Energia Solar 24/10/2019 | 13 min. de leitura

Entenda como funciona a energia solar residencial

Entenda como funciona a energia solar residencial

Após uma boa noite de sono, renovamos nossas energias para sermos produtivos em atividades diárias e, principalmente, no trabalho. É uma energia renovável que é absorvida de forma natural pelo nosso corpo. Assim como acontece com a formação da energia solar em sua residência que é gerada pela irradiação do sol e, é claro, por meio do uso de tecnologias como painéis solares.   

Energia renovável é vida. Trata-se de uma fonte abundante e inesgotável de energia. O mercado brasileiro se mostra promissor, com um potencial enorme de desenvolvimento para os próximos anos. É um crescimento cada vez mais gradativo e presente. 

Os painéis solares fotovoltaicos (dispositivos utilizados para converter a energia da luz do sol em energia elétrica) podem ser utilizados em casas ou apartamentos. Mas, é claro, vale ficar atento quanto aos procedimentos de segurança e melhores posicionamentos em suas residências.

Instalar energia solar em telhados de casas é ideal para captar níveis de irradiação desejados para que os painéis funcionem corretamente. Em apartamentos, é aconselhável utilizar áreas maiores para que recebam uma boa irradiação solar como, por exemplo, a sua cobertura. 

Mesmo que seja utilizado em áreas livres como varanda ou em apartamentos térreos, seu projeto pode ser inviabilizado. A questão do sombreamento é um fator que pode influenciar negativamente. A presença do prédio ou grade da sacada pode acarretar em uma baixa capacidade de geração de energia.

 Energia solar no telhado da sua residência.
Energia solar residencial

Qual importância da energia solar residencial?

Porque é tão útil e benéfico ter energia solar em sua residência? Pelo fato de que essa fonte de energia eletromagnética proveniente do sol não produz resíduos, traz benefícios ambientais (essencial na redução de emissões de gases de efeito estufa) e é essencial para você economizar na conta de luz.

Como cada casa tem suas características próprias, os gastos dependem muito do comportamento dos moradores. A conta da energia elétrica tem valor significativo principalmente em casas onde tem muitos moradores que consomem bastante energia

Como funciona a energia solar residencial?

Importante ressaltar que qualquer local que utilize energia elétrica, pode-se beneficiar dos painéis fotovoltaicos, seja comercial ou residencial. Entenda como funciona a energia solar residencial.

Para a produção de energia elétrica por meio da energia solar vale destacar o sistema fotovoltaico. A radiação solar é convertida diretamente em energia elétrica. 

Compensação de créditos impulsiona investir em energia solar

A energia fotovoltaica pode ser utilizada no sistema de compensação energética. Ao instalarem painéis solares que geram um excedente de energia, os consumidores podem receber descontos na conta de luz. 

A Elgin disponibiliza um Kit Solar que possibilita reduzir o valor da sua conta em até 95%. Uma redução considerável que deve fazer você refletir se é a hora de optar por renovar sua energia.  

como funciona energia solar

Mas como funciona esse Kit Solar?

Durante o dia, os painéis solares, conhecidos também como módulos fotovoltaicos, captam a luz do sol e o Kit Elgin transforma essa energia em energia elétrica apta para ser usada pelos eletrodomésticos da sua casa, atendendo suas necessidades de consumo. Toda energia que for produzida e não for consumida será injetada na rede distribuidora de energia local. Nesse momento, um medidor bidirecional (componente do sistema fotovoltaico que tem a função de medir o consumo de energia elétrica) contabiliza a saída de energia da sua casa direto para a rede elétrica. À noite, quando não há produção de energia solar, o consumo é atendido pela rede elétrica local. O medidor bidirecional então começa a contabilizar a entrada de energia. 

Sua conta de luz será calculada por um sistema de compensação, no qual toda a energia que saiu servirá como desconto para toda energia que entrou. Quando a saída foi maior do que a entrada, gerará créditos, para que você consiga abater em futuras conta de luz, reduzindo, assim, sua despesa para tarifas mínimas. 

Assista a este vídeo curtinho para entender perfeitamente como funciona o Kit de Energia Solar Residencial Elgin:

Vale a pena ter energia solar em sua residência?

Como já mencionado, as contas de luz podem ter peso significativo na procura por uma mudança de energia. Além disso, o Brasil apresenta cada vez mais um mercado positivo para seu investimento, o que faz a procura por energia solar ser grande por parte dos consumidores. Outro ponto: os benefícios oferecidos por seus kit solares, vai responder essa questão para você.    

Quais vantagens posso ter com a energia solar?

Ao utilizar os painéis fotovoltaicos você terá um impacto positivo na conta de energia da sua casa. Ele é silencioso e pode ser instalado em um dia. Possui  uma energia renovável e limpa, já que não gera poluentes para o meio ambiente e oferece baixo custo de manutenção dos equipamentos usados.

E as desvantagens de ter energia solar?

Em dias de chuva ou com baixa incidência de sol, principalmente, em dias nublados, há uma redução na geração de energia. Já à noite não ocorre a produção de energia. Outro ponto relevante: o custo para compra e instalação dos equipamentos ainda é alto no Brasil, embora o mercado vem mostrando avanços significativos com dados extremamente relevantes que realçam a importância de tal investimento.

Nós escrevemos um conteúdo completo sobre as vantagens e desvantagens da energia solar aqui no Blog. Confira!

Mudança estética do imóvel

A fachada do local que será instalado pode ser alterada após a instalação das placas solares (módulos fotovoltaicos) nos telhados de imóveis residenciais e comerciais.

Na hora de se instalar um gerador fotovoltaico conte com as análises de arquitetos e engenheiros e integradores para que se obtenha o melhor custo x benefício. A instalação necessita estar integrada com o projeto arquitetônico e projeto elétrico civil.

Painéis solares fotovoltaicos ideais para serem utilizados em áreas livres
Painéis solares fotovoltaicos tem papel fundamental na geração de energia solar

Energia Solar x Energia Elétrica

A energia solar como uma fonte alternativa tem apresentado crescimento nos últimos anos. Inclusive, conta com o incentivo do governo para facilitar o seu desenvolvimento. Exemplo, claro, desse apoio: isenções de impostos para a compra de produtos e equipamentos de energia solar. 

Economia de espaço por aproveitar telhas de casas, indústrias e empresas, além de economia no uso da eletricidade e custo-benefício são diferenciais deste produto. 

Como pontos que devem ser analisados com mais critério na hora de optar por sistema fotovoltaico, podemos destacar: sua capacidade que varia de acordo com as condições climáticas e uma logística de armazenamento de energia para períodos nublados e frios. Assim como, vale lembrar que locais de latitudes médias e altas não são propensos à utilização da energia solar e os painéis solares ainda possuem uma capacidade limitada de captação de energia.

a energia elétrica é responsável por quase todo consumo nacional. Fato, esse, que é alarmante ainda mais pela conta de luz que é paga normalmente nas casas brasileiras. Todo potencial apresentado pela energia solar deveria fazer com que houvesse um consumo maior, embora como já visto, trata-se de um mercado que se mostra gradativamente em crescimento, com investimentos exponenciais.

A questão emblemática é que o uso desse tipo de energia provoca o meio ambiente de tal forma que afeta rios, lagos e traz impacto considerável na vegetação. Apresenta custo elevado de instalação e manutenção, exigindo constantes visitas técnicas em apartamentos ou casas. Também é suscetível a períodos racionamento, uma vez que se torna quase que obrigatório ter uma redução nos gastos energéticos em determinadas ocasiões.

Quantos painéis solares são necessários para sua casa?

Ao procurar por uma empresa de energia solar, deve-se saber exatamente quanto você consome de energia. Recomenda-se calcular a média de consumo dos últimos 12 meses para que se faça uma análise ao ponto de realizar um planejamento melhor quanto ao seu uso. 

Há variações entre os sistemas fotovoltaicos dos consumidores. Cada sistema é dimensionado e projetado com base nos dados de consumo e geração de cada consumidor.

Por exemplo, para uma residência localizada na região Sul pode ser necessário 7 painéis solares. Já para uma casa na região Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste é preciso, em média, 8 placas solares.

Para um sistema fotovoltaico padrão (conectado na rede elétrica da sua residência) você vai precisar de um Kit de Energia Solar residencial: painéis fotovoltaicos (placas solares), inversor solar, string box, estrutura de fixação, cabos e conectores específicos para energia fotovoltaica

Investimento em energia solar

Mas quanta energia produz um painel solar?

Para saber quanta energia produz um painel solar é necessário ter o conhecimento de vários fatores como a potência do painel, local da instalação, orientação e inclinação do painel, temperatura, sombreamento e entre outros. 

Por exemplo, um painel de 100 Wp (Watt-pico) no Brasil pode produzir em média um máximo entre 400 e 650 Wh (Watt-hora) por dia. 

Sabe-se que Wp é a unidade de medida utilizada para painéis fotovoltaicos e significa a potência em W fornecida por um painel em condições específicas. Sua definição: é a potência máxima que um painel pode fornecer em condições ideais. Já Wh é uma unidade de medida de energia gerada. Isso quer dizer que uma potência de 10W exercida por 3 horas equivale a 10 x 3 = 30 Wh.

Considera-se ainda as perdas de energia, na ordem de 35% para sistemas com baterias e 20% em sistemas conectados à rede.

Sem dúvida, o horário de maior índice de radiação solar, que é ao meio dia, é a melhor forma de medir quanta energia um painel solar gera. Também é ficar atento quanto ao tamanho do painel. Os dados variam de acordo com cidade e estação do ano. Então, não podemos dizer que existe um resultado assertivo. Dessa forma é crucial ter a assistência de um profissional que irá te atender com mais embasamento sobre o tema. 

Qual é o consumo energético de sua residência?

Gerada por usinas hidrelétricas, nucleares ou termoelétricas e instaladas em locais que podem estar a centenas ou milhares de quilômetros de distância, essa é a energia que utilizamos em nossas casas

Contamos com muitos aparelhos que consomem bastante energia. O consumo de energia depende de quanto tempo você deixa ligado os aparelhos de sua casa. Para calcularmos a energia mensal consumida por um aparelho, deve-se multiplicar sua potência em kW pelo número de horas mensais de utilização desse aparelho, obtendo, assim, a energia consumida em kWh (quilowatt hora). 

Geralmente a potência de nossos eletrodomésticos e aparelhos elétricos – fornecidas na unidade de potência adotada pelo Sistemas Internacional de Unidades(watts) está impressa em uma etiqueta informativa no aparelho. 

O símbolo da unidade de potência é W. Para potências superiores a 1000 watts, é comum a utilização do prefixo “k” antes da unidade, o que deve ser entendido como “mil”. Então, vejamos, um aparelho que tem uma potência de 3000 watts, por exemplo, poderá ser especificado por 3000 W ou 3 kW (3 quilowatts).

Um bom jeito de economizar energia elétrica em casa é substituindo lâmpadas e prestando atenção nos aparelhos que mais consomem energia. Quer saber como começar a economizar agora? Confira o nossos posts sobre o consumo do ar condicionado e sobre como substituir corretamente suas lâmpadas por LED.

Conheça os tipos de kits de energia solar

O mercado conta com três tipos de kits de energia solar que devemos conhecer todas suas funcionalidades. Iluminação, bombeamento e, é claro, residencial. Descubra a importância de cada um deles. E caso solicite um kit como esse é fundamental requisitar uma equipe de profissionais qualificados para fazer a instalação.

Profissionais instalando painéis solares fotovoltaicos para o funcionamento da energia solar.
Como instalar energia solar? Profissionais devem ser requisitados para o trabalho

Kits de energia solar para residências

Um kit de energia solar é uma composição de painéis solares – inversor, painéis fotovoltaicos, cabos conectores, string box e estruturas de fixação – e outros equipamentos que juntos vão gerar energia solar para alimentar a sua casa. 

Kit de energia solar fotovoltaica para irrigação

Com custo elevado, são de grande porte e compostos por vários painéis solares. Utilizado principalmente em fazendas. Elas têm áreas livres que são mais do que suficientes para que ocorra um trabalho fotovoltaico. Esses kits são raros no Brasil, uma vez que não há incentivo do governo. Então, em alguns momentos não compensa financeiramente instalar um sistema deste porte.

Kit de energia solar fotovoltaica para bombeamento/irrigação

Trata-se de um kit que vem com bateria, controlador de carga, painel solar e luminária. Pode vir já montado ou chegar separado para que você mesmo monte. Há ainda os kit de iluminação pública, que utiliza lâmpadas LED, baterias estacionárias, controlador de carga e poste.

Quanto custa um kit de energia solar residencial?

Não basta simplesmente ter a vontade de economizar na conta de luz, para que seja feito um projeto como esse. Saber realmente como funciona a energia solar em sua residência é mais do que essencial para você

O custo dos equipamentos e a mão de obra especializada para realizar o trabalho impactam no valor final de um projeto de energia solar residencial. A qualidade e garantia dos produtos são fatores que influenciam no valor e, sobretudo, na qualidade final do sistema.

Qual é o preço da energia solar fotovoltaica para residências?

O valor depende principalmente do tamanho e da complexidade da instalação. Aliás, a grande variação de preço entre os fornecedores é relacionada à qualidade dos componentes utilizados.

E o preço da energia solar fotovoltaica para comércios e indústrias?

O valor de sistemas fotovoltaicos residenciais geralmente é mais barato do que para o segmento industrial. O consumo de energia elétrica de uma casa é menor e a complexidade do projeto também, notoriamente, é mais baixa. E seguindo o fato de que: projetos maiores são mais caros e menores possuem valores mais baixos.

Financiamento para energia solar residencial

Caso tenha o interesse em ter energia solar residencial, procure fazer financiamento junto à bancos. São pelo menos seis agências bancárias que realizam a operação. Possuem linhas de financiamento especiais para instalação de energia fotovoltaica.

Soluções de energia solar para sua casa

Conheça o Kit Solar Elgin e renove a energia da sua casa com os equipamentos:

Painéis solares fotovoltaicos

Utilizados em 320W, o painéis solares fotovoltaicos tem alta confiabilidade, Selo A do INMETRO, permite a homologação em todas as concessionárias do Brasil. Além disso, oferece 25 anos de garantia de geração de energia e 10 anos de garantia contra defeitos de fabricação.

Inversor solar

Com potências de 1,6KW / 3KW / 5KW e 20KW, o inversor solar é utilizado para conexão na rede (On-Grid) e converte a energia das placas solares de corrente contínua para corrente alternada (utilizada nas residências, escritórios e comércio).

String box

Já o string box tem a função de proteger o sistema na parte de corrente contínua das placas solares fotovoltaicas que geram corrente contínua, isolando a instalação. Impede acidentes como curtos-circuitos e surtos elétricos.

Conclusão: sua residência e o planeta agradecem essa energia

Investir em energia solar residencial é a solução para que você reduza sua conta de energia elétrica e contribua para o bem do meio ambiente. Mas para que isso aconteça é de vital importância conhecer todo seu potencial renovador ao acessar o nosso site. Então, calcule a sua economia e saiba mais sobre o Kit Solar da Elgin.

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog! 

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.