Ter uma lâmpada para estudo é primordial para um bom rendimento nos momentos de foco. Mesmo que aproveite a luz natural de manhã, quando escurece, é importante ter uma lâmpada correta para seu conforto visual.
Uma iluminação ruim causa dores de cabeça, baixo rendimento e dor nos olhos. Em compensação, ter uma boa iluminação no ambiente de estudo auxilia na produtividade e fixação dos conteúdos.
Índice
Qual o melhor tipo de luz para estudar?
Existem diversas lâmpadas no mercado. A grande maioria é capaz de oferecer uma iluminação adequada para estudar, porém, é interessante saber que alguns tipos apresentam desvantagens.
Como é caso das lâmpadas incandescentes, que possuem consumo energético elevado e baixa durabilidade, além de aquecerem muito, não sendo indicadas para luminárias, por exemplo.
As lâmpadas do tipo halógenas e fluorescentes são um pouco mais econômicas do que as incandescentes. Porém, a lâmpada mais indicada para uma economia efetiva é a LED, que possui baixo consumo, alta eficiência energética, altíssima durabilidade e ótimo potencial de iluminação.
Além disso, você deve saber qual o objetivo da lâmpada para esse ambiente.
No caso da leitura ou estudos, o ideal é utilizar lâmpadas brancas frias, que estimulam a atenção, diferentemente das amareladas, que propiciam o relaxamento e podem deixar o leitor com sono. Mas, se a intenção for ler na cama para estimular o sono, aposte na luz amarela.
O que pode acontecer se eu forçar a vista?
Hábitos como ler com a luz muito baixa, usar óculos com o grau incorreto e ficar muito tempo exposto à tela, ao longo do tempo tende a forçar a visão, gerando consequências negativas à saúde, como podemos ver a seguir.
Dor e ressecamento nos olhos
Forçar a vista é como fazer exercícios físicos de forma exagerada. Eventualmente, os músculos vão reclamar do excesso. O mesmo acontece com os olhos. Depois de horas prolongadas de esforço, os olhos podem começar a doer e ressecar.
Faça algumas pausas no trabalho, pesque com mais frequência, feche os olhos e depois olhe para algo distante. Dessa forma, os olhos serão obrigados a ajustar o foco para um local diferente do que estava fazendo por horas.
Dores de cabeça
As dores de cabeça costumam acontecer depois de forçar muito a vista. Fique atento às causas de sua dor de cabeça para ter certeza de que é fruto de manter o foco demasiadamente e não tenha relação com outros fatores.
Visão embaçada momentaneamente
A visão embaçada acontece porque os olhos passam muito tempo tentando se ajustar para enxergar corretamente, até que ficam cansados e enfrentam dificuldades para continuar exercendo a sua função.
Quando usar luz branca ou amarela?
Quanto mais quente é uma luz, mais baixa é a sua cor e quanto mais fria, mais alta. Veja qual é a indicação para cada cor.
Luz quente
A sala de estar e jantar são espaços muito importantes. Normalmente, o primeiro é o espaço mais usado da casa, enquanto no segundo é onde se realiza as refeições.
Ambos podem ser considerados ambientes essenciais para uma família, já que é nesses lugares em todos se reúnem para conversar, receber os amigos, passar o tempo e se alimentar.
Em um ambiente tão versátil quanto a sala de estar, é preciso ter cuidado e investir em uma iluminação mais aconchegante, com luzes de cor quente, amarelas.
O quarto é um ambiente particular, que é exclusivo para momentos de descanso e intimidade. Por isso, é importante saber como iluminar o quarto de casal para criar uma luz mais acolhedora.
Luz fria
Ter uma boa iluminação na cozinha é indispensável, principalmente na área em que os alimentos são preparados. Nesse ambiente lidamos com fogo, faca e outros itens perigosos, por isso é importante ter um cômodo claro e funcional.
Para esse ambiente o ideal são lâmpadas com uma temperatura de cor fria, pois proporcionam mais claridade e brilho ao ambiente. Para o home office ou uma área de estudo, é necessário ter um ambiente que ajude a ter foco e ser produtivo.
Nesses ambientes, o uso de lâmpadas de LED tubulares pode ser uma ótima ideia. Essas lâmpadas são muito versáteis e úteis em vários ambientes. Veja alguns modelos da Elgin de lâmpadas para aumentar sua produtividade durante os estudos ou leitura.
Smart Color
A lâmpada é compatível com Wi-Fi através do aplicativo ELGIN SMART. Com ela, você cria o seu próprio ambiente e faz o clima que você quiser: para jogar, assistir a filmes, estudar ou mesmo relaxar.
LED BULBO
A lâmpada é Ideal para iluminação geral e decorativa em substituição às lâmpadas incandescentes e proporciona grande economia de energia.
Lâmpada Tubular LED
A lâmpada tubular sem necessidade de reator que traz uma economia de até 50% de energia. Bivolt com capacidade de até 25.000h, ele oferece opção de luz branca morna e branca fria e opção de branca neutra, de 4000K.
Leia também:
- Tudo sobre decoração e iluminação
- Dicas para iluminar quarto do casal
- Lâmpadas inteligentes: O que é e como funciona?
Tenha uma luminária no ambiente de estudos
Considere investir em uma luminária para o seu ambiente de estudos, o modelo ideal vai depender de alguns fatores como suas intenções para o local e a disposição dos móveis.
Para uma escrivaninha, é recomendado ter luminária de mesa, em que você pode direcionar a luz para os livros ou itens que serão estudados. Outra dica é comprar um abajur para mesas de cabeceira. Veja alguns exemplos de luminárias:
Luminária LED Lumi Play
- Carregador Sem Fio
- Caixa de Som Bluetooth
- Carregador de celular
Luminária LED Redonda Embutir
- Vida Útil 25.000h
- Tensão Bivolt
- Fácil Instalação
Gostou do texto com dicas para lâmpada para estudo? Leia outros abaixo!