Ar-condicionado Elgin: o manual completo

Guilherme Neves - 22/10/2020

Como fazer descarte de pilhas?

Guilherme Neves - 22/10/2020

Aprenda como escolher um kit de energia solar residencial

Guilherme Neves - 22/10/2020
investir em energia solar

O Brasil possui um enorme potencial energético solar. A Elgin disponibiliza um kit de energia solar residencial que possibilita reduzir o valor da sua conta em até 95%. 

A energia fotovoltaica pode ser utilizada no sistema de compensação energética. Ao instalarem painéis solares que geram um excedente de energia, os consumidores podem receber descontos na conta de luz

Uma redução considerável que deve fazer você refletir se é a hora de optar por renovar sua energia

O que é um kit de energia solar residencial?

Um kit de energia solar residencial é composto por inversor solar, painéis fotovoltaicos, cabos conectores, string box e estruturas de fixação – e outros equipamentos que juntos vão gerar energia solar para a sua residência.

O inversor solar é a peça principal desse sistema energético. Ele é instalado entre o sistema gerador fotovoltaico e o ponto de fornecimento à rede.

O equipamento recebe a energia gerada como corrente contínua, realiza a conversão para corrente alternada, sincronizando e enviando-a para a rede elétrica.

Confira o vídeo e saiba mais sobre energia solar

Como funciona um kit de energia solar residencial?

Durante o dia, os painéis solares, conhecidos também como módulos fotovoltaicos, captam a luz do sol.

O kit de energia solar residencial da Elgin transforma essa energia em energia elétrica apta para ser usada pelos eletrodomésticos da sua casa, atendendo suas necessidades de consumo. 

Toda energia que for produzida e não for consumida será injetada na rede distribuidora de energia local.

Um medidor bidirecional (componente disponibilizado pela distribuidora de energia que tem a função de medir o consumo de energia elétrica) contabiliza a saída de energia da sua casa direto para a rede elétrica. 

À noite, quando não há produção de energia solar, o consumo é atendido pela rede elétrica local. O medidor bidirecional então começa a contabilizar a entrada de energia. 

Sua conta de luz será calculada por um sistema de compensação, no qual toda a energia que saiu servirá como desconto para toda energia que entrou. 

Quando a saída foi maior do que a entrada, gerará créditos, para que você consiga abater em futuras conta de luz, reduzindo, assim, sua despesa para tarifas mínimas.

Leia também: Ar-condicionado Elgin: o manual completo
Máquina de costura industrial: tudo o que você precisa saber
Aprenda como montar um home office

Qual é a melhor empresa de energia solar?

Ao procurar por uma empresa de energia solar, você primeiramente deve saber exatamente quanto consome de energia.

Recomenda-se calcular a média de consumo dos últimos 12 meses para que se faça uma análise ao ponto de realizar um planejamento melhor quanto ao seu uso. 

Após saber o seu consumo, clique aqui e confira o kit ideal para a sua necessidade.

Há variações entre os sistemas fotovoltaicos dos consumidores. Cada sistema é dimensionado e projetado com base nos dados de consumo e geração de cada consumidor.

Por exemplo, para uma residência localizada na região Sul pode ser necessário 7 painéis solares. Já em uma casa na região Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste pode ser necessário 8 placas solares.

Para um sistema fotovoltaico padrão (conectado na rede elétrica da sua residência) você vai precisar de um kit de energia solar residencial.

O kit de energia solar residencial da Elgin pode fazer toda a diferença para você. Sem dúvida, é um kit que traz muitas vantagens, principalmente, quanto à redução significativa na conta de luz.

Conheça o kit solar da Elgin e renove a energia da sua casa com os seguintes equipamentos:

Painéis solares fotovoltaicos

Utilizados em 340W a 400W, o painéis solares fotovoltaicos tem alta confiabilidade, Selo A do Inmetro, permite a homologação em todas as concessionárias do Brasil.

Além disso, tem 25 anos de garantia de geração de energia e 10 anos de garantia contra defeitos de fabricação.

Inversor solar

Com potências de 600W até 75KW, o inversor solar é utilizado para conexão na rede (On-Grid) e converte a energia das placas solares de corrente contínua para corrente alternada (utilizada nas residências, escritórios e comércio).

String box

Já o String box tem a função de proteger o sistema na parte de corrente contínua das placas solares fotovoltaicas, isolando a instalação. Impede acidentes como curtos-circuitos e surtos elétricos.

Como adquirir o melhor kit de energia solar?

Um kit de energia solar residencial pode ser comprado separadamente ou juntamente com o serviço de instalação. É facilmente encontrado para vender em sites na internet nos mais variados tamanhos e preços. 

Busque pela marca que lhe traga confiança e segurança para que você tenha a melhor experiência possível.

É fundamental que você tenha um auxílio de um profissional ou já compre o sistema fotovoltaico de uma empresa de energia solar integradora que faça a instalação do kit solar e do projeto na sua residência.

Imagem de um painel solar.
Painel fotovoltaico, componente que integra um kit de energia solar

Dimensionar o kit de energia solar

O dimensionamento de um sistema solar isolado é feito de acordo com suas necessidades, como a quantidade de carga utilizada, o valor de potência ou até mesmo o modo de implantação. 

Por precisar de um alto investimento, ele é utilizado em pequenos projetos, como iluminação, telecomunicações e em alguns equipamentos domésticos.

Geralmente a concessionária informa a sua média mensal na fatura. Faça o dimensionamento considerando seu consumo médio, pois o consumo e a geração de energia variam durante os meses do ano.

Garantia da marca

Com os produtos da Elgin, você pode ter até 25 anos de economia de energia elétrica, utilizando essa fonte de energia limpa e inesgotável.

Tipos de kits de energia solar e diferenças

Kit de energia solar para iluminação

Como essa aplicação requer o uso da energia durante à noite, esses kits contêm placas, lâmpadas LED, controlador de carga e bateria.

Trata-se de um kit que pode ser utilizado tanto para aplicações domésticas(em luminárias de jardim) quanto para ambientes comerciais e também para iluminação pública (postes solares).

Kit de energia solar para ar-condicionado

Quando o intuito é suprir apenas o consumo de alguns equipamentos, como o ar-condicionado, o sistema mais indicado é o conectado à rede.

Tem como função conectar-se aos painéis solares a fim de produzir até 70 W de energia por hora. Sua operação acontece por meio da captação da luz solar pelo sistema fotovoltaico.

Mas se a energia não for consumida durante o dia, ela será aproveitada por meio do armazenamento de baterias, que pode ser utilizada à noite ou em dias nublados.

Esse kit solar permite reduzir a emissão de CO2 em até 20kg por ano e trazer lucros em forma de créditos energéticos à rede, quando não utilizados por completo, com validade de 60 meses, o que também contribui para a economia do consumidor.

Kit de energia solar para chuveiro elétrico

Assim como o kit de energia solar para ar-condicionado, esse kit é uma versão reduzida (menos módulos e inversor de menor potência) para suprir a energia consumida pelo chuveiro elétrico.

Quando a razão final é aquecimento da água, a tecnologia adequada para isso é a solar térmica, que aquece a água por meio da captação do calor do sol. 

Sendo assim, o kit solar seria composto das placas coletoras e boiler (um reservatório térmico de água que possui um formato cilíndrico, orientado na horizontal ou na vertical.

É um equipamento voltado para o aquecimento de água, seja de banheiras, duchas, torneiras).

Preço do kit de energia solar residencial

Para que seja feito um projeto como esse é crucial saber realmente como funciona a energia solar em sua residência e isso é mais do que essencial para você. 

O custo dos equipamentos e a mão de obra especializada para realizar o trabalho impactam no valor final de um projeto de energia solar residencial.

A qualidade e garantia dos produtos são fatores que influenciam no valor e, sobretudo, na qualidade final do sistema.

Mas, afinal, qual é o preço do kit de energia solar para residências? O valor depende principalmente do tamanho e da complexidade da instalação.

A grande variação de preço entre os fornecedores é relacionada à qualidade dos componentes utilizados.

Conclusão: Kit de energia solar residencial é a garantia de economia na conta de luz

O Brasil apresenta cada vez mais um mercado promissor para seu investimento, o que faz a procura por energia solar ser grande por parte dos consumidores.    

Ao utilizar o kit de energia solar você terá um impacto significativo na conta de energia da sua casa.

É a garantia de uma energia renovável e limpa, já que não gera poluentes para o meio ambiente e oferece baixo custo de manutenção dos equipamentos usados.

Imagem de um painel solar no telhado de uma casa.
Energia solar, limpa e inesgotável

Instale um kit solar com o auxílio de arquitetos e engenheiros e integradores para que se obtenha o melhor custo-benefício. A instalação necessita estar integrada com o projeto arquitetônico e projeto elétrico civil.

A fachada do local que será instalado pode ser alterada após a instalação das placas solares (módulos fotovoltaicos) nos telhados de imóveis residenciais e comerciais.

Investir em um kit de energia solar residencial é a solução para que você reduza sua conta de energia elétrica, contribua para o bem do meio ambiente e tenha uma maior valorização do seu imóvel.

Conheça todo seu potencial renovador ao acessar o nosso site. Calcule a sua economia e saiba mais sobre o kit de energia solar residencial da Elgin.

Gostou? Confira outros textos como este no blog!