Energia Solar 03/11/2021 | 2 min. de leitura

Como escolher um kit de energia solar

Como escolher um kit de energia solar

Aprenda as melhores estratégias para acertar na decisão

Antes de você aprender como escolher um kit de energia solar, aqui vai uma dica de ouro: nem sempre o melhor negócio a ser feito é aquele que se apresente como a opção mais barata do mercado. Na verdade, quase nunca. Esse ensinamento, da sabedoria popular “o barato, às vezes, sai caro”, também se aplica aos sistemas de energia solar.

Se você chegou até esse artigo desejando saber como escolher um kit de energia solar, não espere a oferta das opções mais baratas, mas sim, as de maior qualidade e melhor custo-benefício.

Fique ligado!

  • Utilizar componentes de alta qualidade para chamar sua atenção, mas colocar nas condições de venda da proposta, o direito de trocar os equipamentos e materiais por outros “equivalentes”, de outras marcas, sem te consultar previamente;
  • Não colocar a marca dos equipamentos e materiais na proposta, apenas a qualidade e potência, acompanhadas de um preço muito barato;
  • Usar painéis de baixa qualidade com a falsa publicidade de que eles são “o que existe de melhor no mercado”: um painel de energia solar de qualidade deve ter garantia de geração de energia entre 25 e 30 anos;
  • Fazer uso de inversores de baixa qualidade ou com potência inferior, alegando que eles possuem alta qualidade.

Afinal, como escolher um kit de energia solar de qualidade?

No entanto, aqui também elencamos dicas para que você possa saber como escolher um kit de energia solar a partir da identificação de suas qualidades. Em geral, consumidores costumam buscar um sistema fotovoltaico projetado sob medida para o seu telhado e padrões de consumo específicos.

Um bom kit de energia solar utiliza inversores que suportam as variações da rede e apresentam sistemas de fixação que perdurem por décadas, além de cabos e conectores específicos para suportarem anos de sol excessivo e chuva. Um bom sistema fotovoltaico é instalado por uma equipe de profissionais tecnicamente capacitados e conta com uma vida útil longa, para que o seu investimento seja satisfatório. Existem algumas informações que devem fazer parte da sua pesquisa se você deseja realmente saber escolher um kit de energia solar.

Inversor solar

Em primeiro lugar, é preciso entender do que se trata o inversor solar. Ele tem como função converter a energia gerada pelos painéis de corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA). Considere avaliar sua assistência técnica nacional, verifique se ele possui eficiência acima de 96%, uma garantia de pelo menos cinco anos, tendo empresas no mercado, como a Elgin, que oferece garantia de dez anos em seus inversores.

Painel solar

Já com relação ao painel solar, este é fundamental para que o sistema de energia fotovoltaica funcione. Ele realiza a conversão da luz solar em energia elétrica através da captação dos raios solares.

Antes de decidir como escolher um kit de energia solar, verifique se o painel possui eficiência acima de 15%, baixo coeficiente de temperatura, garantia de geração entre 25 e 30 anos e a chamada certificação IEC 61215, além da garantia de qualidade do Inmetro.

Saiba que é preciso pensar, planejar e avaliar bem cada detalhe para que o seu investimento seja bem-sucedido. Para maiores informações, entre em contato conosco!

Faça seu orçamento aqui!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.