Informática 25/08/2021 | 4 min. de leitura

Qual a diferença entre pilha comum e alcalina?

Qual a diferença entre pilha comum e alcalina?

As pilhas transformam energia química em elétrica e são essenciais para o funcionamento de muitos aparelhos elétricos. Existem três tipos de pilhas, e no post de hoje falaremos sobre a diferença entre duas: a pilha comum, feita de zinco e carbono, e a alcalina, composta de hidróxido de potássio.

Pilhas comum (zinco-carbono)

As pilhas comuns têm melhor custo-benefício, são indicadas para aparelhos que consomem pouca energia, como controle remoto e relógio de parede. São formadas por zinco, de polo negativo e carbono, de polo positivo, quando esses polos se ligam, acontece uma reação química fazendo o zinco liberar elétrons.

A estrutura interna da pilha de zinco-carbono é semelhante a de uma pilha seca, constituída pelo químico Leclanché. Essas pilhas podem ter dois formatos: cilíndrico ou paralelepípedo, com os dois polos numa das faces. Seus terminais também são de formato diferente e colocados de modo que possam receber um sistema de ligação por pressão.

Pilhas alcalinas

Seu funcionamento é similar com o das pilhas secas de Leclanché. Mas ao invés de cloreto de amônio, é adicionado hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio. A substância faz com que a transferência de elétrons seja realizada com mais facilidade, armazenando uma maior quantidade de energia por um tempo maior do que em pilhas comuns.

Indicadas para equipamentos como brinquedos, eletrônicos como mouses e teclados sem fio, controle de vídeo game e câmeras digitais, dentre outros, elas tem em média entre 50 e 100% à mais de energia do que as pilhas comuns.

Embora tenha menos vazamento e não conta com elementos químicos como mercúrio, chumbo e cádmio, esse tipo de pilha pode agir como um poluente. Sendo assim, ela deve ser descartada adequadamente para que se evite maiores impactos ambientais.

O que considerar na hora da compra:

Não se esqueça de utilizar produtos de uma empresa que seja reconhecida no mercado. Escolha a pilha de acordo com o tamanho e tipo indicado pelo fabricante do equipamento. O tipo de tecnologia necessária também é um fator que deve ser considerado na hora da compra do produto.

Por exemplo, as pilhas de zinco são indicadas para aparelhos que exigem baixo consumo de energia, já para aparelhos com alto consumo de energia, deve-usar as alcalinas. Máquinas fotográficas, brinquedos eletrônicos, aparelho de medir pressão e lanternas de alto desempenho utilizam esse tipo de pilha. 

Como descartar a pilha comum e alcalina corretamente?

O processo de fabricação aliado às matérias-primas inseridas na elaboração de cada tipo de pilha faz com que cada vez mais elementos químicos sejam nocivos.

Já no caso das pilhas secas comuns e das pilhas alcalinas, embora a maioria delas apresente uma composição menos tóxica, sua principal desvantagem se deve pelo fato de que elas não podem ser recarregadas.

Então, o caráter descartável após a primeira descarga é um fator que conta em muito quanto à responsabilidade ambiental.

Por isso, é importante fazer o descarte das pilhas corretamente, primeiro deve-se armazenar as pilhas sem misturá-las com outros tipo de materiais que podem ser nocivos ao ecossistema.

Após embaladas, o próximo procedimento é consultar quais são os postos de recolhimento mais próximos da sua residência ou local de trabalho, se uma pilha apresentar vazamento ou sinal de ferrugem, o procedimento é descartá-la. Mas faça isso usando um coletor apropriado.

A Elgin participa do programa Green recicla Pilha e conta com postos de coleta no Brasil todo.

Qual o tipo de pilha indicado para o seu aparelho?

As pilhas têm função e importância variada. Ao conhecer as diferenças entre elas, escolha conforme a necessidade e adaptação de seu aparelho. 

Caso queira mais durabilidade, a sugestão é utilizar as alcalinas. Embora tenha um preço maior do que as comuns, são potentes e trazem qualidade de funcionamento.

Faça o descarte corretamente. Não jogue pilhas usadas no lixo comum, procure informações sobre os melhores postos de coleta que realizam o recolhimento. 

Conheça abaixo alguns tipos de pilhas:

PILHAS AAA ALCALINAS

pilha alcalina

São pilhas ecologicamente corretas sem elementos químicos com cádmio e mercúrio em sua composição. Ideal para brinquedos, controle remotos, MP3 players, lanternas e outros aparelhos que requerem descargas de energia rápidas e fortes. Com validade para 5 anos.

PILHAS DE ZINCO AAA

zinco2

São pilhas de uso geral. Para rádios, lanternas, brinquedos, controles-remotos e relógios. Com validade para 3 anos. As pilhas Elgin Energy (alcalinas e de zinco) são testadas periodicamente por laboratórios credenciados pelo INMETRO, para garantir a qualidade e conformidade com a resolução Conama 401.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.