Energia Solar 24/05/2022 | 3 min. de leitura

Entenda a certificação de painel solar pelo Inmetro

Entenda a certificação de painel solar pelo Inmetro

Certificação atesta a qualidade e segurança dos equipamentos e é obrigatória para comercialização no Brasil

De acordo com a Lei Complementar nº 004/2011, todos os equipamentos e produtos envolvidos em um sistema de geração de energia solar fotovoltaica só podem ser comercializados no Brasil após receberem uma certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Isso significa, resumidamente, que a certificação de painel solar pelo Inmetro é obrigatória.

O objetivo da certificação de painel solar pelo Inmetro é avaliar a eficiência e a segurança dos equipamentos, de modo a garantir o bom funcionamento e durabilidade do sistema fotovoltaico. O produto certificado recebe a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, conhecida pela sigla ENCE.

O que significa a certificação de painel solar pelo Inmetro?

O Inmetro é uma autarquia federal brasileira que se responsabiliza por testar e garantir a qualidade de diversos produtos comercializados no País, criando padrões para os produtos testados. Produtos certificados pela instituição recebem um selo que atesta sua funcionalidade e segurança, mostrando que o item atende a todos os critérios de conformidade estabelecidos por especialistas.

A certificação de painel solar pelo Inmetro, portanto, mostra que o dispositivo está de acordo com os requisitos especificados para ele. Trata-se de uma garantia de que o equipamento é de qualidade, respeita os padrões estabelecidos, supre as necessidades para que foi criado e segue todas as normas e leis referentes à segurança e funcionalidade.

Leia também:

Certificação de painel solar pelo Inmetro: qual a importância?

Para receber a certificação de painel solar pelo Inmetro, o dispositivo precisa ser submetido a testes que foram previamente definidos pela entidade, com o intuito de verificar sua conformidade com os requisitos de qualidade, segurança e funcionalidade. As análises técnicas são realizadas em laboratórios credenciados pela entidade e que são capazes de apurar os resultados com máxima precisão e eficiência.

No caso dos produtos destinados à geração de energia fotovoltaica, o selo atesta a eficiência energética e segurança elétrica do equipamento, além de garantir que existe uma empresa no Brasil que é legalmente responsável pela qualidade do equipamento. Além disso, a certificação mostra que o item está legalmente liberado para comercialização em território brasileiro. 

Como saber se um equipamento foi certificado pelo Inmetro?

É muito simples descobrir se um determinado produto apresenta certificação e está de acordo com as normas para comercialização. O site do Inmetro disponibiliza uma ferramenta de busca que rapidamente traz as informações a respeito do registro do produto na entidade, apontando se a certificação está ativa, se o item deixou de ser comercializado ou se é necessário renovar o selo.

É possível realizar a busca a partir do tipo de equipamento e nome do fabricante ou marca, verificando assim a situação do dispositivo.

Outras certificações para painel solar

A certificação do painel solar pelo Inmetro é necessária e obrigatória para comercialização no Brasil, mas não é a única que atesta o padrão de qualidade dos produtos de energia solar. Existe, por exemplo, o teste de qualificação IEC 61215, que atende aos requisitos internacionais considerados necessários para que o equipamento tenha durabilidade, desempenho e segurança adequados.

Os produtos oferecidos pela Elgin atendem a todos esses requisitos de qualidade, eficiência e segurança.

Ficou alguma dúvida sobre a certificação de painel solar pelo Inmetro?

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.