Informática 11/04/2022 | 8 min. de leitura

6 Principais tipos de pilha

6 Principais tipos de pilha

Por mais que a tecnologia avance, diversos aparelhos eletroeletrônicos ainda que precisam de diferentes tipos de pilhas para funcionarem com eficiência.

Sempre presentes no nosso dia a dia, seja nos controles remotos, máquinas fotográficas, rádios ou brinquedos, estes dispositivos são capazes de transformar energia química em energia elétrica por meio de reações de oxirredução. Veja a seguir quais são os 6 principais tipos de pilhas e para que são recomendados.

Funcionamento de uma pilha

A pilha comum é formada primeiramente por uma estrutura básica de aço e internamente ocorre uma mistura de dióxido de manganês, carbono, cloreto de zinco e amônio.

Acontece então uma a reação química, quando os polos positivo e negativo são ligados externamente. O zinco libera elétrons que atravessam o circuito externo e o dióxido de manganês, em contato com o carbono consumindo elétrons. 

Para ter entender mais sobre os tipos de pilhas, é importante saber os significados de oxidação e redução: oxidação é a capacidade que um material apresenta de perder elétrons e redução é a capacidade que um material apresenta de ganhar elétrons.

E os componentes que integram os tipos de pilha: ânodo que é o pólo da pilha que sofre o processo de oxidação e cátodo que é o pólo da pilha que sofre o processo de redução. 

Há ainda o condutor de elétrons, que é o material por onde os elétrons percorrem o caminho do ânodo até o cátodo.

6 tipos de pilhas mais comuns no mercado

Saiba quais são os principais tipos de pilha e para quais aparelhos eletrônicos são recomendados.

Pilhas primárias ou pilhas secas de Leclanché

São indicadas para equipamentos que requerem descargas leves e contínuas, como controle remoto, relógio de parede, rádio portátil e brinquedos.

Formadas por um envoltório de zinco, separado por um papel poroso e por uma barra central de grafite envolvida por dióxido de manganês (MnO2), carvão em pó (C) e por uma pasta úmida contendo cloreto de amônio (NH4Cl), cloreto de zinco (ZnCl2) e água (H2O).

É a mais comum das pilhas descartáveis. Elas podem vazar e alguns fabricantes inserem mercúrio, chumbo e cádmio em sua composição. É o tipo de pilha que pode acarretar em malefícios ao meio ambiente.

Pilhas alcalinas

Embora tenha menos vazamento e não conta com elementos químicos como mercúrio, chumbo e cádmio, esse tipo de pilha pode agir como um poluente. Sendo assim, ela deve ser descartada adequadamente para que se evite maiores impactos ambientais.

Seu funcionamento é similar com o das pilhas secas de Leclanché. Mas ao invés de cloreto de amônio, é adicionado hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio.

O hidróxido de potássio realiza a transferência de elétrons com mais facilidade, o que acumula em maior quantidade de energia, gerando mais durabilidade do que a encontrada em pilhas comuns.

Indicadas para equipamentos como players de brinquedos, controles de games rádios, lanternas e câmeras digitais, elas têm em média entre 50 e 100% a mais de energia do que as pilhas comuns.

Pilhas de zinco

A estrutura interna da pilha de zinco-carbono é semelhante a de uma pilha seca, constituída pelo químico Leclanché.

Essas pilhas podem ter dois formatos: cilíndrico ou paralelepípedo, com os dois polos numa das faces. Seus terminais também são de formato diferente e colocados de modo que possam receber um sistema de ligação por pressão.

Pilhas recarregáveis

Indicadas para dispositivos de alto consumo de energia, como os aparelhos que funcionam com alcalinas, porém usados com muita frequência, as pilhas são ideais para consumidores que precisam utilizar muitas pilhas em um curto espaço de tempo.

Fotógrafos profissionais, gamers ou profissionais que usam pilhas em seu mouse e teclado sem fio são os públicos que utilizam com mais frequência. Babás eletrônicas, microfones e brinquedos são outros exemplos que recorrem aos seus serviços.

Pilhas recarregáveis de NiCd (Nickel Cadmium)

Conhecida como Níquel Cádmio, é um dos primeiros tipos de pilhas recarregáveis. Embora não tenham valor alto, elas têm menor tempo de vida útil e menor capacidade de carga.

Para não ter problemas com o seu desempenho não faça recargas quando a pilha estiver parcialmente descarregada. Espere até que a pilha fique ligeiramente fraca ao ponto de você não conseguir mais utilizá-la em seu aparelho.

As pilhas NiCd estão cada vez mais fora do mercado. Por terem menor tempo de vida útil e por serem muito poluente.

Pilhas recarregáveis de NiMH (Níquel-Metal Hydride)

Maior vida útil, suportar mais recargas e ser menos poluente do que alguns tipos de pilhas – não conta com materiais pesados como o cádmio em sua composição – são diferenciais que a tornam a Níquel Metal Hidreto ou pilhas NiMH como um dos modelos mais requisitados.

Menos nocivo, é um modelo de pilha recarregável que pode substituir as antigas pilhas de níquel-cádmio: chamada de níquel-hidreto metálico (Ni-MH), que possui uma maior vida útil e uma densidade de energia superior a sua antecessora. 

Mas ela também não está isenta de impacto ambiental. Toda a cadeia de sua produção – manejo das matérias primas e processos industriais realizados até que a pilha esteja pronta para ser utilizada – emprega um grande consumo de energia e produz uma quantidade de resíduos diversos que devem ser contabilizados quando pensamos no custo-benefício.

Descarte de pilhas

Alguns tipos de pilhas trazem substâncias tóxicas (metais) em sua composição, o que acabam contaminando o solo e os lençóis d’água subterrâneos. Ou seja, impactam negativamente no meio ambiente. 

No Brasil, é proibido por lei descartar as pilhas em praias, manguezais, poços e cavidades subterrâneas, além de redes de drenagem de águas pluviais, mesmo que abandonadas.

Mas como fazer o descarte? Antes de tudo, é necessário armazenar as pilhas sem misturá-las com outros tipo de materiais que podem ser nocivos ao ecossistema.

Assim como embalá-las em plástico resistente para que se evite contato com umidade, a fim de evitar vazamentos.

Após embaladas, o próximo procedimento é consultar quais são os postos de recolhimento mais próximos da sua residência ou local de trabalho.

Outro ponto importante: se uma pilha apresentar vazamento ou sinal de ferrugem, o procedimento é descartá-la. Mas faça isso usando um coletor apropriado.

Gestora de logística reversa de eletroeletrônicos da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), a GREEN Eletron se tornou a responsável pela administração do “Programa Abinee Recebe Pilhas”, criado em 2010.

A decisão foi deliberada pelos fabricantes e importadoras de pilhas e baterias portáteis e pelo Conselho Administrativo da gestora.

A GREEN Eletron faz toda a gestão do Programa, desde os pontos de coleta até a destinação final ambientalmente adequada, o  que dispensa as empresas de manterem contratos individualizados. 

Leia também:

O que considerar na hora da compra

Não se esqueça de utilizar um produto de uma empresa que seja reconhecida no mercado. Escolha a pilha de acordo com o tamanho e tipo indicado pelo fabricante do equipamento. O tipo de tecnologia necessária também é um fator que deve ser considerado na hora da compra do produto.

Por exemplo, as pilhas de zinco são indicadas para aparelhos que exigem baixo consumo de energia, como relógios de parede e controles remotos de televisão.

Para aparelhos com alto consumo de energia, deve-usar as alcalinas. Máquinas fotográficas, brinquedos eletrônicos, aparelho de medir pressão e lanternas de alto desempenho utilizam esse tipo de pilha. 

Indicadas para dispositivos de alto consumo de energia, como os aparelhos que funcionam com alcalinas, porém usados com muita frequência, as recarregáveis, como já vimos, são ideais para fotógrafos profissionais, gamers ou profissionais que usam pilhas em seu mouse e teclado sem fio.

Qualidade e conformidade com a resolução Conama 401

Conforme a Resolução Conama 401/08 e a Política Nacional de Resíduos Sólidos, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes devem criar sistemas de logística reversa, disponibilizando coletores que permitam o descarte por parte do consumidor, de modo ambientalmente adequado.

A lei considera a necessidade de minimizar os impactos negativos causados na natureza pelo descarte inadequado de pilhas.

Rege também pela necessidade de disciplinar o gerenciamento ambiental de pilhas, em especial, as que contenham em suas composições elementos químicos como chumbo, cádmio e mercúrio.

Visando reduzir, tanto quanto possível, a geração de resíduos, como parte de um sistema integrado de Produção Mais Limpa, estimulando o desenvolvimento de técnicas e processos limpos na produção de pilhas produzidas no Brasil ou importadas.

Conheça abaixo alguns tipos de pilhas:

A Elgin conta com diversos tipos de pilhas que atendem a sua necessidade. Alcalinas, de zinco e recarregáveis podem ser encontradas em seu portfólio. Além de ser uma empresa comprometida em oferecer produtos de qualidade e que respeitam o meio ambiente.Confira alguns modelos:

Pilhas alcalinas

As pilhas alcalinas de  NiMh são exemplos de produtos sustentáveis. O modelo AAA é ecologicamente correto. Não tem elementos químicos como cádmio e mercúrio em sua composição.

Pilhas de zinco

As pilhas de zinco são ideas para descargas leves e contínuas, têm alta duração e são econômicas.

Pilhas recarregáveis

A pilha é ideal para brinquedos, controle remotos, MP3 players, lanternas e outros aparelhos que requerem descargas de energia rápidas e fortes. 

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.