Informática 11/03/2019 | 3 min. de leitura

Tudo o que você precisa saber sobre pilhas

Tudo o que você precisa saber sobre pilhas

As pilhas são elementos comuns no nosso dia a dia, já que estão presentes em itens mais simples, como controles remotos, ou até mesmo em aparelhos mais complexos, como os eletroeletrônicos. Mas você já parou para pensar mais sobre elas?

No artigo de hoje reunimos uma série de curiosidades e informações a respeito dos tipos de pilhas, tão presentes no nosso cotidiano!

Como as pilhas surgiram?

Uma pilha é um gerador químico de energia. As primeiras experiências que resultaram na invenção das pilhas começaram por volta de 1786, quando o médico italiano Luigi Galvani observou que ao conectar um fio de cobre na glândula espinhal de uma rã morta e encostar as patas e o fio em um disco de metal, as patas se mexiam.

Mais tarde, em 1800, o físico italiano Alessandro Volta, analisando esses dados, concluiu que poderia reproduzir estas condições de maneira sintética, construindo um cilindro metálico e dentro dele colocando discos de cobre e zinco, entremeados por feltro e embebidos em ácido acético. Estava pronta a primeira pilha e por isso a unidade de potencial elétrico passou a ser chamada de Volt.

Quais os tipos mais comuns de pilhas?

Entre as pilhas mais comuns no mercado estão:

Alcalinas – Indicadas para equipamentos que requerem descargas de energia rápidas e fortes.

1_PILHAS_ALCALINAS

Zinco – Indicadas para aparelhos que precisam de descargas leves e contínuas.

2_PILHAS_ZINCO

Recarregáveis – Podem ser utilizadas nos mais diversos tipos de produto. Normalmente estão disponíveis em capacidades que vão de 250 miliampères a 2700 miliampères. Os modelos Elgin suportam até 1000 recargas.

3_PILHAS_RECARREGAVEIS

Sobre os tamanhos mais comuns, é possível encontrar pilhas AAA, AA, C, D ou 9V.

Pilha tem prazo de validade?

Sim. As pilhas alcalinas, de zinco e baterias possuem uma validade específica.

As Pilhas de Zinco têm validade de 3 anos. Já as Pilhas Alcalinas possuem validade de 5 anos.

Você pode verificar a validade das Pilhas Elgin da seguinte forma:

Pilha D, Pilha C, Pilha AA e Pilha AAA: No polo Negativo no formato mês – ano; ou impresso no invólucro das pilhas.

Bateria 9V: Próximo dos polos no formato mês – ano

Qual o tempo de carga de uma pilha recarregável?

O tempo de recarga depende exclusivamente do carregador que está sendo usado. Por exemplo, se o carregador for de 250mAh, a pilha de 2500mAh levará cerca de 10 horas para completar a carga total.

Se eu colocar pilhas no congelador, elas voltam a funcionar?

Esse é um mito já antigo, passado de geração em geração. Colocar as pilhas no congelador dá a falsa impressão de que elas voltaram a funcionar, pois o resfriamento “libera” o restante da carga presente nelas, o que pode durar por poucos minutos e não resolver a situação. O mais indicado é a compra de novas pilhas.

Há uma forma correta de descartar pilhas?

Sim. Por apresentarem componentes químicos, as pilhas não podem ser descartadas da maneira convencional, em lixo comum. O Ideal é que elas sejam levadas para postos de descarte especiais para esse tipo de material.

A Elgin faz parte do programa Descarte Green, com postos de coleta em todas as capitais brasileiras. São mais de 1000 postos em todo Brasil.

Pilhas Elgin Energy

5_PACK_PILHAS

As Pilhas Elgin Energy duram mais e custam menos. Elas têm 0% de Mercúrio e Cádmio em sua composição, colaborando para a preservação do meio ambiente.  Além disso, são testadas periodicamente por laboratórios credenciados pelo INMETRO, para garantir a qualidade e conformidade com a resolução Conama 401.

Conheça a linha completa!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.