da Elgin vem com painel digital indicando a temperatura e as seguintes funções: refrigeração, desumidificação e dormir.

Eco Power

O Eco Power tem as seguintes funções: Limpeza, Turbo, e Conforto. Conta com saída de dreno (dois lados), filtro de Nylon + Ionizador (Ion Air) e função Wi-Fi (Produto com Wi-Fi disponível sob demanda) – permite desligar e programar seu aparelho via tablets e smartphones.

ECO_POWER

Gostou? Confira outros no blog!

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.