Energia Solar 17/03/2022 | 3 min. de leitura

Como definir a quantidade de painéis solares para uma residência

Como definir a quantidade de painéis solares para uma residência

A quantidade de painéis solares necessária para abastecer uma residência é determinada por vários fatores. A resposta envolve não apenas o tipo de residência que se deseja abastecer com essa energia, mas também pela capacidade de absorção dos raios de sol dos painéis escolhidos.

A seguir, vamos elencar os elementos que devem ser levados em consideração ao definir a quantidade de painéis solares a serem instalados em uma moradia.

Para cada residência, variáveis diversas a serem consideradas

É preciso levar em conta todas as variáveis para se tomar uma decisão mais assertiva. Tendo em mãos as informações necessárias, pode-se obter o número correto da quantidade de painéis solares a serem instalados. Confira a seguir:

  • Espaço disponível no telhado do imóvel – Dado essencial, e muitas vezes negligenciado. Deve-se fazer uma medição do telhado para saber qual quantidade de painéis solares ele comporta, antes de qualquer outra providência;
  • Volume de energia consumida pelo imóvel – Você sabe quanto gasta com eletricidade por mês? A resposta é vital para que se tenha noção da quantidade de painéis solares que será necessária;
  • Incidência solar sobre o imóvel – É preciso ter em mente, por exemplo, que a incidência solar varia entre as diversas regiões do Brasil. Elementos pontuais, como uma árvore ou qualquer tipo de sombreamento, também entram nesse cálculo;
  • Condições climáticas – Painéis solares operam melhor sob temperaturas amenas, e pior sob temperaturas extremas. Chuvas também prejudicam, quando não impossibilitam, que tais equipamentos funcionem. A temperatura ambiente varia de acordo com a região do país, podendo assim, influenciar para mais ou para menos, a geração de energia solar.

Convém lembrar que um painel solar não faz apenas a captação de raios do sol; ele transforma a irradiação absorvida, em energia elétrica de corrente continua.

Algo que também contribui para os cálculos relacionados ao número dos painéis solares, presentes no projeto fotovoltaico, é a quantidade, frequência de uso e potência dos equipamentos elétricos presentes em sua residência. Confira os dados de consumo médio mensal, de alguns equipamentos do seu cotidiano:

  • Lavadora de louças: 30,86 kWh/mês;
  • Geladeira de duas portas frost-free: 56,88 kWh/mês;
  • Geladeira de uma porta: 25,2 kWh/mês;
  • Forno elétrico: 15 kWh/mês;
  • Forno de micro-ondas: 13,98 kWh/mês;
  • Ferro elétrico a vapor: 7,2 kWh/mês;
  • Lavadora de roupas: 0,13 a 0,47 kWh/ciclo de lavagem.

Diante de tantos elementos díspares, é de fato um cálculo complexo (mas não impossível de ser feito) o da quantidade de painéis solares, necessários para um projeto fotovoltaico em uma residência.

Empresas especializadas no segmento solar, conseguem determinar a quantidade exata de painéis para um sistema de energia solar, através da análise da conta de energia e softwares que analisam vários pontos: como incidência solar, localização, sombreamento, dentre outros.

Sobre o Grupo Elgin

A Elgin, em seus 70 anos de história, tornou-se uma marca conhecida por sua qualidade, credibilidade e inovações constantes, sempre com o objetivo de oferecer os melhores produtos aos seus consumidores.

Começando pelo segmento de máquinas de costura, diversificou sua atuação no mercado brasileiro, e hoje conta com uma enorme variedade de produtos para uso comercial e residencial nos segmentos de climatização, refrigeração, iluminação, automação comercial, informática, telefonia e energia solar.

Sempre com o foco no bem-estar das pessoas e na preservação ambiental, a Elgin procura agregar em suas linhas de produtos, atributos sustentáveis que colaboram com as metas de redução de emissão de poluentes e baixos níveis de consumo de energia.

Esse respeito ao cliente não se faz presente apenas através da qualidade dos produtos oferecidos pela Elgin, mas também pelos serviços de pós-venda, disponibilizados pelo SAC e por diversas assistências técnicas autorizadas espalhadas pelo Brasil, que garantem a satisfação de seus usuários e reforçam a confiança adquirida ao longo dos anos.

Solicite seu orçamento ou projeto personalizado com um de
nossos integradores credenciados.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.