Climatização 29/04/2020 | 11 min. de leitura

Tempo seco: o que é, consequências e dicas para amenizar

Tempo seco: o que é, consequências e dicas para amenizar

Quando chega o mês de abril, todos já sabemos que junto está vindo a temporada de tempo seco

Com o final do verão e a chegada do outono, essa é uma característica climática muito comum para quem mora no Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. As chuvas diminuem, o frio aumenta e o tempo fica seco. 

Essa época do ano é muito conhecida por quem tem problema de saúde. já que o período aumenta os casos de problemas respiratórios e alérgicos

O que é o tempo seco?

Com a chegada do outono e inverno em algumas regiões do Brasil, as chuvas deixam de ser frequentes e transformam o ambiente. Como resultado, o tempo seco. 

Em São Paulo, o clima seco é agravado pelo alto volume de poluição no ar, causado principalmente por carros, motos, ônibus e caminhões. 

Já no Centro-Oeste, o período de seca causa muitas queimadas, aumentando a secura no clima. 

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é entre 50% e 80%. Mas em regiões como em São Paulo, a umidade pode ficar por volta de 30% e até menos. 

Com a baixa umidade do ar, muitos problemas de saúde podem aparecer ou piorar durante a época de seca.

tempo seco

Quais as consequências do tempo muito seco? 

Como principal consequência na saúde do corpo humano, o tempo seco causa a desidratação das células, sendo os mais afetados as mucosas e a pele. 

Outro fator é a alta piora das alergias, pois com o clima seco os agentes alérgicos ficam por mais tempo no ar.

Para quem possui problemas respiratórios e alérgicos, o tempo muito seco pode ser um agravante para a piora das doenças já existentes. Entre as doenças e alergias que podem ser afetadas pelo clima estão: 

  • Asma 
  • Problemas cardíacos
  • Rinite
  • Sinusite

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o tempo seco favorece o aumento da densidade do sangue, facilitando um possível entupimento dos vasos sanguíneos. 

Além disso, a combinação entre temperatura baixa e clima seco, aumenta a transmissão do vírus da gripe e outras doenças virais. Pois bactérias e vírus se aderem mais facilmente a uma célula ressecada. 

Outra questão muito comum durante esse período, é o aumento de sujeira e pó dentro de casa. Para quem tem alergias respiratórios como a rinite, isso pode ser um problema muito sério. 

Por isso, procure higienizar a casa sempre que possível, evitando a aglomeração de poeira e consequentemente uma piora na alergia. 

tempo seco

Quais os sintomas do tempo seco? 

Como vimos anteriormente, o tempo seco pode trazer muitos problemas para o nosso corpo, por isso é importante conhecer bem as reações causadas por ele.

Mas quais são os sintomas do tempo seco? 

A baixa umidade do ar pode apresentar diversos sintomas em nossa saúde, e isso vai variar muito de pessoa para pessoa. Confira alguns sinais do problema: 

  • Garganta seca; 
  • Olhos irritados 
  • Irritação no nariz 
  • Pele ressecada

Além desses sintomas, pessoas que possuem doenças crônicas podem apresentar outros sinais. 

Para quem tem problemas respiratórios, a falta de ar pode ser um sinal. Para quem tem alergias como sinusite e rinite, a dor de cabeça e o nariz congestionado também podem piorar durante o tempo seco

tempo seco

Como amenizar os impactos do tempo seco? 

Para enfrentar essa época do ano, é muito importante tomar algumas atitudes que ajudam a amenizar os sintomas do tempo seco e a evitar os problemas causados por ele. 

Beba bastante água 

Manter-se hidratado é muito importante em qualquer época do ano, mas durante o período de tempo seco, beber água evita que o corpo desidrate e sofra as consequências do clima

O ideal é ingerir 2 litros de água por dia, mas caso não seja possível, quanto mais água, melhor para a saúde. 

Sucos e frutas são uma ótima forma de hidratar o corpo. Mesmo assim, nada substitui a eficiência da água.

Evite correr ou fazer caminhada em certos horários 

A umidade do ar tende a ficar menor em alguns horários durante o dia, e ficar exposto ao ar livre durante esse período de tempo pode ser mais prejudicial para o corpo. 

Procure não fazer exercícios físicos ao ar livre no período entre 10h e 17h. 

Portanto, faça exercícios antes das 10h e depois da 17h, isso será menos prejudicial para o seu corpo. 

Lavar os olhos e nariz

Durante o tempo seco, os olhos e o nariz costumam ficar muito ressecados, o que pode causar muito incômodo. 

Além disso, essas duas vias são duas portas de entradas para a contaminação por vírus e bactérias, por isso é importante mantê-las hidratadas. 

Para isso, é recomendado lavar os olhos e o nariz com soro fisiológico sempre que sentir ressecados. 

Cuide da pele

A pele também sofre nessa época, o clima seco deixa a epiderme bem ressecada e às vezes causar feridas e incômodos para quem possui alergias dermatológicas. 

Evitar banhos muito quentes e prolongados pode ajudar a amenizar o ressecamento da pele. Sabemos que é difícil evitar um banho quente no inverno, por isso é importante que a atividade não se prolongue por menos de 10 minutos. 

Banhos mornos e curtos são os ideias nessa época.

Também pode ajudar o uso de hidratantes hipoalergênicos para melhorar a hidratação da pele.

Deixe a casa úmida

Para amenizar o tempo seco, é muito importante manter a casa úmida. Pois é o único ambiente que é possível controlar o clima. 

Para umidificar, é possível colocar baldes de água e toalhas molhadas nos ambientes em que você e sua família passam mais tempo. 

No caso das toalhas, colocá-las na cabeceira da cama pode aliviar os sintomas e proporcionar noites de sono muito mais confortáveis. 

Umidificadores de ar são uma ótima solução 

O umidificador de ar é capaz de aumentar a umidade do ar no ambiente em que for colocado, deixando o espaço muito mais seguro. 

Os benefícios para a saúde oferecidos são para todos: bebês, crianças, adultos, animais de estimação e plantas!

É importante não exagerar no uso do aparelho. Ele é indicado para ser usado de 3 a 4 horas por dia. 

O que é bom para umidificar o quarto? 

Como vimos anteriormente, existem muitas maneiras para se amenizar os impactos do tempo seco

A forma mais eficiente para fazer isso, é aumentando a umidade do quarto. Isso porque, esse é o ambiente em que passamos a maior parte do tempo, principalmente dormindo. 

São 8 horas no mesmo ambiente e ter a umidade em um bom nível durante a noite, é o suficiente para melhorar a saúde do seu corpo. 

Para umidificar o quarto, você pode utilizar toalhas molhadas em alguns cantos, como próximo a cama, e também recipientes com água, ambas as formas podem aliviar o clima seco dentro do quarto. 

Outra alternativa muito eficiente, é o uso de umidificadores de ar. Esses aparelhos têm o potencial de melhorar, e muito, a umidade relativa do ar. Mais do que isso, os umidificadores oferecem muitos benefícios.

Benefícios do umidificador de ar para a saúde

Quando a temporada de baixa umidade começa, os casos de problemas respiratórios aumentam em até 40%, de acordo com Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). 

E é por isso que é tão importante manter o ambiente com a umidade recomendada pelos especialistas. 

umidificador-de-ar-elgin-min

Mas os benefícios do umidificador de ar não param na prevenção de doenças respiratórias. Confira o que mais o umidificador de ar pode fazer pela sua saúde e estética no outono ou inverno:

Melhora a respiração no tempo seco 

Com o tempo seco e a baixa umidade, a respiração pode ficar comprometida, principalmente em quem sofre de problemas como rinite, asma e sinusite. 

Pode ficar pior ainda para quem está gripado ou resfriado, com a congestão nasal. 

O ar úmido pode ser uma vantagem para quem está com dificuldade para respirar, pois ele ajuda a manter o sistema respiratório mais limpo. Além disso, o umidificador de ar alivia o desconforto criado pelo tempo seco, tornando o ambiente muito mais agradável.

Mantém a pele e os cabelos hidratados

É só chegar o inverno que os lábios já começam a rachar, provavelmente você já passou por isso e sabe como é incômodo e doloroso. 

Um dos principais efeitos do tempo seco é o ressecamento da pele, principalmente nas mãos, no rosto e nos lábios. 

Os cabelos também sofrem com a baixa umidade, ficam frágeis, secos e quebradiços. Isso sem falar no terrível frizz, que costuma aparecer mais quando o cabelo está ressecado.

O umidificador de ar pode ser a solução para quem enfrenta esses sintomas frequentemente, já que a nossa pele e couro cabeludo dependem da umidade que captam do ar para um bom funcionamento. 

Coloque o umidificador de ar no quarto e combine com uma boa máscara de hidratação noturna para a pele ou cabelos e veja a diferença no dia seguinte.

Melhora a qualidade do sono 

Se você é uma pessoa que sente dificuldade para dormir com o tempo seco, saiba que não está sozinha. A baixa umidade do ar é um problema que afeta o sono de muita gente, causando dor de cabeça, garganta irritada e nariz seco. 

O uso do umidificador é muito recomendado nesses casos, pois ele ameniza esses sintomas. 

Além de ajudar quem ronca muito durante o sono, já que um dos motivos do problema é a secura da garganta e das vias nasais. 

Ajuda a combater gripes e alergias

Um estudo de pesquisadores em Oregon (EUA), confirmou que o nível de umidade no ar está diretamente ligado com a transmissão de vírus. Quanto menor o nível, mais fácil é a transmissão de doenças. 

Por isso o umidificador de ar é tão importante, ele pode evitar a propagação de doenças virais, como a gripe e o resfriado

Não só no combate a gripe o aparelho tem utilidade, o umidificador pode aliviar os sintomas de alergias, como a rinite. 

Faz bem para a saúde dos pets e das plantas

Um bom nível de umidade pode ser muito benéfico para os pets, evitando alergias e outros problemas de saúde que são provenientes do tempo seco. 

As plantas, além de desempenharem um papel importante na melhora da umidade do ar, elas também precisam de um ambiente fresco e úmido. Assim como precisam da água do solo, também precisam da água no ar para sobreviverem. 

Como usar o ar condicionado no tempo seco?

Você deve estar pensando que não faz muito sentido usar ar-condicionado, já que geralmente o tempo seco é sinônimo é frio. 

Saiba que o ar-condicionado também servem para ventilar ar quente no ambiente, e por isso pode ajudar durante o inverno. 

Além disso, nem todas os locais que enfrentam o tempo seco registram baixas temperaturas, como é o caso do Centro-Oeste, em que o calor costuma ser presente. 

O ar-condicionado filtra as impurezas do ambiente. Não apenas climatiza o ambiente, como também, melhora a qualidade do ar do ambiente.

Porém, se usado em excesso com o tempo seco, ele pode ser prejudicial, já que ele filtra a umidade existente no ar. Por isso, é preciso se atentar ao seu uso. 

A boa notícia é que é possível usar seu aparelho de ar-condicionado mesmo com o clima seco. Para isso, basta usá-lo junto com um umidificador de ar

Assim você estará aliando a eficiência de uma clima confortável com a umidade do ar necessária. 

eco-power-humanizada

Conclusão: Amenizar os efeitos do tempo seco é a melhor solução

O tempo seco, causado pela baixa umidade do ar da época, é muito prejudicial para a nossa saúde. Durante essa época, a umidade relativa do ar fica em torno de 30%, sendo que o recomendado pela OMS é entre 50% e 80%. 

Por isso, se você sente o nariz irritado, os olhos também irritados, a garganta seca e a pele ressecada, isso é sinal de tempo seco. Além disso, quem tem problemas respiratórios e alergias, durante essa época os sintomas tendem a se agravarem

Para evitar que esses sintomas piorem, você pode tomar alguns cuidados. Como beber bastante água, hidratar a pele, lavar o nariz e os olhos com soro fisiológico, usar panos úmidos e recipientes de água nos ambientes. 

Além disso, uma ótima alternativa é o uso de umidificador de ar, que oferece muitos benefícios para a saúde. Você encontra ótimas opções no mercado.

Umidificador Digital da Elgin

umidificador de ar elgin

Esse modelo é capaz de produzir três tipos de névoa, conta com a função sleep que permite desligar o display para mais conforto e além disso ainda possui a função SMART, que possibilita você programar a umidade relativa do ar. 

Com o umidificador digital da Elgin, você tem muito mais controle da umidade do ar na sua casa e ainda combate o tempo seco.

Umidificador Ultrassônico da Elgin

umidificador ultrassonico

A tecnologia ultrassônica quebra as moléculas de água por meio de vibrações, transformando-as em névoa. Isso torna o aparelho muito mais eficiente para melhorar a umidade da sua casa

Além disso, o Umidificador Ultrassônico possui 8 horas de autonomia. 

Ah, e não se esqueça que os umidificadores combinam muito bem com ar-condicionados, pois enquanto um climatiza o ambiente o outro melhora a qualidade do ar. 

Os umidificadores de ar da Elgin são uma ótima opção para você amenizar os impactos do tempo seco

Gostou do artigo? Encontre mais conteúdos como esse em nosso blog, clique aqui e confira! 

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.