Climatização 13/01/2022 | 5 min. de leitura

Tudo sobre climatizador

Tudo sobre climatizador

O climatizador de ar é um aparelho que promove conforto térmico e respiratório por meio de um processo de evaporação da água

O climatizador de ar é um dispositivo que utiliza água para refrescar um determinado ambiente, ajudando também na regulação da umidade do ar. Este é um aparelho considerado sustentável em comparação ao popular ar-condicionado, pois gasta menos energia elétrica e não utiliza qualquer tipo de produto químico ou gás para baixar a temperatura do local em que está instalado.

De maneira geral, o funcionamento do climatizador é muito parecido com o de um ventilador comum, com a diferença que este aparelho conta com um compartimento interno para armazenar água ou gelo — que evapora e refresca o ar antes que ele seja ventilado. Alguns modelos também são capazes de aquecer o ar conforme a necessidade do usuário, podendo ser aproveitados tanto nos dias quentes como nos frios.

Como funciona o climatizador?

A principal função do climatizador de ar é refrescar o ambiente, o que é feito por meio de mudanças na umidade do ar. Para isso, conforme foi explicado, o dispositivo conta com um reservatório de água, gelo ou até mesmo bolsas de gel. Quando o ar que entra no aparelho entra em contato com esta água, o líquido forma um vapor fresquinho e úmido que é lançado no ambiente.

Dependendo das características do ambiente e do modelo de climatizador utilizado, é possível reduzir a temperatura do local em até 5°, otimizando as condições térmicas do espaço. Além de proporcionar uma temperatura mais confortável, o controle da umidade favorece a saúde das pessoas, uma vez que o clima do ambiente não fica seco — como aconteceria com o uso do ar-condicionado, por exemplo.

Quais são as principais funções do climatizador?

A Elgin oferece diferentes modelos de climatizador, sendo que cada um deles possui características e especificações diferenciadas. Mesmo com as diferenças, é possível listar como principais funções básicas desses aparelhos:

  • Controle de velocidade: todos os aparelhos permitem a regulação da ventilação em níveis mais ou menos intensos;
  • Emissão de íons: alguns modelos mais modernos contam com função específica de emissão de íons, o que purifica o ar e contribui para a eliminação das bactérias do ambiente.

Leia também:

Vantagens do climatizador de ar

O climatizador é um dispositivo indicado para criar e manter um clima agradável em qualquer ambiente, sem deixar o ar seco. Essas características proporcionam inúmeras vantagens para as pessoas que habitam o local, sendo as principais delas:

  • Conforto térmico;
  • Prevenção de problemas respiratórios associados ao ar seco;
  • Umedece o ambiente, deixando uma sensação agradável e ajudando em problemas respiratórios;
  • Economia de energia elétrica;
  • A maioria dos modelos é portátil, podendo ser utilizado em diferentes ambientes conforme necessidade;
  • No caso dos aparelhos da Elgin, há garantia total de 1 ano.

Principais cuidados com o aparelho

Assim como qualquer aparelho elétrico, o climatizador de ar demanda alguns cuidados básicos para funcionar adequadamente e ter uma maior vida útil. Algumas das principais medidas recomendadas são:

  • Apesar de ser portátil, o dispositivo precisa de um pouco de espaço para funcionar adequadamente. É indicado que o aparelho fique posicionado com uma distância de pelo menos 15 centímetros da parede;
  • Por contar com um reservatório de água, é necessário manter o climatizador de arem uma superfície plana para evitar vazamentos;
  • O ideal é que o aparelho não fique próximo de cortinas ou outros objetos que podem fechar as entradas de ar (uma ação que pode superaquecer o equipamento e prejudicar seu funcionamento);
  • Fazer limpeza periódica dos filtros e do produto.

Todas as instruções essenciais para o bom funcionamento da máquina podem ser encontradas no manual do aparelho. A Elgin também disponibiliza diversos canais de comunicação para que seus usuários possam tirar suas dúvidas e entender como utilizar o equipamento da melhor forma.

Ar-condicionado ou climatizador de ar: qual a melhor opção?

A resposta para este questionamento depende diretamente de suas necessidades e características do ambiente em que o dispositivo será instalado. De modo geral, o ar-condicionado é um aparelho com maior capacidade de resfriamento, podendo ser uma melhor opção para regiões muito quentes, pois o conforto térmico será maior nos dias de temperatura elevada.

Por outro lado, o aparelho de ar-condicionado geralmente consome mais energia elétrica e deixa o ambiente seco. Nesse sentido, o climatizador de ar é uma opção mais adequada para pessoas que têm problemas respiratórios ou para aquelas que não necessitam de uma alta capacidade de resfriamento.

Além disso, o climatizador é mais econômico e alguns modelos trazem uma função que ajuda na purificação do ar. Portanto, vale a pena também analisar seu orçamento e colocar na balança sua preocupação em relação à qualidade do ar. Por ter uma menor capacidade de resfriamento, entretanto, este dispositivo pode não ser tão indicado para locais muito quentes e com verão rigoroso.

Outro importante diferença entre os dois aparelhos está na sua instalação: enquanto a maioria dos modelos de climatizador é portátil, de fácil instalação e transporte, muitos dos equipamentos destinados ao condicionamento de ar exigem a abertura de um buraco na parede ou necessita de instalação por empresas.

Como escolher seu climatizador de ar?

Alguns detalhes podem fazer toda a diferença na hora de escolher o climatizador de ar que será instalado na sua residência ou estabelecimento. Confira alguns pontos que valem a pena ser considerados no momento de adquirir o dispositivo:

  • Mobilidade: existem modelos que possuem rodinhas e alças para facilitar o transporte;
  • Controle remoto para ligar e regular o aparelho com maior conforto;
  • Filtros laváveis;
  • Garantia do fabricante;
  • Funcionalidades adicionais — como timer, ventilação, purificador e ionizador;
  • Suporte técnico oferecido pelo fabricante.

Para saber mais a respeito do climatizador e descobrir todas as vantagens deste aparelho, entre em contato com nossa equipe.

Presente em todo o Brasil, os climatizadores da Elgin são ideais para refrigerar ou aquecer os ambientes. Os modelos disponíveis são eficientes, práticos e não oferecem malefícios ao meio ambiente. Confira aqui!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.