Ar-condicionado 17/05/2022 | 3 min. de leitura

Climatização inteligente para ambientes corporativos

Proporcionar uma melhor climatização para ambientes corporativos, sem dúvida, aumenta a produtividade dos colaboradores. Dessa forma eles se sentem mais inspirados a dar o seu melhor no dia a dia da empresa.

Lojas ou restaurantes bem climatizados tornam-se lugares muito mais agradáveis, o que agrega mais qualidade aos estabelecimentos e consequentemente atrai mais clientes. Pensando nisso, trouxemos orientações para te ajudar a tornar a climatização do ambiente corporativo adequada, e assim tornar esse local mais agradável e produtivo.

Qual NR fala sobre ar condicionado?

As Normas Reguladoras (NR) dispõe sobre determinações relacionadas à segurança e a saúde do trabalhador em determinada atividade, função ou área de atuação, dentre as normas, também remete ao uso de climatizadores de ar em diversos ambientes corporativos.

No item 17 da NR são estabelecidas diretrizes e requisitos que permitem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos funcionários, de modo a proporcionar conforto, segurança, saúde e desempenho eficiente no ambiente de trabalho.

Especificamente, o item 17.8.4 trata sobre as condições do ambiente de trabalho, que a climatização do local deve adotar medidas de controle da temperatura, de velocidade do ar e da umidade, com a finalidade de proporcionar conforto térmico, atentando-se para o parâmetro de faixa de temperatura do ar entre 18 e 25 °C.

Já a NR 32 requer que sejam executadas manutenções preventivas e corretivas a fim de preservar a integridade e eficiência de todos os seus componentes do ar-condicionado, para manter o aparelho em perfeito funcionamento.

Qual a temperatura ideal para um escritório?

A Anvisa, na Resolução nº 9, determina que o ar condicionado seja mantido na seguintes temperaturas:

  • No verão, a temperatura ideal deve estar em torno de 23 a 26 °C
  • No caso do ambientes ser destinado à exposição de obras de artes a temperatura pode variar de 21 a 23 °C
  • O espaço máximo permitido de temperatura deve ficar entre 26 e 27 °C, já nas áreas de acesso podem chegar a 28 °C
  • No inverno, a faixa aconselhável de temperatura é de 20 a 22 °C

Leia também:

Quais são os modelos mais comuns de ar condicionado para empresas?

A Elgin desenvolveu diversos modelos de condicionadores, com as mais variadas capacidades, que com certeza vão se adequar a sua empresa. Confira abaixo detalhes sobre os alguns modelos indicados para diferentes tipos de negócio:

Cassete 360° ECO

O Cassete é uma opção sustentável e discreta. Possui uma excelente distribuição de ar com insuflamento pelos 4 cantos e 4 lados, além de permitir a utilização de um duto para renovação de ar e um duto para condicionar uma sala adjacente.

Linha composta por equipamentos de alta durabilidade, baixo consumo de energia, além dos menores custos de manutenção. Trabalha com o Gás Ecológico R-410A, que não agride a camada de ozônio.

 

Piso Teto ECO

Com opções de 24000 BTU/h a 80000 BTU/h, o Piso Teto possui baixo nível de ruído além de um design sofisticado e elegante. Trabalha com o Gás Ecológico R-410A, que não agride a camada de ozônio. Disponível nas versões Frio e Quente/Frio, conta com 3 velocidades de ventilação e painel LED que mostra a temperatura escolhida ou do ambiente.

Piso Teto Atualle ECO

Econômico, durável e com baixo consumo de energia, o Piso Teto possui as opções Frio e Quente / Frio e conta com o filtro Ion Air, que elimina 99% de vírus, bactérias, fungos e ácaros do ambiente. Disponível nas versões 220V e 380V.

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.