Energia Solar 24/06/2022 | 4 min. de leitura

Drones e a energia solar fotovoltaica: conheça essa tecnologia

Saiba como o uso desses equipamentos pode reduzir custos, aumentar a produtividade e minimizar riscos aos profissionais

Segundo dados da International Energy Agency, em 2020, o uso de energia solar cresceu cerca de 20% no Brasil, com o país liderando a implementação e o uso de placas solares na América Latina. 

Mas as empresas do setor ainda têm dificuldade em encontrar tecnologias que auxiliem na implementação de novos projetos de energia solar. Porém, uma das novidades neste sentido tem sido o uso de drones em energia solar, com diversas aplicações.

Os drones têm chamado a atenção de diversos setores pela sua versatilidade e uma infinidade de usos, podendo ser utilizados nos mais diversos ambientes.

Na área de energia solar fotovoltaica, o principal papel que desempenham é o de facilitar o mapeamento de edificações e otimizar a conclusão dos projetos, além de reduzir os custos de instalação e do monitoramento das placas fotovoltaicas.

Principais aplicações e vantagens de drones em energia solar

1. Maior precisão nos projetos de energia solar

Quando uma empresa realiza o levantamento de dados e medidas de maneira manual, aumentam as chances de ocorrer alguns erros, o que também eleva a taxa de retrabalho, a imprecisão das medições, entre outros problemas. Quando a opção é pelo uso do drone em projetos de energia solar, após o voo e o processamento de imagens, cria-se um mapa georreferenciado, ou seja, cada pedaço da imagem que aparece na tela é o mesmo do tamanho real.

Com o drone, é possível produzir medidas em diversos formatos, como nuvem de pontos ou um modelo digital de superfície. O uso de drones em energia solar aumenta a precisão e reduz custos, pois todo o procedimento de medidas é feito de maneira online.

2. Aumento de produtividade

Ao aderir ao uso de drones em energia solar, não é mais necessário dispender vários funcionários ou muitas horas de trabalho para realizar as medidas do teto de uma empresa ou residência para executar um novo projeto. Com a utilização de drones em energia solar, essa etapa é rapidamente concluída, o que permite que os colaboradores da empresa sejam alocados em novos projetos.

3. Redução de acidentes de trabalho

A maioria dos projetos de implantação de sistemas solares fotovoltaicos exige que um funcionário permaneça um bom tempo em um local elevado (telhados) para obter as medidas necessárias para o desenvolvimento do projeto. Com isso, não há como negar que há riscos de queda e, consequentemente, de ocorrer um acidente de trabalho. Como com o uso de drones em energia solar, o trabalho pode ser feito a distância, e esse risco praticamente não existe. Além disso, quanto maior o projeto, maiores os custos com equipamentos de proteção individual, acessórios, equipe de emergência, entre outros detalhes.  

Leia também:

4. Modelagem 3D de edificações

Com o uso de drones em energia solar consegue-se realizar modelagens 3D de casas ou edifícios na escala correta e com objetos que provocam sombreamento. O equipamento consegue abranger, por exemplo, toda a parte lateral da casa e calcular a altitude e a posição do sol. Com isso, a aplicação das placas é otimizada, pois evita-se que elas sejam colocadas em locais com mais sombreamento, o que resulta em menos rendimento.

5. Inspeção em locais de difícil acesso

Por se tratar de um aparelho com tamanho reduzido, o drone consegue acessar qualquer local com facilidade, inclusive aqueles muito próximos a estruturas, rodovias e ferrovias.

6. Análise de falhas

Por serem pequenos e voarem facilmente em locais altos e próximos a estruturas, o uso de drones em energia solar consegue identificar módulos defeituosos e falhas de projeto com rapidez. Isso facilita a tomada de decisão de maneira mais rápida. Ao identificar, com rapidez e precisão, um módulo que não esteja desempenhando suas funções adequadamente, é possível evitar seu mau desempenho.  

Sobre o Grupo Elgin

Sempre com o foco no bem-estar das pessoas e na preservação ambiental, a Elgin procura agregar em suas linhas de produtos atributos sustentáveis que colaboram com as metas de redução de emissão de poluentes e baixos níveis de consumo de energia.

Esse respeito ao cliente não se faz presente apenas através da qualidade dos produtos oferecidos pela Elgin, mas também pelos serviços de pós-venda, disponibilizados pelo SAC e por diversas assistências técnicas autorizadas espalhadas pelo Brasil, que garantem a satisfação de seus usuários e reforçam a confiança adquirida ao longo dos anos.

Solicite seu orçamento ou projeto personalizado com um de nossos integradores credenciados.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.