Informática 20/07/2022 | 2 min. de leitura

Tudo sobre o Cabo HDMI

Você conhece todos os tipos de cabos HDMI? Sabe como são utilizados? Esse material revolucionou a forma de conectar eletrônicos e provavelmente você já utilizou alguma vez ou vai utilizar.

O cabo HDMI padrão possui 19 pinos, e hoje em dia é fácil encontrar eletrônicos como tvs, notebooks e videogames que possuem entrada para esse dispositivo. Com a evolução dos cabos, foram surgindo novas tecnologias, com novos recursos. Confira tudo sobre os tipos e funcionalidades de cabos HDMI.

Para que serve o cabo HDMI?

HDMI é a sigla em inglês para High-Definition Multimedia Interface (Interface Mutimídia de Alta Definição), é um sistema digital que pode transferir áudio e vídeo em alta qualidade através de um cabo, geralmente usado em aparelhos de tv, videogames e computadores.

É importante saber que a transmissão de sinal será diferente segundo as especificações do cabo HDMI.

Quais os tipos de HDMI?

Atualmente, existem no mercado cinco tipos de cabo HDMI, porém o tipo A é o mais difundido e utilizado.

Tipo A: conector HDMI Padrão, utilizado para a maioria dos dispositivos.

Tipo B: conector HDMI Estendido, conhecido como Dual-Link, possui o dobro de pinos e era indicado para dispositivos de alta resolução, porém caiu em desuso.

Tipo C: conector HDMI Mini, é indicado para dispositivos menores, mas possui as mesmas funções do Tipo A.

Tipo D: conector HDMI Micro: é menor do que o tipo C, para dispositivos portáteis. Embora a pinagem seja diferente, possui as mesmas utilidades dos tipos A e C.

Tipo E: Automotive Connection System: feito para carros, desenvolvido com uma trava de segurança para evitar que desconecte durante os movimentos.

Leia também:

Quais são as versões de HDMI?

O padrão HDMI foi se desenvolvendo e aprimorando sua tecnologia. Assim, novas versões foram lançadas como 1.0, 1.2, 1.3… E em 2017 foi lançada a última versão até então, que é a 2.1, com resolução 10K, 8K a 60 Hz e 4K a 120 Hz, suporte a HDR dinâmico e alta taxa de frames.

Qual cabo HDMI eu devo escolher?

Com tantos modelos e versões disponíveis no mercado é importante avaliar qual é o cabo ideal para a sua necessidade. A fim de ajudar nessa escolha, a organização responsável pelo padrão HDMI especificou categorias para guiar os compradores.

Em resumo, as versões mais modernas têm melhores transmissões de dados e resolução. Porém, é importante analisar as especificações e os fatores técnicos que vão colaborar na performance do item.

Além disso, é essencial escolher uma marca com credibilidade, tradição e que ofereça garantia, no caso de precisar trocar o seu cabo HDMI. Veja adiante alguns modelos da Elgin, marca que está há 70 anos no mercado com diversas opções para o setor de informática.

Cabo HDMI – Mini HDMI

  • Resolução 4K
  • Blindagem contra interferências
  • 1 ano de Garantia

HDMI-HDMI Preto

  • Tecnologia HDMI 1.8
  • Conector HDMI, mais versatilidade para suas instalações. Ideal para uso em TVs 3D, Smart TVs, Consoles de Games, Receivers, Câmeras e Bluray players.

Cabo HDMI-HDMI 90º

  • Esse modelo possui conector 90° mais versatilidade para suas instalações. Ideal para uso em TVs 3D, Smart TVs, Consoles de Games, Receivers, Câmeras e Bluray players.
  • Resolução Full HD
  • 1 ano de Garantia

Gostou do texto sobre cabos HDMI? Leia outros a seguir.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.