Ar-condicionado 27/04/2021 | 7 min. de leitura

Ar-condicionado com painel solar: o guia completo

Ar-condicionado com painel solar: o guia completo

Principalmente em dias de calor, o ar-condicionado costuma ser bastante utilizado, podendo trazer geralmente um gasto energético considerável. O ar-condicionado com painel solar pode ser uma alternativa para que você tenha uma redução na conta de luz.

Os painéis solares vêm se tornando cada vez mais uma tendência no mundo. É uma tecnologia que capta uma energia que oferece sustentabilidade e redução energética. 

A melhor forma de utilizar a energia solar no Brasil para alimentar um ar-condicionado é ter um sistema fotovoltaico conectado à rede. É a solução ideal para empresas e casas.

Mas para ter energia solar, além do painel solar, alguns equipamentos são necessários na hora da instalação. São componentes que fazem parte de um kit: string box, cabos, conectores, inversor, e estruturas de fixação. 

Por que usar ar-condicionado com painéis solares?

Em dias de calor, os painéis solares que também são reconhecidos por placas fotovoltaicas produzem bastante energia que é usada para alimentar o ar-condicionado. O ar-condicionado com painel solar é uma alternativa mais do que válida para diminuir o consumo energético.   

imagem de um ar-condicionado que pode ser usado com painel solar.
Com o painel solar, você pode ter um consumo energético ainda melhor do seu ar-condicionado

Vantagens do ar-condicionado com painel solar

O ar-condicionado com painel solar possui diversas vantagens: um mecanismo sustentável, uma vez que as placas fotovoltaicas produzem energia limpa e renovável, redução de energia, valorização do imóvel e geração de créditos solares.

Economia

O retorno sobre o investimento em um sistema fotovoltaico é muito significativo. Em alguns anos você pode recuperar o dinheiro investido, ainda mais se os eletrodomésticos de sua casa gastam muita energia, como é o caso do ar-condicionado.

Sustentabilidade

A geração de energia solar é uma prática altamente sustentável e produzir eletricidade por meio da irradiação do sol ajuda a retardar o aquecimento global.

Energia acumulada

Por meio da compensação de créditos você utiliza a energia que foi gerada e não utilizada em outras propriedades. Para isso, elas precisam ser atendidas pela mesma concessionária e serem de mesma titularidade, seja de pessoa física ou jurídica.

Valorização do imóvel

Um imóvel que gera a sua própria eletricidade tem o seu valor de mercado valorizado. Sem dúvida, é um diferencial que pode chamar a atenção de possíveis interessados na sua casa.

Como funciona esse sistema?

Quando o intuito é suprir apenas o consumo de alguns equipamentos, como o ar-condicionado, o sistema mais indicado é o conectado à rede.

Por exemplo, um kit para ar-condicionado tem como função conectar-se aos painéis solares, a fim de produzir até 70 W de energia por hora. Sua operação acontece por meio da captação da luz solar pelo sistema fotovoltaico.

Mas se a energia não for consumida durante o dia, ela será aproveitada por meio do armazenamento de baterias, que pode ser utilizada à noite ou em dias nublados.

imagem de um kit solar.
Kit solar para uma energia limpa e renovada

Kit solar para ar-condicionado

O kit solar para ar-condicionado permite reduzir a emissão de CO2 em até 20kg por ano.

Também pode trazer lucros em forma de créditos energéticos à rede, quando não utilizados por completo, com validade de 60 meses, o que também contribui para a economia do consumidor.

Acesse nosso site, calcule a sua economia e saiba mais sobre o kit de energia solar residencial da Elgin.

Leia também:

Novo inversor solar da Elgin é eficiente e tem longa vida útil
Luz de emergência é a segurança necessária para ambientes
O que é Branding e como usá-lo a favor do seu negócio?

Desvantagens do ar-condicionado com painel solar

Já em relação às desvantagens, um dos principais problemas é o custo que pode ser elevado com a aquisição do painel solar e instalação.

A instalação deverá ser realizada por um profissional especializado nesse tipo de serviço. O painel solar deve ser vendido separadamente.

Outra desvantagem: em dias nublados, a produção de energia gerada pelo painel solar pode ser insuficiente para o uso do ar-condicionado.

Nesse caso, precisa ser substituída por uma rede de alimentação elétrica. Por isso, mesmo que você tenha painéis solares, o ideal é continuar com acesso à energia elétrica neste cenário.

Vale a pena integrar as duas tecnologias?

Embora o custo possa ser alto, integrar as duas tecnologias é uma inovação que pode trazer vantagens.

Ar-condicionado inverter

Dependendo do consumo e da manutenção, o ar-condicionado pode gastar muita energia. Na maneira convencional seu funcionamento é proveniente da energia elétrica e se seu ar-condicionado não for inverter, o gasto pode ser ainda maior.

A tecnologia desse tipo de aparelho faz com que ocorra uma redução de energia de até 40%/

imagem de um ar-condicionado.

Ar-condicionado inverter: o modelo para um menor consumo de energia

Energia limpa com o painel solar

Por outro lado, com o painel solar, você poderá trazer benefícios para o meio ambiente. Afinal, é captada uma energia limpa, renovável e que pode lhe trazer redução na conta de luz.

Como desenvolver um projeto de energia solar com ar-condicionado?

Acima de tudo, é necessário ter autorização da companhia energética que faz a distribuição na sua região (o que só pode ser feito por engenheiros e eletrotécnicos).

O primeiro procedimento é formalizar um orçamento e mandar para a distribuidora, a fim de solicitar a conexão do seu sistema à rede.

Conte com o auxílio de especialistas

Para fazer a instalação de um kit solar é necessário contar com o auxílio de arquitetos e engenheiros, além de integradores para obter o melhor custo-benefício.

A instalação necessita estar integrada com o projeto arquitetônico e projeto elétrico civil.

A fachada do local que será instalado pode ser alterada após a instalação dos painéis solares (módulos fotovoltaicos) nos telhados de imóveis residenciais e comerciais.

Utilizar painel solar com ar-condicionado pode ser uma ótima solução para criar uma casa moderna, sustentável e com economia a longo prazo.

Questões nesse projeto que precisam ser analisadas

É necessário considerar alguns pontos. Por exemplo, a capacidade de produção de energia dos painéis pode variar, dependendo de diversos fatores como: ambiente, potência e local de instalação. 

A quantidade de painéis vai depender também de seu tamanho. É possível criar um sistema com mais potência e com menos painéis. 

Além disso, é preciso considerar que ao produzir energia solar e ligá-la à rede elétrica, a concessionária pode também fazer uso dela, o que é revertido em créditos.

Por que escolher a Elgin?

O mercado conta com algumas empresas que podem realizar a instalação de energia solar. Busque pela marca que traga confiança, credibilidade e vantagens para você.

A Elgin disponibiliza um Kit Solar que possibilita reduzir o valor da sua conta em até 95%. O kit é composto por painéis fotovoltaicos (placas solares), inversor solar, string box, estrutura de fixação, cabos e conectores.

Conheça alguns produtos que compõem o kit para que você possa fazer o melhor investimento:

imagem de um painel solar.

Painéis solares fotovoltaicos

Utilizados em 340W a 400W, o painéis solares fotovoltaicos tem alta confiabilidade, o Selo A do Inmetro permite a homologação em todas as concessionárias do Brasil.

Além disso, tem 25 anos de garantia de geração de energia e 10 anos de garantia contra defeitos de fabricação.

Conclusão: ar-condicionado com painel solar reduz a energia de forma sustentável

Como o consumo do ar-condicionado para climatizar residências e empresas é alto, cada vez mais o mercado busca novas soluções para diminuir o seu gasto energético.

Há modelos que oferecem uma redução de energia considerável como o inverter e alternativas como a integração do aparelho com o painel solar.   

Ter um ar-condicionado com painel solar pode ser muito vantajoso. Além de trazer redução energética, um projeto inovador e ousado como esse valoriza o seu imóvel.

Além disso, faz bem para o meio ambiente e gera créditos. Ao conectar o seu sistema à rede da concessionária de energia da sua região, a energia que for gerada e não utilizada pode ser convertida em créditos.

Veja a importância que a energia solar pode ter no seu projeto

Mas para realizar um projeto como esse é necessário contar com algumas orientações e auxílio de um especialista tanto para instalação quanto para manutenção. E para ter energia solar, além do painel solar, alguns equipamentos são necessários na hora da instalação. 

Saiba que um kit de energia solar é uma composição de painéis solares, string box, cabos, conectores, inversor, e estruturas de fixação, que juntos vão gerar energia solar para alimentar a sua empresa ou residência. 

Você deve instalar um kit solar com o auxílio de arquitetos e engenheiros e integradores para ter o melhor custo-benefício e um ar-condicionado com painel solar funcionando em perfeitas condições. 

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.