Iluminação 23/05/2022 | 7 min. de leitura

Tudo sobre decoração e iluminação

Para algumas pessoas, decorar a casa é um ato desnecessário e sem muita importância. Mas isso é uma afirmação errada, já que a decoração está ligada a qualidade de vida.

Qualidade de vida está ligado a muitos fatores, um deles é o ambiente em que vivemos e frequentamos. A nossa casa tem um papel muito importante em nossa saúde, física e mental. 

Empresas que investem na decoração dos seus escritórios e espaços de trabalho, criando espaços coloridos e cheios de vida, costumam ver uma melhora no desempenho de seus colaboradores. 

E a iluminação possui um papel fundamental na decoração, pois ajuda a realçar os pontos fortes do ambiente. Por isso, a iluminação pode ser considerada chave em uma boa decoração. 

Qual a importância da iluminação na decoração? 

Se você está planejando decorar a sua casa ou seu espaço comercial, entenda que a iluminação é um dos fatores mais importantes para a decoração

Criar uma iluminação adequada não é uma tarefa fácil, exige tempo e dedicação. Por ser uma tarefa difícil muitos acabam cometendo alguns erros comuns, como colocar muita luz no local. 

Uma boa iluminação acentua os pontos importantes do ambiente. Por exemplo, mesmo com objetos e móveis incríveis na decoração, uma sala de estar pode se tornar um ambiente desconfortável com uma iluminação de luz fria e azulada, o que é incorreto para esse tipo de espaço. 

O objetivo da casa é dar ao seus moradores conforto para passar as noites e os finais de semana, já que muitas vezes chegamos cansados do trabalho e dos estudos, e tudo que se precisa é um momento tranquilo e de descanso. 

Por isso, é tão importante investir em iluminação durante a decoração. Ela é capaz de melhorar a qualidade de vida.

Entender os conceitos de iluminação é essencial para elaborar decorações que façam sentido em sua casa ou espaço comercial. 

Dicas de decoração para lojas e empresas

A decoração é uma parte fundamental do ambiente, ela é responsável por dar características únicas para o espaço. A luz correta pode realçar a exposição dos produtos nas prateleiras, ajudando a atrair a atenção do consumidor. 

Mais do que isso, a iluminação constrói uma atmosfera muito mais atraente no espaço comercial, tornando a experiência do cliente muito agradável. 

Além disso, ela pode ser a extensão da personalidade. No caso de lojas e empresas, ela pode representar a identidade da marca. A decoração em um loja ou empresa deve passar uma mensagem, de acordo com o seu objetivo. 

iluminação para empresa

Como usar a iluminação na decoração?

Sabemos que a iluminação e a decoração são muito importantes para a casa, porém, colocar em prática e melhorar esses pontos não é uma tarefa fácil. 

Para aprender a harmonizar os ambientes, nós separamos algumas dicas sobre cada cômodo da sua casa. 

Dicas de iluminação para a Cozinha

Vamos começar falando sobre a cozinha, considerada por muitos a parte mais importante da casa.

Geralmente, a cozinha é um ambiente em que se exige muita atenção, já que é lá que se prepara alimentos. 

Na cozinha, trabalhamos com objetos que podem ser muito perigosos, como facas, tesouras e fogo. Por isso é tão importante ter atenção. 

Para a iluminação desse local, é ideal que se use luzes frias e brancas acima 5000K, pois essas são indicadas para ambientes como esse. Quanto mais iluminação natural entrar no ambiente, melhor ainda.

A decoração da cozinha também é muito importante, antes de tudo, é essencial que ela seja funcional. Isso quer dizer que tudo que é utilizado com muita frequência precisa estar otimizado para não haja confusão no momento de cozinhar. 

dicas de iluminação para cozinha

Dicas de iluminação para a Sala

Diferente da cozinha, a sala é local para relaxar, conversar com família e amigos, assistir filmes e séries ou ler um livro.  Por isso, é importante criar uma atmosfera que seja confortável e aconchegante

Uma boa maneira, é utilizar luzes diretas e indiretas, bem como dimerização. Assim, a iluminação se torna muito mais versátil para atender sua necessidade. 

Para a sala, combina muito bem o uso de iluminação decorativa, com pendentes, luminárias e lâmpadas de filamento de LED ou carbono. 

Para a temperatura de cor, o ideal é manter uma cor branco quente amarelada, entre 2000k e 3500K. As lâmpadas com essa temperatura de cor são capazes de transmitir luzes muito mais aconchegantes. 

dicas de iluminação para banheiro

Dicas de iluminação para o Banheiro

No geral, o banheiro é um ambiente que necessita de uma iluminação clara, de preferência uma luz natural, podendo ser por meio de janelas ou claraboia.

Caso não seja possível o uso de luz natural, lâmpadas de cor neutra são ótimos para simular a luz natural. Esse tipo de luz possui temperatura de cor entre 4000K e 4500K.

No espelho, o ideal é colocar uma luz difusa ou indireta, para ajudar em atividades como a maquiagem e o barbear.

dicas de iluminação para banheiro

Dicas de iluminação para Quartos

Assim como a sala, o quarto também é um local descanso, por isso é necessário o uso de uma iluminação acolhedora. 

A iluminação adequada para o quarto são as lâmpadas dimerizadas, que podem ter a intensidade do seu brilho regulado. Uma luz com cor mais quente também pode ajudar no relaxamento. 

Outra dica, é usar pontos de luz direcionada, que podem auxiliar a leitura. Nesse caso, abajures ou luminárias pendentes são muito úteis.

dicas de iluminação para quarto

Dicas de iluminação para a Área externa

Até mesmo o lado de fora da sua casa deve ter uma iluminação adequada para cada ambiente. Nos corredores e trajetos é essencial colocar luzes em volta, para facilitar a entrada e saída das pessoas. 

Para criar uma iluminação acolhedora e segura, use pequenos postes de luz ou lâmpadas LED embutidas no chão. Postes para jardim ou arandelas na parede também podem ajudar a criar uma atmosfera especial ao exterior da casa.

Não existem limitações para a iluminação na parte externa. Principalmente no jardim vale trabalhar bastante a criatividade.

Como deixar o ambiente melhor iluminado?

Para construir um ambiente bem iluminado, é preciso mesclar bem o luz natural e a luz artificial. 

Janelas, cortinas, claraboias e portas-francesas são alguns dos componentes que podem ajudar seu ambiente a permitir a entrada de luz natural. 

Para a iluminação artificial, luzes de cor neutra e branco frio podem melhorar ainda mais a claridade do espaço.

Além disso, se o seu objetivo é deixar o ambiente mais iluminado, a decoração também pode ser fundamental. 

Móveis e pinturas de cor escuras podem deixar o ambiente com iluminação baixa. Por isso, se você deseja ambientes o mais claro possível, opte por itens de decoração mais claros.

Como escolher a melhor iluminação para o seu ambiente?

Existem diversas opções para iluminar o seu ambiente do jeito que deseja e complementar ainda mais a decoração. 

Além das tradicionais lâmpadas de LED, você também pode utilizar:

A Elgin, marca brasileira com mais de 70 anos de história, conta com esses diversos tipos de iluminação.  É muito importante adquirir produtos confiáveis e que possuem qualidade, assim, garantindo os resultados esperados em seu ambiente. 

A iluminação pode aprimorar sua decoração

Lembre-se que a iluminação é essencial para o ambiente, tanto em casas quanto em espaços comerciais, como lojas e empresas. A iluminação junto com a decoração podem criar uma personalidade para o seu ambiente. 

Para isso, é muito importante que ela seja usada estrategicamente em cada ambiente de maneira correta. 

Agora que você já sabe como melhorar a iluminação, basta colocar em prática tudo o que aprendeu e criar o melhor ambiente para a sua necessidade. 

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.