Energia Solar 16/03/2021 | 7 min. de leitura

Saiba tudo sobre instalação de energia solar

Saiba tudo sobre instalação de energia solar

Que tal ter energia renovada na sua ou empresa? Energia solar pode lhe trazer diversas diversas vantagens para você. Sem dúvida, é um investimento que vale a pena. Mas você sabe como fazer a instalação de energia solar?

Saiba que este tipo de instalação está cada vez mais presente e os imóveis que contam com esta tecnologia se tornam ainda mais valorizados.

E que diferente dos combustíveis fósseis, como carvão, gás natural e petróleo, a geração de energia elétrica por meio da energia solar não emite gases poluentes – dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2) – que trazem malefícios para o meio ambiente.

Proveniente do sol, a energia não necessita de grandes áreas para ser implementada, como, por exemplo, acontece com as usinas hidrelétricas, que precisam de extensos terrenos, o que traz impacto no desmatamento.

Entenda mais sobre como fazer a instalação de energia solar e outras questões importantes para que você possa compreender realmente a importância dessa energia limpa e inesgotável.

Por que realizar a instalação de um kit de energia solar?

Pelo potencial que tem o Brasil de irradiação solar ser excelente, principalmente quando comparado a muitos outros países.

Por exemplo, a Alemanha, um dos países líderes em instalação de Energia Solar,  apresenta uma irradiação solar média de aproximadamente 3 kWh/m²/dia. Já no Brasil, esta irradiação é duas vezes maior, chegando a 6 kWh/m²/dia.

Então investir em um kit de energia solar se faz mais do que necessário nos dias de hoje. Mas como é composto esse kit? Por inversor solar, painéis fotovoltaicos, cabos conectores, string box e estruturas de fixação – e outros equipamentos que juntos vão gerar energia solar para a sua residência.

imagem de uma instalação de  energia solar
Como instalar energia solar?

O inversor solar é a peça principal desse sistema energético. Ele é instalado entre o sistema gerador fotovoltaico (painéis) e o ponto de fornecimento à rede. O equipamento recebe a energia gerada como corrente contínua, realiza a conversão para corrente alternada, sincronizando e enviando-a para a rede elétrica.

Calcule a sua economia e saiba mais sobre o kit de energia solar residencial da Elgin.

Economia na conta de luz

As vantagens oferecidas com a instalação de um sistema de energia solar devem ser analisadas. Entre várias delas, a redução na conta de energia que pode chegar a até 95%.

Sustentabilidade

Sem dúvida, o investimento em energia solar traz benefícios para o meio ambiente. A energia solar não emite poluentes durante o processo de geração.

E sua casa ou empresa se torna muito mais sustentável ao ponto de reduzir as fontes de energia que apresentam substâncias nocivas ao meio ambiente.

Investimento

Fator econômico, proteção ao meio ambiente são diferenciais que fazem valer a pena o investimento em energia solar.

Importante ressaltar que o tempo de retorno do investimento em energia solar é conhecido como payback. É o tempo necessário para que o custo de instalação se pague e, a partir de então, comece a dar lucro.

Como é feita a instalação de energia solar?

Acima de tudo, é necessário ter autorização da companhia energética que faz a distribuição na sua região (o que só pode ser feito por engenheiros e eletrotécnicos). O primeiro procedimento é formalizar o orçamento e mandar para a distribuidora, a fim de solicitar a conexão do seu sistema à rede.

Para fazer a instalação de um kit solar é necessário contar com o auxílio de arquitetos e engenheiros, além de integradores para que se obtenha o melhor custo-benefício. A instalação necessita estar integrada com o projeto arquitetônico e projeto elétrico civil.

A fachada do local que será instalado pode ser alterada após a instalação das placas solares (módulos fotovoltaicos) nos telhados de imóveis residenciais e comerciais.

Leia também:

Aprenda como dimensionar o ar-condicionado
Entenda como fazer costura invisível
Confira a durabilidade de uma lâmpada LED

Energia solar para empresas

A energia solar no Brasil traz ainda outro atrativo: gera empregos. Isso é decorrente da tendência mundial de aproveitamento do enorme potencial de geração de energia solar em todo o país.

Caso você deseja ter um sistema fotovoltaico em sua casa ou empresa, procure fazer também financiamento junto à bancos.

Há agências bancárias que podem facilitar e realizar a operação. Elas possuem linhas de financiamento especiais para instalação de energia fotovoltaica.

Banco Santander, Portal Solar em parceria com a BV Financeira, Losango, Banco Nordeste, Sicoob e Sicredi apresentam benefícios de ter a energia solar na sua residência, com financiamentos de até 60 meses a partir de 0,79%.

Energia solar residencial

Ter energia solar também é sinal de valorização do seu imóvel. De acordo com a Green Build Council Brasil, uma casa considerada sustentável pode ser valorizada em até 30%.

Isso se dá devido ao crescimento da procura pelas casas que contribuam positivamente com o meio ambiente. E está fortemente relacionado às previsões dos impactos ambientais para os próximos anos, com significativas alterações no clima.

imagem de energia solar em uma telhado de uma casa.
Energia solar para sua casa ter mais eficiência energética.

Quanto custa para instalar?

Os preços são muitos e variam de acordo com o fabricante de geração de energia que o sistema pode produzir. 

Analisar o mercado, pesquisar sobre as empresas que comercializam este tipo de produto, e tomar certos cuidados são questões fundamentais que devem ser avaliadas.

As grandes distribuidoras de equipamentos conseguem praticar preços menores, mas geralmente não vendem ao consumidor final (pessoa física), vendendo somente a empresas instaladoras, chamados de integradores.

Ainda que o custo de instalação de um sistema que aproveita a energia solar possa ser considerado elevado, há uma compensação que faz valer a pena a aquisição.

Em qual empresa posso confiar para fazer a instalação?

O mercado conta com algumas empresas que podem realizar a instalação de energia solar. Busque pela marca que lhe traga confiança e que tenha credibilidade, além, é claro, de oferecer vantagens para você.

A Elgin disponibiliza um Kit Solar que possibilita reduzir o valor da sua conta em até 95%. O kit é composto por painéis fotovoltaicos (placas solares), inversor solar, string box, estrutura de fixação, cabos e conectores.

Conheça alguns produtos que compõem o kit para que você possa fazer o melhor investimento:

Painéis solares fotovoltaicos

Utilizados em 340W a 400W, o painéis solares fotovoltaicos tem alta confiabilidade, o Selo A do Inmetro permite a homologação em todas as concessionárias do Brasil.

Além disso, tem 25 anos de garantia de geração de energia e 10 anos de garantia contra defeitos de fabricação.

Vale a pena instalar energia solar?

Vale muito a pena instalar energia solar no seu ambiente. Ainda mais pelos dados recentes que se mostram positivos e cada vez mais promissores.

Em julho de 2020, o governo brasileiro anunciou uma medida que isenta o imposto de importação sobre alguns equipamentos voltados à geração de energia solar. 

De acordo com a medida do governo, os equipamentos de energia solar terão os impostos de importação zerados até o final de 2021. Isso torna a aquisição em energia solar ainda mais vantajosa. 

Conclusão: a instalação de energia solar traz ganhos significativos 

O Brasil apresenta cada vez mais um mercado promissor para seu investimento, o que faz a procura por energia solar ser grande por parte dos consumidores.    

Em relação a outros países, há vantagem por conta do extenso potencial energético. Isso tendo em vista que os níveis de incidência solar são superiores aos de países que desenvolvem projetos fotovoltaicos com mais frequência, como Alemanha, França e Espanha.

Além disso, a instalação de energia solar é fundamental nos dias de hoje. A energia solar valoriza o seu imóvel, é companheira do meio ambiente, traz redução na conta de luz e entre outros benefícios.

Instalar energia solar em sua casa ou empresa é um procedimento cada vez mais  acessível, sobretudo, para aqueles que pagam uma conta de luz alta.

Energia solar traz redução na sua conta de energia

Ao utilizar o kit de energia solar você terá um impacto significativo na conta de energia da sua casa. Uma redução na conta de luz de até 95%.

E é a garantia de uma energia renovável e limpa, já que não gera poluentes para o meio ambiente e oferece baixo custo de manutenção dos equipamentos usados.

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.