Iluminação 15/03/2022 | 4 min. de leitura

Lâmpadas inteligentes: O que é e como funciona?

Lâmpadas inteligentes: O que é e como funciona?

Entenda mais sobre essa tecnologia, que vem trazendo economia e modernidade para muitas casas

As casas inteligentes vêm se tornando cada vez mais populares. Embora seja um investimento mais custoso e para longo prazo, é possível começar com itens mais básicos e acessíveis, como as lâmpadas inteligentes. Essas luzes se destacam por apresentar funcionalidades extras, como ligar ou desligar a iluminação do imóvel de maneira remota, desde que seu smartphone esteja conectado a uma rede Wi-Fi.

A praticidade de acender ou apagar uma luz sem mesmo sair do seu sofá é uma das vantagens que as lâmpadas inteligentes trazem, através de avançados recursos tecnológicos.

A adoção desse sistema na sua casa é também uma prática de sustentabilidade, afinal, ele visa garantir maior economia de energia, além de aumentar a praticidade do seu dia a dia.

O que são e como funcionam as lâmpadas inteligentes?

O avanço da tecnologia vem permitindo que lâmpadas ganhem versões cada vez mais funcionais, trazendo praticidade no dia a dia de muitas pessoas. Dentre os produtos oferecidos pelo mercado, um case de sucesso são as lâmpadas inteligentes, principalmente depois do lançamento da inteligência artificial doméstica Alexa.

Resumidamente, essas lâmpadas são dispositivos informatizados que podem ser acionados a partir de dispositivos digitais. Como são movidas por sistemas Wi-Fi ou bluetooth, as lâmpadas inteligentes são uma ótima pedida para quem deseja automatizar a própria residência.

Como cada modelo apresenta suas próprias funcionalidades, é imprescindível seguir as instruções do fabricante na hora de fazer sua instalação — que, em geral, costuma ser simples e rápida.

Outro ponto que podemos destacar é que as lâmpadas inteligentes se diferem das tradicionais por não necessitarem de interruptores para serem acesas ou apagadas. Esse comando pode partir do seu próprio smartphone ou da assistente virtual Alexa ou Google Home/Nest, que permite manusear a iluminação através de um simples comando de voz.

Curiosidades que você precisa conhecer

Existem algumas funcionalidades extras das lâmpadas inteligentes que agregam ainda mais valor ao produto. Dentre eles, podemos destacar:

  • Controle de luminosidade: com o aplicativo, você pode controlar a intensidade da iluminação de forma simples e rápida;
  • Praticidade: quando você integra sua casa a um sistema inteligente, é possível apagar ou acender a luz a distância, esteja você em qualquer lugar, a qualquer hora;
  • Explosão de cores: uma lâmpada de LED costuma apresentar somente uma cor, enquanto as lâmpadas inteligentes transitam entre múltiplas colorações, a partir de controle no aplicativo, personalizando o ambiente;
  • Economia de energia: essa inovação é mais econômica e sustentável do que os outros tipos de lâmpada; além do mais, seu controle digitalizado evita gastos excessivos, principalmente ao sair de casa e esquecer de apagar as luzes;
  • Assistente virtual como aliada: conforme já mencionado, uma lâmpada inteligente pode ser ainda mais funcional quando você a conecta a uma assistente virtual, podendo manter controle através de comandos de voz.

Conforme já mencionado, a automação residencial é um dos grandes projetos de inovação para o futuro que se aproxima, e investir em lâmpadas inteligentes pode ser apenas o primeiro passo.

Ainda é possível combinar diversos itens para criar padrões personalizados de automação, programando um “modo cinema”. Neste caso, você pode solicitar, por um simples comando de voz, para que sua assistente virtual abaixe automaticamente a iluminação, modifique a temperatura do ar-condicionado e já conecte sua TV em um app de streaming, por exemplo.

Conheça as opções de lâmpadas inteligentes disponibilizadas no catálogo da Elgin e comece agora mesmo a projetar a sua casa para torná-la mais moderna, sustentável e eficiente.

Leia também:

Qual a melhor marca de lâmpadas inteligentes?

Existem diversas marcas que comercializam esse tipo de lâmpada que pode ser a solução para você. Por exemplo, a Elgin conta com um grande portfólio de iluminação e também investe nesse tipo de lâmpada. Confira os produtos Smart:

Smart Color

A lâmpada é compatível com Wi-Fi através do aplicativo ELGIN SMART. Com ela, você cria o seu próprio ambiente e faz o clima que você quiser: para jogar, assistir a filmes, estudar ou mesmo relaxar.

Controle Remoto Universal Smart

Controles Eletrônicos: Tv, Dvd, Home Theater, Tv a cabo, aparelhos de ar-condicionado Por Infravermelho (Ir).

Controle tudo através do App Elgin Smart. Compatível com controle por comando de voz através de Google Home e Amazon Alexa.

Painéis Smart

Painéis LED inteligentes e Exclusivos da Elgin, conectados via Wi-Fi e podendo ser controlados através do aplicativo ELGIN SMART ou comando de voz.

Muito versáteis, ficou fácil criar seu próprio ambiente de estudos, trabalho e lazer com um único produto, pois variam a temperatura de cor desde o branco morno até o branco frio, podendo inclusive ser dimerizadas.

Gostou do texto? Leia mais!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.