Como criar um ambiente diferenciado com luminária pendente?

Caio Alves - 07/01/2020

Elgin Eco Inverter: conheça tudo sobre o ar-condicionado

Caio Alves - 07/01/2020

Umidificador de ar: benefícios no tempo seco

Caio Alves - 07/01/2020
projeto de iluminação
Ar-condicionado na temperatura ideal é bom para sua saúde e bem-estar.
Imagem de um bebê ao lado de um umidificador.

Afinal, o umidificador de ar traz benefícios para a saúde?

Em junho, começa o inverno no Brasil, e todos nós já conhecemos os resultados: tempo seco e problemas de saúde. Muita gente acaba recorrendo ao umidificador de ar, em busca de uma solução

Segundo Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal de absorção é superior a 60%, abaixo disso já é considerado prejudicial para a saúde. 

Para quem mora em São Paulo, uma redução baixa pode ser um grande problema, por isso é importante saber como cuidar da saúde no outono. A cidade costuma ficar entre 20% e 30% durante muitos dias da estação. 

Olhos irritados, tosse seca, chiado no peito, piora das alergias e dificuldade respiratória são apenas alguns dos resultados que uma baixa umidade do ar pode causar. Em muitos casos, podem surgir até doenças mais graves. 

tempo-seco

Para fugir dessas dificuldades, uma das alternativas mais usadas, é o uso do vaporizador de ar. O aparelho funciona aquecendo a água até o ponto de sua ebulição. Contudo, essa é uma tecnologia antiga e ultrapassada. 

Hoje, o umidificador de ar se tornou o aparelho da vez para quem quer combater os sintomas do tempo seco. Entenda melhor como funciona o umidificador de ar. 

Neste artigo você vai ver: 

  • O que é e para que serve o umidificador de ar
  • Que benefícios ou umidificador de ar traz para a saúde
  • Como usar o umidificador de ar para bebês
  • Quais os tipos de umidificadores de ar
  • Qual o umidificador de ar mais recomendado
  • Como usar o umidificador de ar

O que é um umidificador de ar e para que servir? 

O umidificador de ar é um aparelho que tem como principal função melhorar a absorção no ambiente. Para isso, ele transforma a água (que é armazenada dentro do aparelho) em vapor, devolvendo a umidade para o ar. 

O umidificador de ar é muito recomendado para quem deseja manter a umidade do ar dentro dos padrões recomendados. 

Algumas pessoas costumam confundir umidificador de ar com climatizador, mas são produtos diferentes. Enquanto o umidificador tem o objetivo de melhorar a absorção do ar, o climatizador serve para aquecer o ambiente.

Se você deseja um produto para controlar a temperatura do ambiente, o ideal é um ar-condicionado ou um climatizador.   

Inclusive é possível combinar ou usar os dois aparelhos. O ar-condicionado utilizado para refrigerar o ambiente – que muitas vezes está úmido. Por isso é importante usar o umidificador de ar junto com o ar-condicionado, pois ele melhora a qualidade do ambiente. 

Leia também: Tipos de ar condicionado: a escolha ideal para você

Benefícios do umidificador de ar para a saúde

Quando uma temporada de baixa temperatura começa, os casos de problemas respiratórios aumentam em até 40%, de acordo com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). 

É por isso que é tão importante manter o ambiente com umidade recomendada pelos especialistas. 

Mas os benefícios do umidificador de ar não param na prevenção de doenças respiratórias. Confira o que mais o umidificador de ar pode fazer pela sua saúde no outono e inverno:

Melhora a respiração no tempo seco 

Com o tempo seco e a baixa umidade, a respiração pode ficar comprometida, principalmente em quem sofre de problemas como rinite, asma e sinusite. 

Pode ser pior ainda para quem está gripado ou resfriado, resultando até em uma constipação nasal. 

O umidificador de ar alivia o desconforto criado pelo tempo seco, criando o ambiente muito mais agradável. 

tempo seco

Mantém a pele e os cabelos hidratados

É só chegar no inverno que os lábios já começam a racharProvavelmente você já passou por isso e sabe como é o sintoma e a dor. 

Um dos principais efeitos do tempo seco é o ressecamento da pele, principalmente nas mãos, no rosto e lábios. 

Não só na pele, os cabelos também sofrem com baixa umidade, ficando frágeis, secos e quebradiços. Isso sem falar no terrível frizz, que costuma aparecer mais quando o cabelo está ressecado.

Coloque o umidificador de ar no quarto e combine com uma boa máscara de hidratação noturna para a pele ou cabelos e veja a diferença no dia seguinte.

Melhora a qualidade do sono 

Se você é uma pessoa que sente dificuldade para dormir com o tempo seco, saiba que não está sozinha. A poluição é um problema que afeta o sono de muitas pessoas. Causa dor de cabeça, garganta irritada e nariz seco. 

O uso de umidificador é muito recomendado para ajudar quem ronca muito durante o sono, já que um dos motivos do problema está relacionado à garganta e às vias nasais. 

beneficios do umidificador de ar

O umidificador de ar oferece uma boa qualidade de sono

Ajuda a combater doenças virais ou sintomas de alergias

Um estudo de pesquisadores em Oregon (EUA), confirmou que o nível de umidade no ar está diretamente ligado à transmissão de vírus. Quanto menor o nível, mais fácil é a transmissão de doenças. 

Por isso, o umidificador de ar é tão importante, que pode evitar a propagação de doenças virais. 

O umidificador pode aliviar sintomas de alergias como rinite. 

Faz bem para a saúde dos animais e plantas

Seu uso pode ser muito benéfico para animais de estimação ao ponto de evitar alergias e outros problemas de saúde que são causados ​​pelo tempo seco. 

As plantas, além de desempenhar um papel importante para melhorar a absorção do ar, também devem estar em um ambiente fresco e úmido. Assim como a necessidade de água do solo, também precisam da água no ar para sobreviver. 

Umidificador para bebês? 

Todos pais e mães se preocupam com a saúde de seus filhos, buscando sempre as melhores alternativas para tornar a vida do bebê mais confortável. 

Quando chega na estação mais seca do ano, muitos pais acabam ficando preocupados. 

O umidificador de ar é a melhor opção para quem deseja melhorar a absorção do ambiente Mas será que o aparelho é  indicado para bebês? 

Ele não é somente indicado, como deve ser bastante utilizado. Então, assim como os benefícios que ele traz para os adultos, o umidificador também apresenta benefícios para os bebês.

Alguns dos benefícios dos umidificadores de ar para bebês são: 

  • Até 4-6 meses, os bebês só respiram pelo nariz e por possuir narinas pequenas, podem ficar facilmente congestionados. Portanto, o umidificador pode ajudar a manter as narinas abertas. 
  • A pele dos recém-nascidos é super suscetível, e por isso  o seu uso é bem-vindo. Com o tempo seco, elas podem trazer muitos problemas. Com uma densidade de ar em um bom nível, é possível evitar que esses efeitos surjam. 
  • O umidificador pode tornar o sono muito melhor, evitar lances secos, nariz entupido e outros problemas. 

Como destacamos, o umidificador de ar é muito indicado para bebês durante o tempo seco, mas é preciso ter alguns cuidados. 

É preciso manter o aparelho limpo, pois ao utilizá-lo sem higiene pode ser tão prejudicial para o bebê quanto para o ar. Além disso, procure não deixar o aparelho muito próximo da criança. 

Tipos de umidificadores de ar

Se engana quem pensa que existe um tipo de umidificador de ar, na verdade existem vários modelos. 

Com as opções disponíveis no mercado, pode ficar difícil decidir qual é a melhor opção. Por isso é importante que você conheça todos os tipos. 

Confira os tipos de umidificadores de ar!

Umidificador de ar impulsor

Esse tipo de umidificador funciona com um disco de rotação, que lança água em um difusor, transformando o líquido em gotinhas que flutua no ar. Essas gotas são lançadas no formato de névoa fria. 

O destaque desse aparelho é a sua velocidade em umidificar o ambiente, além do seu preço acessível e a facilidade de encontrar lojas. 

O umidificador de impulsor requer pouco cuidado, mantendo uma frequência de limpeza para evitar a proliferação de germes e bactérias. 

umidificador impulsor

Umidificador evaporativo 

O modelo evaporativo usa um papel ou pavimento de fundo para absorver a água do reservatório. Então, o ventilador é usado para absorver a umidade. Quando a umidade está muito baixa, a água que está reservada evapora. 

O umidificador evaporativo tem um tamanho maior que os outros, além de emitir mais ruído durante o seu funcionamento.

Umidificador ultrassônico 

Esse é o tipo mais moderno de umidificador de ar.  Utiliza uma tecnologia ultrassônica para que as moléculas de água se quebrem através de um processo vibratório e crie uma névoa fria. 

São modelos mais modernos e possuem mais tecnologias. Com os modelos ultrassônicos da Elgin, é possível regular a intensidade da névoa em até 3 níveis,  ter desligamento automático quando o reservatório estiver sem água e programar a comparação relativa de outras características. 

O umidificador de ar ultrassônico é indicado para quem deseja um modelo moderno e eficiente. 

umidificador ultrassonico

Qual o melhor umidificador de ar? 

Agora que você conhece os tipos de umidificador de ar, é uma boa hora para tomar uma decisão e decidir o modelo ideal para sua necessidade

O umidificador de impulsor é uma boa opção para quem deseja ter um aparelho com custo-benefício. Ele apresenta uma boa velocidade no funcionamento, tornando o ambiente úmido. 

Para quem busca por um aparelho completo, o umidificador ultrassônico é ideal para atender a todas as suas necessidades. Esse modelo contém a função sono, desligamento automático, três níveis de intensidade da névoa e a possibilidade de programar a proporção relativa do ar.

Todos os modelos podem ser úteis. Contudo, alguns podem ter mais benefícios do que outros modelos, como é o caso do ultrassônico da Elgin

umidificador de ar

Umidificador da Elgin, a escolha ideal para aliviar os sintomas do tempo seco

Como usar corretamente o umidificador de ar?

Para um bom funcionamento, é imprescindível que você tenha alguns cuidados na hora de usar. Antes de tudo, é preciso ficar claro que os umidificadores não são climatizadores. 

Caso o ambiente já esteja umidificado, não use o aparelho, pois não é recomendado. Isso pode ajudar na proliferação de fungos. Para um bom funcionamento, o umidificador deve ficar ligado entre 3 e 4 horas. Portanto, evite usar o umidificador por muito tempo. 

Mantenha o umidificador de ar em um local adequado, caso você tenha filhos em casa, evite deixar muito próximo da cama deles. O ideal é que o aparelho fique a menos de dois metros de distância das pessoas, e um metro do chão.

Outra dica de uso importante: você não deve deixar o recipiente de água cheio enquanto não estiver usando o aparelho. Isso pode fazer com que uma parada de água possa acumular minerais no fundo e propagar microrganismos. 

Conclusão: o umidificador de ar é ideal para o outono e inverno

Com a chegada do inverno, começa a aparecer os problemas respiratórios por conta da baixa umidade da estação. 

O umidificador de ar é uma ótima alternativa para enfrentar os problemas causados ​​pelo tempo seco. Indicado principalmente para crianças e pessoas alérgicas com doenças respiratórias. Ele torna o ambiente muito mais confortável e é adequado para o nosso corpo, seguindo os padrões recomendados. 

Os benefícios para a saúde oferecidos são para todos: bebês, crianças, adultos, animais de estimação e plantas! Um ambiente úmido é bom para uma boa noite de sono, para a pele e cabelos, além de melhorar a respiração e ajudar no alívio dos sintomas de alergias. 

É importante não exagerar no uso do aparelho. Ele é indicado para ser usado de 3 a 4 horas por dia. E, principalmente, não use umidificador em épocas com alta densidade, isso pode acabar piorando a situação. 

Na hora de escolher o melhor modelo de umidificador de ar, opte por um que atenda sua necessidade. Os modelos de ultrassônicos da Elgin são ideais para quem deseja ter mais recursos e eficiência. 

Como vimos, os benefícios de umidificador de ar faz com que o aparelho seja um item essencial para ter na sua casa. 

Gostou? Confira outros conteúdos no blog!