Informática 10/02/2022 | 4 min. de leitura

Qual o impacto das pilhas e baterias no meio ambiente?

Você sabe o impacto das pilhas e baterias no meio ambiente? Veja aqui como fazer o descarte correto desses materiais

O descarte incorreto de pilhas e baterias provoca efeitos nocivos ao meio ambiente, além de causar sérios problemas à saúde. Isso se dá pela composição desses materiais, que podem ser feitos com presença de metais pesados como mercúrio, chumbo e cádmio, se não estiverem de acordo com a legislação Brasileira.

Quando descartados incorretamente, em lixos comuns, vão para lixões e aterros que irão contaminar o solo e os lençóis freáticos. O mercúrio, ao ser inalado, pode causar danos neurológicos, fraqueza muscular, erupções na pele e outras complicações mais severas.

O descarte de pilhas e baterias é regulamentado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) por meio da resolução 401/2008 que determina que os consumidores devem entregar as pilhas e baterias utilizadas para lojas e revendas, para que essas encaminhem os produtos aos fabricantes, que serão responsáveis por esses materiais.

É importante também que haja conscientização por parte dos consumidores. Utilizar esses materiais de forma consciente, optando por pilhas e baterias recarregáveis ou que não tenham materiais pesados em sua composição.

Como descartar corretamente pilhas e baterias? 

Para começar, é necessário armazenar as pilhas sem misturá-las com outros tipos de materiais que podem ser nocivos ao meio ambiente. Além disso, embale o material em plástico resistente para que se evite contato com umidade, a fim de evitar vazamentos.

Após embaladas, o próximo procedimento é consultar quais são os postos de recolhimento mais próximos da sua residência ou local de trabalho.

Importante: se uma pilha apresentar vazamento ou sinal de ferrugem, o procedimento é descartá-la. Mas faça isso usando um coletor apropriado.

Consulte aqui o Posto de Recebimento mais próximo da sua casa.

Leia mais:

Como é o descarte de pilhas no Brasil?

Gestora de logística reversa de eletroeletrônicos da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), a GREEN Eletron se tornou a responsável pela administração do “Green Recicla Pilha”, criado em 2010, a fim de evitar o impacto das pilhas e baterias no meio ambiente.

A decisão foi deliberada pelos fabricantes e importadoras de pilhas e baterias portáteis e pelo Conselho Administrativo da gestora.

Assim, a GREEN Eletron passa a fazer toda a gestão do Programa, desde os pontos de coleta até a destinação final ambientalmente adequada, o  que dispensa as empresas de manterem contratos individualizados.

Veja aqui como é feita a logística reversa de pilhas da Green Eletron.

Linha Elgin de pilhas e baterias

De pilhas de zinco a baterias recarregáveis, a Elgin oferece uma linha completa de pilhas e baterias de alta qualidade para melhor atender você em cada situação do dia a dia, com ótima duração e custo benefício, elas são ideais para aparelhos que necessitam de descargas de energia rápidas e fortes.

A Elgin possui uma linha completa de Pilhas e Baterias que atendem todos os padrões de qualidade e respeitam o meio ambiente.

Vale lembrar que entre 11 marcas de pilhas do mercado avaliadas em testes do INMETRO, as pilhas Elgin apresentaram um resultado excelente na relação custo por hora útil, além de não agredirem o meio ambiente porque têm 0% de metais pesados em sua composição. Veja os produtos disponíveis:

Pilhas alcalinas

As pilhas alcalinas são exemplos de produtos sustentáveis. O modelo AAA é ecologicamente correto. Não tem elementos químicos como cádmio e mercúrio em sua composição.

Pilhas recarregáveis

A pilha é ideal para brinquedos, controle remotos, MP3 players, lanternas e outros aparelhos que requerem descargas de energia rápidas e fortes. 

Bateria Recarregável

As baterias Elgin não agridem o meio ambiente porque têm 0% de metais pesados em sua composição.

Ideal para aparelhos que requerem descargas de energia rápidas e fortes.

Papa-Pilhas Elgin e Descarte Green

Preservar o meio ambiente é um dever de todos, segundo a legislação brasileira (Art.33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos) obriga a empresa fabricante a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, para o descarte correto das pilhas.

Por isso, a Elgin faz parte do programa Green Recicla Pilha e disponibilizamos pontos de coleta por todo Brasil. As pilhas são recicladas e o ambiente preservado.

Gestora de logística reversa de eletroeletrônicos da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), a GREEN Eletron se tornou a responsável pela administração do “Programa Abinee Recebe Pilhas”, criado em 2010.

A GREEN Eletron faz toda a gestão do Programa, desde os pontos de coleta até a destinação final ambientalmente adequada, o  que dispensa as empresas de manterem contratos individualizados. 

A Elgin é uma empresa comprometida em oferecer produtos de qualidade e que respeitam o meio ambiente.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.