Energia Solar 17/09/2020 | 7 min. de leitura

Confira o panorama da energia solar no Brasil

Confira o panorama da energia solar no Brasil

A energia solar no Brasil está cada vez mais presente nas empresas e residências. Os benefícios econômicos e ambientais com a implantação dessa fonte de energia renovável são significativos para o país e todo o mundo.

Mas qual é uma das principais vantagens dessa energia limpa e sustentável?

Sem dúvida, auxiliar na economia da conta de luz. Sendo importante também na redução da sobrecarga de redes distribuidoras e na diminuição de impactos no meio ambiente. 

Minas Gerais, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina são estados que mais utilizam a energia solar no Brasil.  

A utilização da energia solar no Brasil corresponde a 1,6% de toda a matriz energética brasileira. A energia solar residencial sendo responsável por 72,6%, empresas de comércio e serviços (17,99%) e energia solar rural (6,25%).

Imagem de painéis solares fotovoltaicos
Placas fotovoltaicas para um meio ambiente mais saudável

A energia solar no mundo

Em relação a outros países, o Brasil possui vantagem por conta do extenso potencial energético.

Isso tendo em vista que os níveis de incidência solar são superiores aos de países que desenvolvem projetos fotovoltaicos com mais frequência, como Alemanha, França e Espanha.

Enquanto a Alemanha apresenta uma irradiação solar média de aproximadamente 3 kWh/m²/dia, o Brasil, conta com uma irradiação duas vezes maior, chegando em torno de 6 kWh/m²/dia. Um valor bastante significativo.

Cenário da energia solar no Brasil

Em 2019, o mercado de energia solar no Brasil apresentou um crescimento de mais de 212%, alcançando a marca de 2,4 gigawatts instalados. 

Segundo a Aneel, já foram instalados mais de 110 mil sistemas fotovoltaicos de mini e microgeração, correspondendo a um investimento de R$ 4,8 bilhões e 15 mil profissionais trabalhando.

Desde junho de 2020, o Brasil conta com 2,928 gigawatt de potência instalada em energia solar, o que corresponde a 1,6% de toda a matriz energética brasileira.

Para este ano, a previsão é contar com 174 mil sistemas fotovoltaicos on-grid, representando 0,21% do total das unidades consumidoras do nosso país. 

Em 2024 a estimativa é de termos, aproximadamente, 887 mil sistemas de energia solar conectados à rede no território brasileiro. O potencial para ter energia solar no Brasil é imenso.  

 

imagem de uma placa solar.
Como ter energia solar no Brasil?

Capacidade da Energia solar no Brasil

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), entre janeiro e maio de 2020 foi instalado cerca de 1 gigawatt (GW) de geração solar fotovoltaica do Brasil.

O Ministério de Minas e Energia (MME), por meio do Plano Decenal de Expansão de Energia, estima que a instalação de placas solares deverá quadruplicar no Brasil até 2029. 

Um fato que revela a importância de investir em energia solar. Que tal fazer parte dessa tendência e deixar seu imóvel dentro dos padrões ambientais? 

Leia também

Luz de emergência é a segurança necessária para ambientes
Confira como criar uma máscara de proteção facial de tecido
Como construir casas ecológicas?

Energia solar para empresas

A energia solar no Brasil traz ainda outro atrativo: gera empregos. Isso é decorrente da mundial tendência de aproveitamento do enorme potencial de geração de energia solar em todo o país.

Caso você deseja ter um sistema fotovoltaico em sua casa ou empresa, procure fazer também financiamento junto à bancos.

Há agências bancárias que podem facilitar e realizar a operação. Elas possuem linhas de financiamento especiais para instalação de energia fotovoltaica.

Banco Santander, Portal Solar em parceria com a BV Financeira, Losango, Banco Nordeste, Sicoob e Sicredi apresentam benefícios de ter a energia solar na sua residência, com financiamentos de até 60 meses a partir de 0,79%. 

Energia solar residencial

Ter placa solar também é sinal de valorização do seu imóvel. De acordo com a Green Build Council Brasil, uma casa considerada sustentável pode ser valorizada em até 30%.

Isso se dá devido ao crescimento da procura pelas casas que contribuam positivamente com o meio ambiente. E está fortemente relacionado às previsões dos impactos ambientais para os próximos anos, com significativas alterações no clima.

imagem de uma casa com placa solar
A energia solar valoriza seu imóvel. É mais do que uma tendência

Ainda que o custo de instalação de um sistema que aproveita a energia solar possa ser considerado elevado, há uma compensação que faz valer a pena a aquisição.

Compensação ou vantagens que são as responsáveis por valorizar ainda mais o imóvel.

Saiba mais sobre outros passos para ter energia solar:

Calcule a média de consumo dos últimos 12 meses para que se faça uma análise correta e, dessa forma, possa ser possível realizar um planejamento melhor quanto a sua utilização.

Cada sistema é dimensionado e projetado com base nos dados de consumo e geração de cada consumidor. Ou seja, há variações entre os sistemas fotovoltaicos dos consumidores.

Por exemplo, para uma residência localizada na região Sul pode ser necessário até 7 painéis solares. Já para uma casa na região Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste é preciso, em média, 8 placas solares.

E não se esqueça que para ter um sistema fotovoltaico padrão, conectado na rede elétrica da sua residência, você, sem dúvida, vai precisar de um Kit de Energia Solar da Elgin.

Mas como ele é composto? Painéis fotovoltaicos (placas solares), inversor solar, string box, estrutura de fixação, cabos e conectores específicos para energia fotovoltaica integram essa solução que visa trazer economia na sua conta.

A Elgin disponibiliza um Kit Solar que possibilita reduzir o valor da sua conta em até 95%.  É a hora de optar por renovar essa energia!

Empresa de energia solar no Brasil

Elgin, Target, Walmart, Prologis, Apple, Costco e Soltep Energia Solar Fotovoltaica e Automação Industrial são algumas da empresas que contam com o trabalho dessa energia renovável e inesgotável.  

Imagem de placa solar em uma fábrica da Elgin.
Energia solar na fábrica de Mogi das Cruzes

Conclusão: energia solar no Brasil já é realidade em um cenário promissor

O mercado de energia solar teve um crescimento de 70% nos últimos anos. Isso significa que um número relevante de consumidores reconhecem os sistemas fotovoltaicos como um investimento significativo e produtivo.

O número de sistemas fotovoltaicos instalados no território brasileiro tem crescido consideravelmente se considerarmos os custos de aquisição, que ainda são altos devido à falta de incentivos por parte do governo.

Embora seu custo ainda seja alto, existem alternativas para facilitar essa incorporação energética e renovada. Serviços oferecidos pelos bancos são opções para flexibilizar o financiamento.

É necessário que o país invista cada vez mais na oferta de incentivos e linhas de crédito e financiamento, a fim de estimular a diminuição dos preços da tecnologia alternativa.

Um financiamento para energia solar pode ser vantajoso para você. Saiba que investir em um sistema fotovoltaico vem se tornando uma tendência em todo o mundo. 

Que tal conseguir economizar até 95% na conta de luz? E essa é apenas uma entre várias vantagens que a energia solar pode lhe oferecer.

Ao utilizar o Kit Solar Elgin você vai contribuir de forma favorável para o meio ambiente e reduzir sua conta de luz.

Imagem do Kit Solar Elgin: produtos para ter energia solar na sua casa.
Kit Solar Elgin, invista nessa tecnologia

Durante o dia, os painéis solares, conhecidos também como módulos fotovoltaicos, captam a luz do sol e o Kit Elgin transforma essa energia em energia elétrica apta para ser usada na sua casa.

Sua conta de luz será calculada por um sistema de compensação, no qual toda a energia que saiu servirá como desconto para toda energia que entrou. 

Quando a saída foi maior do que a entrada, gerará créditos, para que você consiga abater em futuras conta de luz, reduzindo, assim, sua despesa para tarifas mínimas.

Veja como ter energia solar?

Importante lembrar que a geração de energia solar não é interrompida, mesmo que o tempo esteja nublado ou apresente dias chuvosos. 

A eficiência do sistema é tão grande que os módulos solares conseguem captar a radiação até mesmo em condições climáticas adversas.

Durabilidade e sustentabilidade também são fatores determinantes na opção de ter energia solar no Brasil

Você sabia que um sistema fotovoltaico pode durar vinte anos ou até por um tempo maior? A Elgin dá garantia de funcionamento de 25 anos. Ter um sistema como faz bem para você e ao meio ambiente.

Gostou do texto? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.