Energia Solar 06/02/2023 | 2 min. de leitura

O que é um sistema solar híbrido e como funciona?

O que é um sistema solar híbrido e como funciona?

O sistema solar híbrido é a junção dos sistemas de geração on grid e off grid. Ele permite um modelo de geração de energia solar ligado à rede elétrica e ao mesmo tempo conectado a um sistema de armazenamento de energia.

Para você se inteirar sobre assunto, preparamos um post com tudo o que você precisa saber sobre sistema solar híbrido.

O que são os sistemas fotovoltaicos híbridos?

O sistema de energia solar fotovoltaica híbrido funciona a partir da conexão com a rede pública da concessionária de energia elétrica. Entretanto, ele também está diretamente conectado a baterias.

De tal forma, o inversor é alimentado por um banco de armazenamento, agindo isoladamente enquanto houver queda da rede da concessionária. Neste caso, o sistema off grid poderá alimentar as cargas e manter o abastecimento de eletricidade do imóvel de pé.

Quais são os tipos de painéis solares híbridos?

Os painéis solares híbridos possibilitam a obtenção de energia elétrica e energia solar térmica, para água quente sanitária e aquecimento, no mesmo painel solar. A energia solar fotovoltaica absorve a irradiação vinda do sol, ao passo que a parte que não é capaz de acumular calor térmico é recuperada via um trocador de calor. Atualmente, são comercializados dois tipos de painéis solares híbridos:

O modelo All in One é indicado para empresas que necessitam que seus equipamentos funcionem sem interrupções. Ele garante que não faltará energia no decorrer do dia. São compostos por inversores interativos e autônomos, baterias, controladores de carga e retificadores. Por ser instalado em módulos, o sistema de energia solar pode ser ampliado se houver demanda.

Já no sistema Bimodal, a empresa tem a opções de selecionar o uso da energia produzidas pelas baterias ou a fornecida pela rede elétrica. É um sistema de geração de energia autônomo, que possui reforço do inversor bimodal.

O carregamento das baterias pode ser feito tanto com a energia vinda da rede quanto a proveniente dos painéis solares. 

Leia também:

Quais as vantagens de um sistema solar híbrido?

Ter um sistema solar de autoconsumo híbrido é vantajoso para o seu orçamento, já que a energia solar é armazenada no período da noite, assim há a redução do consumo de energia da rede tradicional, diminuindo o valor da conta de energia.

Outra vantagem a ser destacada é a segurança e autonomia energética de ter sempre energia em sua residência, mesmo com apagões na rede de distribuição. 

Como escolher o sistema solar híbrido ideal?

Na hora de escolher um sistema solar híbrido é preciso avaliar as suas necessidades, tipos de equipamentos que serão utilizados em sua empresa ou residência e por quanto tempo eles devem permanecer ligados.

Entre em contato com a Elgin para saber mais informações sobre o uso da energia solar fotovoltaica e seus benefícios.  

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.