Costura 14/05/2021 | 3 min. de leitura

Como criar uma máscara de proteção facial de tecido?

Como criar uma máscara de proteção facial de tecido?

Quer aprender a criar uma máscara de proteção facial de tecido e que seja fácil de fazer? Você pode doar para amigos e família ou até mesmo vender.

Vamos te ensinar a fazer um modelo bem alegre e colorido. Com compartimento para colocar um filtro e ficar ainda mais protegida. E o melhor de tudo, com poucos materiais! Confira o passo a passo:

Material

  • Tecidos 100% algodão; 
  • Elástico;
  • Linha;
  • Tesoura;
  • Fita métrica

Passo a passo – máscara de proteção de tecido 

Recorte 02 retângulos nas medidas de 18cm de largura por 17cm de altura e 2 pedaços de elástico de 18cm de comprimento. Aqui utilizamos o elástico roliço, mais vocês podem usar o elástico chato também.

Imagem2

No lado avesso do tecido, no sentido da largura, dobre a borda por 2 vezes. Aproximadamente 0,5cm cada dobra. Formando uma bainha bem estreita. Prenda com alfinetes se achar necessário.

Imagem3

Leve os tecidos à máquina e faça uma costura na bainha dobrada. Faça isso nos 02 retângulos.

Imagem4

No lado direito de um dos tecidos, já com a bainha finalizada, faça a marcação de 1cm em cada extremidade.

Imagem5

Com ajuda de prendedores ou alfinetes, posicione os elásticos reservado e leve-o à máquina.

Imagem6

Faça uma costura de segurança, somente para fixar os elásticos.

Imagem7

Cubra com o outro tecido. Posicionando o lado direito com direito, cobrindo totalmente os elásticos costurados.

Imagem8

Para facilitar, prenda os tecidos com alfinetes e faça uma costura nos três lados pontilhados, conforme mostra as imagens.

Imagem9

Com auxílio de uma tesoura, corte as rebarbas e os quatro cantos dos tecidos. Cuidado para não cortar as costuras já feitas!!!

Imagem10

Desvire os tecidos e vamos fazer a marcação das dobras.

Imagem11

Com a peça totalmente desvirada, faça a 1ª dobra ao meio, unindo as extremidades. Em seguida faça a 2ª dobra e vinque bem, neste processo se preferir, utilize um ferro de passar.

Imagem12

Utilizando a marcação que fora feita no processo anterior, faça as pregas e fixe-as com alfinetes.

Imagem13

Vamos fazer a marcação do compartimento do filtro de proteção. Marcando 4 cm do canto ao centro, nos dois lados como mostra a imagem.

Imagem14

Inicie a costura com retrocesso na 1ª marcação, contorne todas as extremidades até a 2ª marcação e finalize com retrocesso.

Imagem15

Veja! Nossa máscara já ficou pronta: 

imgPrincipal

Agora você pode fazer para você, para toda a sua família e amigos, doar e até mesmo vender.

Qual a máquina de costura indicada para costurar máscara de proteção de tecido?

Costurar uma máscara de tecido é uma tarefa que máquinas de costura caseiras podem realizar, já que não é necessário rápida velocidade de costura nem se utiliza tecidos robustos.

A Elgin oferece aos clientes diferentes modelos de máquinas de costura domésticas, com funções e quantidades de pontos variados. Confira alguns modelos:

Futura JX-2040

A Futura é perfeita para uso doméstico, faz 10 pontos diferentes, costura Zig Zag e possui caseador automático em 04 passos. Tem cortador de fio, braço removível (livre) com porta acessórios.   

Prátika JX-2051

A Prátika é uma máquina doméstica, portátil e completa, com variedade de 09 tipos de pontos, com retrocesso e cortador de linha na tampa frontal.

Possui braço removível com porta acessórios e caixa de bobina de aço. A Prátika conta com os três pontinhos para lingerie, caseado em quatro passos e ajuste do comprimento do ponto.

Genius Plus JX-4035

A Genius possui enchedor de bobina automático e conjunto de acessórios que facilitam o seu manejo. Além disso, faz 31 pontos, entre utilitários, flexíveis e decorativos, oferece três pontinhos para lingerie, três posições de agulha e interruptor com luz LED na costura.

Única JX-4040

A Única é ideal para o seu dia a dia. Faz 36 pontos úteis e decorativos para todo o tipo de costura, conta com passador automático de linha, braço livre para costura tubular e luz de LED para facilitar a costura.

Gosto deste tutorial? Então veja outros textos no blog abaixo.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.