Costura 30/08/2017 | 1 min. de leitura

Dicas de como cuidar da sua máquina Overlock

Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Ideal para fazer acabamentos em roupas, a máquina de costura overlock precisa de cuidados básicos que são essenciais para uma a boa durabilidade da máquina. O longo do tempo de uso podemos identificar alguns problemas que são facilmente contornáveis se formos cuidadosas não é mesmo?

Limpeza
A limpeza é muito importante, se a costureira deixar a máquina cheia de pó ou com resíduos acumulados na parte interna, certamente ocorrerá problemas. Muito resíduo de tecido e pó entre a chapa e o dente pode prejudicar o funcionamento, você pode remover a chapa para fazer a limpeza.

Agulhas
As agulhas de overlock são próprias para este tipo de máquina, tenha sempre agulhas de qualidade. Troque as após um dia de uso, com isso você não compromete a qualidade do seu trabalho. Atente-se também para a espessura do tecido e da agulha.

Linhas
Tenha linhas de qualidade para evitar que elas quebrem no meio do processo de costura. Se isso ocorrer você pode repassar todas as linhas desde o começo para ter certeza de que ela está correndo bem. Ajustar a tensão das linhas também pode ajudar. Se a agulha estiver torta ou se ela não estiver afiada pode acabar arrebentando a linha também.

Tecido enrugando 
Costurar demanda tempo e paciência, portanto se você está começando tenha calma e treine bastante. Se o seu tecido enrugar durante a costura você pode: diminuir um pouco a tensão das linhas e tentar de novo, a linha pode estar enroscada, seu ponto pode estar muito largo então diminua um pouco e vá testando até chegar ao tamanho ideal. O cuidado e o carinho com a sua máquina garantem uma vida útil muito maior. E você, que cuidados toma para cuidar da sua máquina?

Gostou? Confira outros textos no blog!

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.