Energia Solar 10/02/2022 | 4 min. de leitura

Instalação de energia solar: passo a passo

Instalação de energia solar: passo a passo

Conheça detalhadamente como é feita a instalação dos painéis solares

Entender detalhadamente o processo de instalação de energia solar é de fundamental importância para quem deseja investir nesse tipo de energia renovável que vem crescendo substancialmente nos últimos anos no Brasil.

Apesar de a instalação de energia solar parecer complexa, o procedimento é muito mais simples do que se imagina. Entretanto, é indispensável que sua realização seja feita por uma equipe especializada. Entenda, abaixo, como funciona o passo a passo dessa instalação. Boa leitura!

Energia solar: por que investir?

O frequente aumento da conta de luz e o aumento da preocupação da sociedade com o chamado desenvolvimento sustentável têm feito do investimento em energia solar uma excelente alternativa para o bolso de muitas famílias e também para o meio ambiente.

Logo, a ideia de transformar luz solar em energia elétrica tem se tornado uma realidade cada vez mais acessível àqueles cansados de pagar pela conta de luz alta. Dentre os muitos benefícios que a energia solar fotovoltaica traz, podemos destacar:

  • Fonte de energia natural e inesgotável, já que sua geração de energia depende exclusivamente do sol;
  • Não emite gases atmosféricos, sendo benéfica ao meio ambiente;
  • Possui alta longevidade e baixíssima necessidade de manutenção;
  • É renovável e considerada uma fonte inesgotável de energia;
  • Consegue ser aproveitada até mesmo em dias de baixa incidência solar;
  • É acessível para regiões remotas e afastadas dos centros urbanos;
  • Valorização do imóvel.

Agora que você já conhece alguns dos pontos positivos que esse tipo de energia renovável pode trazer, é hora de conhecer o passo a passo da instalação de energia solar.

Passo 01: entenda, calcule e planeje

O primeiro passo da instalação de energia solar – seja na sua casa, seja na sua empresa – é fazer uma análise da sua conta de energia. Procure na sua conta o consumo mensal de kWh. Este número é que te ajudará a calcular a dimensão do seu sistema de energia solar.

Tomando por base o seu consumo mensal de energia, será possível simular o custo de instalação de um sistema fotovoltaico. Existem simuladores gratuitos na internet para facilitar nesse processo. Esse é o momento de fazer um planejamento financeiro para que o equipamento caiba no seu orçamento.

Passo 02: não faça a instalação sozinho

A menos que você seja um profissional habilitado, a dica é não conduzir sozinho a instalação de energia solar. Além de ser um procedimento que requer cuidados – e você pode se ferir no procedimento –, para conectar o sistema na sua casa ou empresa, irá precisar de uma permissão da sua distribuidora de energia. E apenas engenheiros e eletrotécnicos têm autorização de fazer essa solicitação.

Portanto, o procedimento padrão a ser adotado é:

  • Solicitar uma visita de profissionais capacitados, para formalizar o orçamento;
  • Elaborar o projeto fotovoltaico e enviar para a distribuidora para que esta avance o processo burocrático;
  • Homologação do projeto solar junto à concessionária;
  • Realizar a instalação do sistema de energia solar, baseado no projeto pré-elaborado;
  • Aguardar vistoria da concessionária e troca do medidor.

Passo 03: hora da instalação de energia solar

O passo a passo da instalação de energia solar segue alguns pilares. O primeiro é garantir a segurança dos profissionais que farão a instalação dos módulos solares, através de equipamentos de proteção (EPI). Em seguida, nos telhados de barro, as telhas são removidas nas regiões corretas e os suportes são parafusados na estrutura do telhado, fixando o sistema.

Já nos telhados de metal, a instalação de energia solar é mais simples. O suporte, neste caso, é parafusado através da telha metálica, o que garante mais segurança contra as temidas infiltrações. É importante dizer que as estruturas de fixação são pré-fabricadas, e em geral são feitas de alumínio. Já os trilhos têm a função de encaixar adequadamente nos suportes, o que promove um local perfeito para a fixação dos painéis solares.

Uma vez que os trilhos já estejam bem fixados, é chegado o momento de instalar os painéis em seus lugares apropriados, conectando os cabos. E por fim, é preciso conectar os painéis solares no inversor solar, e o mesmo à rede elétrica do imóvel.

Agora que você já tem uma ideia prévia de como é feita a instalação de energia solar, considere contratar profissionais para realizar sua obra.

A Elgin conta com uma equipe de instaladores altamente capacitados, credenciados por todo o Brasil, além de ser referência em pré-venda e suporte técnico.

Solicite aqui seu orçamento ou projeto personalizado com um de
nossos integradores credenciados.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.