Costura 14/03/2022 | 3 min. de leitura

Qual a diferença entre ultralock e overlock?

O mercado oferece diversos tipos de máquina de costura para os mais diversos objetivos. E na hora de comprar, muitas vezes surgem dúvidas sobre qual é o modelo mais adequado e o que diferencia um maquinário do outro.

Quando estamos pesquisando sobre essas máquinas, é comum se questionar sobre a diferença entre o modelo ultralock e overlock, quais são as particularidades desses maquinários e para qual confecção ou ateliê são indicados. Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre o assunto.

Máquina de costura overloque

A overloque é utilizada para criar bordas de tecido, chuleia simultaneamente enquanto costura, de maneira que cria um acabamento limpo e que o tecido não desfaça. Esse tipo não possui bobina, e pode utilizar uma ou mais linhas e laçadores.

É ideal para fazer acabamentos. Possui ponto profissional e permite cortar o tecido durante a costura, evitando que desfie. A quantidade de pontos por minuto pode chegar a mais de mil.

Máquina de costura ultralock

Considerada uma máquina doméstica, ela permite o ajuste de pontos mais largos, mais estreito e ainda é possível trabalhar com ponto de overloque e de segurança. A ultralock tem duas agulhas, podendo utilizar até 2 fios e 2 linhas.

Qual a diferença entre ultralock e overlock?

A overloque é utilizada para criar bordas de tecido, chuleia simultaneamente enquanto costura, de maneira que cria um acabamento limpo e que o tecido não se desfie. Esse modelo não requer bobina.

Já a ultralock é um modelo doméstico, que pode utilizar até duas linhas e dois fios. Se utilizar uma linha e dois fios, ela segue o que faz uma overlock industrial, e se utilizar duas linhas e dois fios, ela realiza as funções da máquina Interlock, que pode fazer costuras comuns e reta sobre os pontos.

Leia também

O que pode ser costurado na máquina de costura Ultralock?

Esse modelo é mais usado para tecidos elásticos e assegura também bom acabamento para tecidos planos, além da tradicional costura em zigue-zague.

O que pode ser costurado na máquina de costura overlock?

Pelo rápido desempenho, essa máquina é indicada para a produção de lingeries, toalhas de banho e a depender do tecido, pode costurar camisetas e calças. No acabamento, é indispensável reforçar a costura em ponto reto para não romper depois.

Qual o melhor modelo, ultralock ou overlock?

Para definir qual a melhor máquina de costura para você é importante entender o que você pretende costurar, e ter ciência sobre a diferença entre ultralock e overlock.

A máquina overlock auxilia no acabamento e no corte das peças, sendo usada desde lingeries mais delicados até tecidos mais pesados.

Já a ultralock permite trabalhar com tecidos elásticos e alguns tipos de tecido plano, se aproximando do da máquina de costura interlock.

Independente do modelo escolhido, opte por uma marca que possa atender às diversas demandas do seu ateliê ou confecção.

A Elgin conta com diversas máquinas que podem ser a solução para o seu negócio. São modelos que requerem maiores precisões. Máquinas que realmente atendem trabalhos profissionais.

Overlock 3 FIOS OV1067/DD

Ideal para confecção de peças de malharia, o modelo conta, o modelo tem Motor Direct Drive autovolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura e faz 5.000 pontos por minuto.

Overlock 4 FIOS PC1067/DD0

A Overlock 4 FIOS conta com Motor Direct Drive autovolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura e faz 5.000 pontos por minuto. Ideal para acabamento em roupas esportivas e tecidos como moletom.

Overlock 1000

Sua velocidade é de 1300 pontos por minuto. Faz overlock estreito, largo, fecho plano e bainha enrolada.

Conta com passagem de linha ilustrada e identificada por cores e botão de ajuste do comprimento do ponto e faca superior retrátil com ajuste na largura do corte.

Gostou do texto? Leia mais sobre assuntos relacionados abaixo.

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.