Energia Solar 09/12/2021 | 3 min. de leitura

Energia Solar no Brasil

Entenda mais sobre as infinitas possibilidades desse sistema de energia renovável

A energia solar no Brasil é uma realidade que vem crescendo exponencialmente ao longo dos últimos anos. São muitos os benefícios — econômicos e ambientais — que têm ajudado a alavancar o crescimento do consumo dessa fonte de energia renovável e sustentável.

A energia solar no Brasil, por enquanto, representa somente 2% de toda a matriz energética do país. As regiões sul e sudeste do país são os territórios onde mais têm crescido o número de instalações de sistemas fotovoltaicos.

A maior parte do número de instalações de sistemas de energia solar no Brasil vem de residências, com o objetivo de reduzir a conta de luz com a utilização da energia fotovoltaica — que gera eletricidade.

Uma das grandes vantagens que justifica o sem-fim de possibilidades de adoção desse tipo de sistema fotovoltaico é o extenso potencial energético do Brasil. Os níveis de incidência solar em território nacional superam países que investem mais em projetos fotovoltaicos, como a Espanha, a Alemanha e a França.

Dado isso, a geração de energia solar no Brasil vem sendo amplamente explorada no país, que possui todos os estímulos necessários para sua fomentação. Estimativas indicam que, até novembro de 2021, o País registrava mais de 600 mil sistemas instalados.

Essa expectativa traz um cenário de uma maior economia com relação às distribuidoras tradicionais, além de serem grandemente responsáveis pela preservação ambiental e pelo desenvolvimento sustentável em território nacional.

A evolução da produção de energia solar no Brasil

Como já mencionado, a capacidade do Brasil para a produção de energia solar é gigantesca. Nos últimos anos, graças a esforços de governos e da iniciativa privada, o país está cada vez mais próximo da utilização de todo seu potencial para poder se firmar como uma grande potência no mercado de energia fotovoltaica.

A energia solar no Brasil pode trazer uma enorme gama de benefícios ambientais ao país. Dentre eles, se boa parte da população brasileira investir em sistemas fotovoltaicos, em suas casas e empresas, não seria mais preciso inundar territórios extensos da Floresta Amazônica para construir usinas hidroelétricas, como o polêmico caso de Belo Monte.

A indústria de produção de energia solar também é uma grande percursora de geração de empregos: foram criados 325 mil novos postos de trabalho desde 2012. Estados como Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, vêm se destacando como os que possuem maior capacidade fotovoltaica instaladas.

Os benefícios da energia solar no Brasil

Podemos destacar que a energia solar no Brasil, além de sua imensa contribuição para o desenvolvimento sustentável e para geração de emprego e renda, também traz outras contribuições diversas para a nação. São eles:

  • Casas com sistemas de energia fotovoltaica instalados podem economizar em até 95% seu valor na conta de luz;
  • Sistemas fotovoltaicos trazem valorização para os imóveis;
  • Não faz barulho nem polui;
  • A energia solar no Brasil é 100% renovável;
  • Possui baixa necessidade de manutenção;
  • É de fácil instalação;
  • Vida útil de mais de 25 anos para um sistema solar.

Em suma, pode-se reforçar que esse tipo de energia renovável é inesgotável: é uma opção, em outras palavras, de segurança para o futuro dos nossos filhos e netos. Como já mencionado brevemente, a instalação do sistema para geração de energia é feita de jeito simples e possui baixa necessidade de manutenção, sendo preciso fazer uma limpeza dos painéis solares de uma a 2 vezes ao ano.

Caso você tenha enxergado as imensas possibilidades desse recurso sustentável e econômica e tenha se interessado em saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco agora mesmo e adote essa medida futurista na sua casa!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.