Informática 16/03/2022 | 3 min. de leitura

Quais são os tipos de calculadora?

A calculadora é um dos facilitadores de cálculos matemáticos mais antigo e que ainda é amplamente utilizado nos comércios e estudos. Com o tempo, suas funções foram se aprimorando e hoje em dia vão muito além das quatro operações básicas. Atualmente existem diversos tipos de calculadoras para diferentes objetivos.

Nesse artigo, trouxemos os quatro principais tipos de calculadora que são vendidos no mercado. Confira algumas características desses produtos.

Calculadora de mesa

A calculadora de mesa, como o nome já diz, é indicada para superfícies. que pode ser mesas de estudos ou trabalho. Ela é um pouco maior do que as portáteis. Além do modelo padrão da calculadora de mesa, é possível encontrar aquelas que possuem bobina de papel para imprimir.

Além disso, elas podem ter funções variadas, desde as mais básicas até outras mais elaboradas. Modelos com visores de LCD e fluorescentes.

Esse tipo de calculadora é um dos mais populares, que pode ser encontrado facilmente em diversos comércios. Ela realiza funções de cálculos elementares como adição, subtração, multiplicação e divisão.

Calculadora de bolso

Esse modelo de calculadora é portátil e mostra os resultados através de uma tela em pequena. Elas são capazes de efetuar cálculos básicos como adição, subtração, multiplicação e divisão. Alguns modelos possuem outras funções como cálculo de raiz quadrada, porcentagem, entre outros.

Há algumas calculadoras básicas que têm tela dupla e até tripla. Assim, o resultado do cálculo pode ser copiado para outra tela e equações diferentes podem ser executadas ao mesmo tempo.

Calculadora Financeira

A calculadora financeira é muito importante para pessoas que usam equações de estatísticas que são mais específicas do mercado financeiro. Ela tem duas formas de cálculos: pelo modo algébrico e pelo modo RPN, que é um movimento matemático para diminuir passos lógicos para solucionar a questão.

Calculadora científica

Esse modelo oferece diversas funcionalidades para matemática, álgebra, estatística e engenharia. Podem ser feitos cálculos de funções logarítmicas e trigonométricas, frações, regressões entre outros.

Grande parte das calculadoras científicas utiliza um sistema de notação para calculadoras algébricas. Este sistema altera a maneira em que os cálculos matemáticos são escritos e transcritos na tela para estar em sincronia com outros programas de matemática e formatos de exibição internacionais.

Leia também:

Qual o melhor tipo de calculadora para você?

Há diversos modelos de calculadoras disponíveis no mercado, que vão muito além das quatro operações matemáticas conhecidas. O segredo para escolher a calculadora ideal para você é entender as diferenças entre os tipos e quais as funcionalidades o item deve possuir para ser eficiente em seu trabalho ou estudo.

Calculadora Científica CC240

Cálculos complexos como fatoriais, estatísticos e logaritmos.

Conversões trigonométricas, 9 variáveis, cálculo de frações, combinação e permutação.

Calculadora de Bolso CB 1485

Funciona com energia solar e bateria e realiza as 4 operações básicas.

Possui outras funções: memória, raiz quadrada e porcentagem.

Calculadora Compacta MA 5121

Possui contador de Itens, seletor de decimais e arredondamento.

Impressão bicolor para diferenciar resultados positivos e negativos.

Faz cálculo de Taxas e Vendas Comerciais.

Calculadora de Mesa MV 4121

Display LCD com dígitos extragrandes que possibilitam fácil visualização dos números.

Display articulável permite o ajuste para melhor visualização dos números proporcionando maior conforto no uso.

Depois dessas dicas, já sabe qual o tipo de calculadora é o mais indicado para você?

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.