Pessoas que têm doenças respiratórias costumam evitar usar ar-condicionado com medo de que o aparelho agrave a doença. Porém, muitas empresas e lojas deixam esse equipamento ligado para manter a temperatura do ambiente agradável, tornando inevitável o não contato com o ar climatizado.
A boa notícia é que há maneiras de utilizar o aparelho sem que isso afete a sua saúde, confira as dicas para você usar ar-condicionado sem medo.
Índice
Quais doenças o ar-condicionado pode causar?
O ar-condicionado sujo pode causar ressecamento do muco pulmonar, a mucosa nasal tem a função de filtrar as impurezas trazidas pelo ar, assim, com as mucosas ressecadas, a filtragem fica comprometida, aumenta o risco de contrair infecções.
Veja quais são as principais doenças que podem estar relacionada ao ar-condicionado com sujeiras.
Amigdalite
Essa doença respiratória se dá através da inflamação dos gânglios linfáticos que estão no fundo da garganta. As amígdalas têm função de defender o organismo de infecções de bactérias e vírus. Porém, se a pessoa tiver um sistema imunológico baixo, essas bactérias e vírus podem entrar no organismo deixando as amigdalas inflamas.
Asma
Asma é uma inflamação crônica nos pulmões, os asmáticos apresentam dificuldade para respirar, sensação de pressão no peito e falta de ar, é comum as pessoas com asma terem esse histórico familiar da doença ou já tiveram infecções respiratórias na infância.
Os fatos mais comuns que causam as crises de asma são: se expor aos alérgenos inalantes como ácaros, fungos (que podem estar no ar-condicionado sujo), pelos de animais e etc.
Rinite alérgica
Essa doença tão comum é resultado de inflamação da mucosa nasal. É caracteriza pela obstrução do nariz, coriza, espirros recorrentes e coceira (nos olhos, nariz, garanta e ouvidos).
A rinite pode ser provocada por diversas substâncias no ambiente que são alergênicas, como poeira e ácaros.
Quem tem problemas respiratórios pode usar ar-condicionado?
Pode, contanto que fique atento à temperatura ideal, à manutenção e à limpeza do ar-condicionado.
Um aparelho que não está com a manutenção e limpeza de filtro em dia, poderá acumular bactérias e fungos, comprometendo a respiração.
Se expor a um ambiente que tenha ar-condicionado com filtro sujo e que mude de temperatura bruscamente vai impactar principalmente as pessoas que possuem alguma doença respiratória.
Leia também:
- Entenda como funciona a umidade do ar
- Consumo do ar-condicionado: Como calcular?
- Climatizador ou ventilador? Como fazer a escolha certa
Ar-condicionado pode causar resfriado?
Não, o ar-condicionado não causa resfriado. Os resfriados são causados pela contaminação por vírus. através do contágio secreções, espirros ou tosse de pessoas que estejam infectadas. Assim, gripes e resfriados não têm causa direta com a utilização do ar-condicionado.
O que pode agravar a gripe ou resfriado é o fato de o ar-condicionado ressecar o ar, o que acaba causando uma congestão nasal. Mas, esse fato pode ser facilmente resolvido se a pessoa que estiver resfriada beber muita água para manter a hidratação e usar umidificador de ar no ambiente.
Na hora de escolher o melhor modelo de umidificador de ar, opte por um que atenda sua necessidade. Os modelos de ultrassônicos da Elgin são ideais para quem deseja ter mais recursos e eficiência.
Umidificador ultrassônico
O umidificador utiliza uma tecnologia ultrassônica para que as moléculas de água se quebrem por meio de um processo vibratório e crie uma névoa fria.
É possível regular a intensidade da névoa em até 3 níveis e ter desligamento automático quando o reservatório estiver sem água.
Umidificador digital
O umidificador possui as seguintes funcionalidades: função sleep sendo possível desligar o display digital para maior conforto e função “SMART”, que torna possível programar a umidade relativa do ar.
Limpeza e manutenção no ar-condicionado são fundamentais para seu bom funcionamento
Para manter o bom funcionamento do seu aparelho, procure um profissional e assistências técnicas especializa para fazerem a manutenção do seu ar-condicionado. Assim, ele continuará com o máximo de sua performance, com uma temperatura ideal para o ambiente que está instalado e manterá a garantia do fabricante.
Respeite todas as etiquetas de aviso do fabricante. O ideal é procurar uma assistência técnica credenciada para diagnosticar um eventual problema. Sendo assim, torna-se importante a realização da manutenção.
Lembre-se que cada modelo de ar-condicionado apresenta especificidades diferentes. Dessa forma vale verificar no manual do aparelho a frequência correta de manutenção.
Veja a seguir alguns modelos da Elgin que vão lhe atender e deixar seu ambiente mais climatizado.
Inverter Eco Life
O Inverter Eco Life tem capacidade de 9.000 a 24.000 BTU/h, o Inverter Eco Life conta com um baixo nível de ruído devido a Tecnologia Inverter e ainda é muito mais econômico por fazer menos força para funcionar, consumindo menos energia elétrica.
Esse modelo conta com Filtro Catalizador a Frio, Filtro de Carvão Ativado e Filtro Vitamina C Filtros que eliminam até 99% de vírus e bactérias, eliminam odores e auxiliam também no combate ao estresse e produção de Colágeno na pele.
Eco Inverter
Com design clean, o Eco Inverter está disponível nas versões Frio e Quente/Frio. Conta com display de temperatura invisível – só aparece ao ligar e é possível desligá-lo apertando a tecla “Visor”. Filtro Ion Air. Elimina 99% de vírus, bactérias e ácaros do ambiente. Mantém a temperatura desejada e economiza até 63% de energia.
Possui Filtro Ion Air que combatem as bactérias e os fungos que o ambiente pode conter. Assim, seu ambiente fica muito mais seguro para todos que nele estiverem.
Inverter Care
A linha Inverter Care trás para o mercado o primeiro inverter 127V da Elgin, facilitando a vida de quem mora em regiões do Brasil que não possuem rede elétrica em 220V.
Modelo 127V disponível na capacidade 12.000 BTU/h, ciclo frio e modelos 220V disponíveis nas capacidades 9 | 12 | 18 | 24.000 BTU/h, ciclos frio e quente/frio.
Tem garantia de 3 anos no aparelho e 10 anos no compressor, sendo a maior do mercado.
Possui sistema de filtragem, sendo Hepa, carvão ativado e vitamina C, além da função “limpeza” que garante a melhor qualidade do ar.
Eco Plus II
O modelo Eco Plus II está disponível nas capacidades de 9.000 a 24.000 BTU/h. Alcança rapidamente a temperatura desejada e a mantém estável todo o tempo proporcionando maior conforto.
O ar-condicionado Eco Plus II conta com controle remoto e manual de instruções totalmente em português, tornando mais fácil, prático e acessível para o uso no dia a dia.
Filtro Catalizador a Frio, Filtro de Carvão Ativado e Filtro Vitamina C, que eliminam até 99% de vírus e bactérias, eliminam odores e auxiliam também no combate ao estresse e produção de Colágeno na pele.
Gostou do texto sobre ar-condicionado e doenças respiratórias? Confira outros que poderão te interessar!