Informática 23/02/2022 | 4 min. de leitura

Como funciona o descarte e reciclagem de pilhas e baterias?

Como funciona o descarte e reciclagem de pilhas e baterias?

É comum estarmos conectados aparelhos eletrônicos como notebook, smarthphones, controles na maior parte do dia, e a maioria desses objetos funciona através de pilhas ou baterias. Mas depois de usadas, você sabe como é feito o descarte e reciclagem de pilhas e baterias.

Embora esteja disponível no mercado diversos tipos de pilhas e baterias, elas funcionam da mesma maneira, a diferença é que a bateria é uma sequência de pilhas constituídas por agrupamentos em série ou paralelo.

É importante entender as razões pelas quais as pilhas e baterias não podem ser descartadas em lixos comuns. O descarte incorreto provoca efeitos nocivos ao meio ambiente, além de causar sérios problemas à saúde.

Isso acontece pela composição das pilhas e baterias, que podem ser feitas com presença de metais pesados como mercúrio, chumbo e cádmio, se não estiverem de acordo com a legislação Brasileira.

Como descartar pilhas e baterias corretamente?

Primeiro, é necessário guardar as pilhas sem misturá-las com outros tipos de materiais que podem ser nocivos ao ecossistema.

Depois embale os objetos em plástico resistente para que se evite contato com umidade, a fim de evitar vazamentos.

O próximo procedimento é consultar quais são os postos de recolhimento mais próximos da sua residência ou local de trabalho.

Importante: se uma pilha apresentar vazamento ou sinal de ferrugem, o procedimento é descartá-la. Mas faça isso usando um coletor apropriado.

Como é feita a reciclagem de pilhas e baterias

Primeiro, é importante saber que há processos para cada tipo de pilha e processos que tratam todas as pilhas misturadas, nesse caso, são feitas mais etapas de tratamento.

Geralmente as etapas são: separar, triturar, filtragem, processo químico e tratamento térmico.

Separar

A primeira etapa é a separação, separe as pilhas e baterias por tipo. As capas das pilhas comuns são retiradas, e enviadas para reciclagem específica.

Triturar

As partes metálicas das pilhas e baterias são trituradas até se tornarem pó. Esse pó é tratado quimicamente para que seu pH seja neutralizado, fazendo com que essa substância não prejudique o meio ambiente.

Filtragem

O pó é enviado para um filtro, para separar a parte líquida da sólida.

Processo Químico

Nesta etapa, as pilhas são submetidas a um processo de reação química, no qual é possível recuperar sais e óxidos metálicos, que são utilizados como matéria-prima em processos industriais, na forma de pigmentos e corantes.

Tratamento térmico

No tratamento térmico, as pilhas e baterias são colocadas em um forno industrial sob alta temperatura, para separação do zinco. Assim, ele retorna a forma metálica e pode ser reutilizado como matéria-prima para confecção de novas pilhas e baterias.

Leia mais:

Descarte Green

Gestora de logística reversa de eletroeletrônicos da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), a GREEN Eletron se tornou a responsável pela administração do “Green Recicla Pilha”, criado em 2010, a fim de evitar o impacto das pilhas e baterias no meio ambiente.

A decisão foi deliberada pelos fabricantes e importadoras de pilhas e baterias portáteis e pelo Conselho Administrativo da gestora.

Assim, a GREEN Eletron passa a fazer toda a gestão do Programa, desde os pontos de coleta até a destinação final ambientalmente adequada, o  que dispensa as empresas de manterem contratos individualizados.

Linha Elgin de pilhas e baterias

A Elgin oferece uma linha completa de pilhas e baterias de alta qualidade para melhor atender você em cada situação do dia a dia, com ótima duração e custo-benefício, elas são ideais para aparelhos que necessitam de descargas de energia rápidas e fortes.

A Elgin possui uma linha completa de Pilhas e Baterias que atendem todos os padrões de qualidade e respeitam o meio ambiente.

Pilhas alcalinas

As pilhas alcalinas são exemplos de produtos sustentáveis. O modelo AAA é ecologicamente correto. Não tem elementos químicos como cádmio e mercúrio em sua composição.

Pilhas de zinco

As pilhas de zinco são ideas para descargas leves e contínuas, têm alta duração e são econômicas.

Pilhas recarregáveis

A pilha é ideal para brinquedos, controle remotos, MP3 players, lanternas e outros aparelhos que requerem descargas de energia rápidas e fortes. 

Bateria Recarregável

As baterias Elgin não agridem o meio ambiente porque têm 0% de metais pesados em sua composição.

Ideal para aparelhos que requerem descargas de energia rápidas e fortes.

Agora você já sabe como fazer o descarte e reciclagem de pilhas e baterias?

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.