Iluminação 11/08/2022 | 5 min. de leitura

Por que uma lâmpada para estudo é importante?

Por que uma lâmpada para estudo é importante?

Ter uma lâmpada para estudo é primordial para um bom rendimento nos momentos de foco. Mesmo que aproveite a luz natural de manhã, quando escurece, é importante ter uma lâmpada correta para seu conforto visual.

Uma iluminação ruim causa dores de cabeça, baixo rendimento e dor nos olhos. Em compensação, ter uma boa iluminação no ambiente de estudo auxilia na produtividade e fixação dos conteúdos.

Qual o melhor tipo de luz para estudar?

Existem diversas lâmpadas no mercado. A grande maioria é capaz de oferecer uma iluminação adequada para estudar, porém, é interessante saber que alguns tipos apresentam desvantagens.

Como é caso das lâmpadas incandescentes, que possuem consumo energético elevado e baixa durabilidade, além de aquecerem muito, não sendo indicadas para luminárias, por exemplo.

As lâmpadas do tipo halógenas e fluorescentes são um pouco mais econômicas do que as incandescentes. Porém, a lâmpada mais indicada para uma economia efetiva é a LED, que possui baixo consumo, alta eficiência energética, altíssima durabilidade e ótimo potencial de iluminação.

Além disso, você deve saber qual o objetivo da lâmpada para esse ambiente.

No caso da leitura ou estudos, o ideal é utilizar lâmpadas brancas frias, que estimulam a atenção, diferentemente das amareladas, que propiciam o relaxamento e podem deixar o leitor com sono. Mas, se a intenção for ler na cama para estimular o sono, aposte na luz amarela.

O que pode acontecer se eu forçar a vista?

Hábitos como ler com a luz muito baixa, usar óculos com o grau incorreto e ficar muito tempo exposto à tela, ao longo do tempo tende a forçar a visão, gerando consequências negativas à saúde, como podemos ver a seguir.

Dor e ressecamento nos olhos

Forçar a vista é como fazer exercícios físicos de forma exagerada. Eventualmente, os músculos vão reclamar do excesso. O mesmo acontece com os olhos. Depois de horas prolongadas de esforço, os olhos podem começar a doer e ressecar.

Faça algumas pausas no trabalho, pesque com mais frequência, feche os olhos e depois olhe para algo distante. Dessa forma, os olhos serão obrigados a ajustar o foco para um local diferente do que estava fazendo por horas.

Dores de cabeça

As dores de cabeça costumam acontecer depois de forçar muito a vista. Fique atento às causas de sua dor de cabeça para ter certeza de que é fruto de manter o foco demasiadamente e não tenha relação com outros fatores.

Visão embaçada momentaneamente

A visão embaçada acontece porque os olhos passam muito tempo tentando se ajustar para enxergar corretamente, até que ficam cansados e enfrentam dificuldades para continuar exercendo a sua função.

Quando usar luz branca ou amarela?

Quanto mais quente é uma luz, mais baixa é a sua cor e quanto mais fria, mais alta. Veja qual é a indicação para cada cor.

Luz quente

A sala de estar e jantar são espaços muito importantes. Normalmente, o primeiro é o espaço mais usado da casa, enquanto no segundo é onde se realiza as refeições.

Ambos podem ser considerados ambientes essenciais para uma família, já que é nesses lugares em todos se reúnem para conversar, receber os amigos, passar o tempo e se alimentar. 

Em um ambiente tão versátil quanto a sala de estar, é preciso ter cuidado e investir em uma iluminação mais aconchegante, com luzes de cor quente, amarelas. 

O quarto é um ambiente particular, que é exclusivo para momentos de descanso e intimidade. Por isso, é importante saber como iluminar o quarto de casal para criar uma luz mais acolhedora.

Luz fria

Ter uma boa iluminação na cozinha é indispensável, principalmente na área em que os alimentos são preparados. Nesse ambiente lidamos com fogo, faca e outros itens perigosos, por isso é importante ter um cômodo claro e funcional. 

Para esse ambiente o ideal são lâmpadas com uma temperatura de cor fria, pois proporcionam mais claridade e brilho ao ambiente. Para o home office ou uma área de estudo, é necessário ter um ambiente que ajude a ter foco e ser produtivo. 

Nesses ambientes, o uso de lâmpadas de LED tubulares pode ser uma ótima ideia. Essas lâmpadas são muito versáteis e úteis em vários ambientes. Veja alguns modelos da Elgin de lâmpadas para aumentar sua produtividade durante os estudos ou leitura.

Smart Color

A lâmpada é compatível com Wi-Fi através do aplicativo ELGIN SMART. Com ela, você cria o seu próprio ambiente e faz o clima que você quiser: para jogar, assistir a filmes, estudar ou mesmo relaxar.

LED BULBO

A lâmpada é Ideal para iluminação geral e decorativa em substituição às lâmpadas incandescentes e proporciona grande economia de energia.

Lâmpada Tubular LED

A lâmpada tubular sem necessidade de reator que traz uma economia de até 50% de energia. Bivolt com capacidade de até  25.000h, ele oferece opção de luz branca morna e branca fria e opção de branca neutra, de 4000K.

Leia também:

Tenha uma luminária no ambiente de estudos

Considere investir em uma luminária para o seu ambiente de estudos, o modelo ideal vai depender de alguns fatores como suas intenções para o local e a disposição dos móveis.

Para uma escrivaninha, é recomendado ter luminária de mesa, em que você pode direcionar a luz para os livros ou itens que serão estudados. Outra dica é comprar um abajur para mesas de cabeceira. Veja alguns exemplos de luminárias:

Luminária LED Lumi Play

  • Carregador Sem Fio
  • Caixa de Som Bluetooth
  • Carregador de celular

Luminária LED Redonda Embutir

  • Vida Útil 25.000h
  • Tensão Bivolt
  • Fácil Instalação

Gostou do texto com dicas para lâmpada para estudo? Leia outros abaixo!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.