Energia Solar 07/07/2022 | 4 min. de leituraArray

Painel solar: o que é, como funciona e qual o preço

Painel solar: o que é, como funciona e qual o preço

Vantagens da energia solar vão muito além da economia de energia. Saiba por que o investimento pode valer a pena

O painel solar é um equipamento utilizado para realizar a conversão da luz do sol em energia elétrica por meio da captação dos raios solares. Ele é uma das partes que compõem um sistema solar fotovoltaico. Por se valer exclusivamente do sol, trata-se do método mais limpo de geração de energia.

O painel solar fotovoltaico é composto por células fotovoltaicas, normalmente fabricadas em silício cristalino e arsenito de gálio, que têm a sensibilidade de absorver a energia solar e gerar a eletricidade em duas camadas opostas (positiva e negativa). 

Apesar de o arsenito ser a substância mais utilizada no painel solar, o silício cristalino começou a ser usado para baratear o custo do produto, tornando o acesso à energia solar mais acessível.

Ao incidir sobre as células fotovoltaicas, a luz solar provoca a movimentação dos elétrons do material condutor, transportando-os pelo material até serem captados por um campo elétrico (formado por uma diferença de potencial existente entre os semicondutores). Dessa forma, gera-se eletricidade.

Apenas um painel solar (uma placa solar) não é suficiente para gerar toda a energia consumida em uma casa, empresa ou propriedade rural. Cada imóvel e consumo exigem um número certo de placas para conseguir gerar a energia necessária.

O estabelecimento ou residência consome a energia necessária para o seu uso, e o que não é consumido fica acumulado na rede da concessionária de energia, para consumo posterior. Apesar de o sistema fotovoltaico não exigir um ambiente com alta radiação para funcionar, a quantidade de energia produzida depende da densidade das nuvens. Isso significa que, quanto menos nuvens houver no céu, maior será a produção de eletricidade.

Tipos de painéis solares

Existem três tipos de painéis solares:

  • Painel solar monocristalino: é o tipo mais eficiente, feito de células monocristalinas de silício;
  • Painel solar policristalino: As células fotovoltaicas são formadas por diversos cristais, dando uma aparência de vidro quebrado à célula;
  • Painel solar de filme fino: o material fotovoltaico é depositado diretamente sobre uma superfície, como metal ou vidro, para formar o painel solar.

Embora os custos associados à instalação de um sistema fotovoltaico ainda sejam elevados a perspectiva é de que o investimento se pague em cerca de cinco anos devido à economia de energia.

A produção de energia elétrica varia muito de acordo com a região onde o sistema for instalado e a época do ano, já que esses fatores influenciam diretamente na quantidade de luz ao qual o painel solar estará exposto. Algumas placas conseguem armazenar mais energia em menos espaço, enquanto outras precisam de uma área maior. Tudo isso deve ser analisado antes de incorporar a placa no telhado.

Resistência do painel solar

Os módulos fotovoltaicos devem ser capazes de resistir a diversas condições, como a força dos ventos, calor extremo e impacto de granizo.

As cargas de ventos são um fator a ser considerado na hora de instalar o painel, pois elas são capazes de projetar um peso excessivo sobre as placas (estruturas planas e sem vazão) e, consequentemente, sobre a estrutura.

As estruturas de fixação também são importantes, sendo responsáveis por fixar os módulos sobre o telhado ou solo. Seu mau desempenho pode invalidar por completo o investimento na tecnologia.

Veja também:

Vantagens

A energia obtida através do painel solar vem sendo usada por indústrias, residências, para sinalização de estradas, funcionamento de cercas elétricas, entre outros fins. A grande vantagem da eletricidade gerada pelo painel solar é que a energia é renovável, além disso, o painel solar:

  • Necessita de pouca manutenção;
  • Grande vida útil e extrema durabilidade;
  • Não prejudica o meio ambiente;
  • Requer áreas menos extensas para a produção de energia;
  • Não é poluente;
  • É uma fonte de energia viável para lugares afastados e de difícil acesso, visto que não necessita de grandes investimentos na manutenção de equipamentos.

Quanto custa um painel solar?

O custo de um sistema de energia solar fotovoltaico depende de dois pontos importantes: tamanho e complexidade da instalação.

A variação de preço entre os fornecedores é relacionada à qualidade dos componentes utilizados.

Como escolher um painel solar?

Alguns fatores devem ser considerados no momento da escolha de um sistema de energia solar. Os principais são:

  • Eficiência;
  • Tolerância máxima de potência;
  • Fabricante;
  • Tamanho;
  • Garantia;
  • Tipo;
  • Coeficiente de temperatura.

Ao decidir instalar um sistema de energia solar em sua empresa ou residência, tenha em mente que a instalação das placas deve ser feita apenas por profissionais qualificados, que tenham as ferramentas adequadas e a experiência necessária para garantir uma instalação correta. 

A Elgin, uma empresa brasileira, com 70 anos, que tem como diferencial, além da qualidade dos componentes fotovoltaicos, oferece um sistema de energia solar 100% com a marca Elgin. Conseguindo dessa forma assegurar que o cliente possa ficar tranquilo em relação a qualidade, durabilidade, assistência técnica e garantia. 

Veja a linha completa para Energia Solar.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.