Costura 24/10/2018 | 3 min. de leitura

Customização é tendência no mundo da moda

Customização é tendência no mundo da moda

A customização de roupas está em alta. Além de criar peças exclusivas, que traduzem o seu estilo, você pode reaproveitar peças que já possui, transformando-as em novos modelos com ajustes de qualidade nas suas roupas em atelier de costura.

Confira as nossas dicas e solte a sua imaginação!

 Patch

patch

Disponíveis em diversos modelos, desenhos ou frases de efeito, os patches (termo em inglês que significa “remendos” ou “retalhos”) podem dar uma cara nova para jaquetas, calças ou até mochilas. Alguns permitem que você os cole na peça com a utilização de ferro de passar, outros podem ser costurados no lugar desejado.

Detalhes em outros tecidos

outros_tecidos

Uma outra maneira de diversificar as peças é aplicar tecidos diferentes. O punho de uma jaqueta jeans pode ganhar uma nova cara com detalhes em flanela; um rasgo em uma calça pode servir de “moldura” para alguma renda ou tecido transparente; retalhos de tecidos floridos podem dar cor às peças, e por aí vai…

Monograma

monograma

Monograma é a junção de letras (geralmente iniciais) e elementos gráficos, que formam um símbolo único, como um brasão, que pode ser de uma região, de uma família, entre outros significados. Você pode aplicá-lo em suas peças, como por exemplo jaquetas, o que dará para elas um charme especial, além de torná-las exclusivas.

Cortes para modificar o modelo

cortes_para_modificar

Tem uma jaqueta de manga comprida que não usa mais? Você pode cortar suas mangas e gola para transformá-la em um colete. Também é possível cortar um triangulo, próximo à gola de uma camiseta, assim terá uma das famosas “choker shirts”, tão usadas pelas blogueiras. 

Tie-Dye

tie_dye_2

Suas camisetas brancas podem ganhar novas cores e formas com a técnica Tie-Dye. Ela consiste em fazer amarrações (Tie) na peça e tingí-la (Dye) com as cores de sua escolha. Você também pode torcer o tecido para que o efeito seja diferenciado. Após esse processo, basta deixar as camisas secarem por completo e tirar as amarrações.

Transforme sua calça em bermuda/short

short

Tem uma calça que gosta e quer dar uma cara nova para ela? Você pode transformá-la em uma bermuda ou short. Basta escolher o comprimento desejado, marcar com giz para costura e cortar. Caso queira um acabamento despojado, você pode desfiar a área onde foi cortada. Você também pode fazer a barra, se preferir.

Era uma malha, agora é um cardigan

cardigan

Aquela malha que você tanto gosta pode ganhar nova vida ao ser transformada em um cardigan, basta fazer uma abertura na frente dela, aplicar botões e fazer os caseados.

Costura sem segredos

Para obter um melhor resultado nas customizações, o indicado é a utilização de uma máquina de costura, quando necessário. A escolha do modelo é fundamental, já que as máquinas possuem inúmeras funções que podem facilitar o seu trabalho.

As máquinas de costura eletrônicas são boas alternativas, pois permitem que você programe as operações desejadas e, dessa forma, criam um padrão mais ágil e preciso.

A Premium JX-10.000 é a máquina eletrônica da Elgin. Bivolt, faz 100 pontos, entre utilitários, flexíveis e decorativos, que podem ser selecionados facilmente por meio do Painel de Controle com visor LCD. Os ajustes de largura e comprimento são realizados automaticamente.

premium_jx

Para fazer os caseados, basta escolher entre os oito modelos disponíveis na Premium, e ela faz praticamente tudo sozinha. Além disso, com ela você pode pregar zíperes e botões.

Caso você queira customizar uma peça maior, não precisa se preocupar, pois a Premium possui uma mesa extensora, que é vendida separadamente. Dessa forma, você amplia a área de manejo, o que torna o trabalho mais confortável.

Quer conhecer mais sobre a Premium JX-10.000? Acesse https://bit.ly/2CoPeOP e confira todos os detalhes!

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.