Máquina de Sorvete 02/03/2021 | 6 min. de leitura

Qual é a melhor máquina de sorvete expresso?

Qual é a melhor máquina de sorvete expresso?

Especialmente no verão, nada melhor do que tomar um bom sorvete. E é nesse cenário que cada vez mais o sorvete expresso vem ganhando mercado. Afinal, você sabe qual é a melhor máquina de sorvete expresso? 

Sem dúvida, as máquinas de sorvete expresso são essenciais para fazer parte de um investimento de uma sorveteria ou de outro tipo de negócio. A máquina serve porções na hora, de acordo com a demanda do momento. Além disso, são modernas e realizam uma produção com uma grande variedade de sabores

Para que o sorvete expresso saia com a textura e sabor ideal, deve-se adicionar uma calda na máquina que você mesmo pode preparar, ou optar por caldas prontas que são encontradas no mercado.

Mas como é composta a calda? Por leite integral, açúcar refinado e uma mistura em pó que pode ser facilmente adquirida em lojas de suprimentos para sorveterias. 

E a mistura deve ser batida seguindo a receita indicada pelo fornecedor até ficar homogênea e, em seguida, depositada nas cubas da máquina. 

Você sabe qual é a melhor máquina de sorvete expresso?

Por que investir em uma máquina de sorvete expresso? 

Ter um negócio como esse pode ser lucrativo e agradável e o Brasil é um dos maiores produtores mundiais de sorvete. E é um tipo de negócio que gera alta lucratividade. 

A Associação Brasileira das Indústrias dos Sorvetes (ABIS) projetou um crescimento de 3% a 5% em 2019.  Já a Mintel, empresa global de inteligência de mercado, um crescimento de mercado para cerca de 81% em 2020, com base no surgimento de novos tipos de sorvete, com variações como premium, gourmet, orgânicos e veganos. 

Ainda de acordo com a Grand View Research, consultoria de mercado, a demanda crescente de sabores e formatos inovadores e a maior impulsividade para consumir o produto nos países em desenvolvimento deverão gerar o crescimento do mercado.

Conheça as vantagens de ter uma máquina de sorvete expresso

Como o tamanho da máquina não ocupa muito espaço, sem dúvida, uma das primeiras vantagens é que esse tipo de sorvete pode ser trabalhado dentro de ambientes comerciais, shopping centers, quiosques, locais pequenos

Retorno de investimento

Outra vantagem: o retorno do investimento na máquina de sorvete expresso é rápido. O volume de vendas pode ser muito expressivo, sobretudo se você estiver localizado em um local com grande movimento. 

Ideal para seu negócio

E para investidores que já tem uma organização no setor alimentício, é ainda mais viável esse tipo de negócio. Ou seja, ter uma máquina de sorvete expresso é ideal se, por exemplo, você tem um restaurante ou uma lanchonete.

Manutenção da máquina de sorvete expresso

A manutenção preventiva é recomendada para todo equipamento, pois ela previne paradas do equipamento e a necessidade de fazer uma manutenção corretiva.

Manutenção a cada seis meses

É importante realizar a manutenção preventiva a cada seis meses. Na manutenção preventiva os técnicos avaliam a máquina de sorvete como um todo para garantir se a carga de gás está de acordo, se a limpeza interna do equipamento está correta e se as condições das vedações do equipamento estão dentro do padrão.

Além disso, os técnicos farão a verificação dos cabos e terminais, e da lógica de funcionamento do equipamento, para garantir que esteja dentro do especificado.

Período de garantia

E no período de garantia o ideal é realizar a manutenção preventiva com um dos técnicos homologados, após o período de garantia o franqueado pode escolher o técnico de sua confiança.

A limpeza é uma das questões mais importantes nesse tipo de negócio. Principalmente quanto a água manipulada que contém resíduos líquidos, inclusive, com grande teor de açúcar

Neste caso, vale seguir os procedimentos e boas práticas como no vídeo abaixo:

Quais são os tipos de máquina de sorvete?

Os modelos de aço inox são os mais duráveis, resistentes e práticos de limpar. Invista também em modelos que tenham um modo de conservação. Ou seja, aqueles que oferecem redução do consumo de energia em momentos com menor movimentação de consumidores

Como escolher a melhor máquina de sorvete expresso?

Em primeiro lugar, compreenda o cenário econômico para escolher qual é a melhor máquina de sorvete expresso. Há máquinas de diferentes portes, desde aquelas com produção de 150 casquinhas por hora, até máquinas de alta produtividade como 600 casquinhas por hora.

Modelos no mercado

Os equipamentos são invariavelmente elétricos e podem funcionar em 110 ou 220 volts. Sem dúvida, um dos custos mais importantes para manter o negócio em funcionamento é o consumo de energia.

A Elgin conta com modelos que fazem um sorvete expresso para amenizar e refrescar os dias de verão. Lembre-se que os modelos são certificados pelo INMETRO e tem garantia de 12 meses. Confira abaixo máquinas que podem ser a solução para o seu negócio:

Gelatta Soft E1 e Gelatta E2

Certificadas pelo INMETRO e com garantia de 12 meses, as máquinas de sorvete expresso possuem design moderno com acabamento em aço inox, display com indicação de tensão elétrica, contador de sorvetes e indicador de falhas.

Também possuem um sistema de resfriamento exclusivo para conservação de calda nos reservatórios e sistema de refrigeração independente para o cilindro. Além disso, contam com uma bomba de ar – o que aumenta o rendimento em até 30% – batedor de aço inox, e tem uma capacidade produtiva de 200 casquinhas/hora.

Mas há diferença entre elas? Sim, embora seja pequena. Enquanto a E1 é para balcão, a E2 é maior e possui rodas. 

Conclusão: a melhor máquina de sorvete expresso pode fazer parte do seu negócio!

Para escolher qual é a melhor máquina de sorvete expresso fique atento quanto a capacidade produtiva e seu tamanho que deve ser compacto, além dos seus opcionais como conservação da calda em modo stand by, indicador de tensão elétrica e número de sabores que podem ser elaborados.

No mercado há máquinas de diferentes portes, desde aquelas com produção de 150 casquinhas por hora, até máquinas de alta produtividade como 600 casquinhas por hora. Procure por modelos que possuem o batedor em aço inox, pois ele proporciona melhor higiene e maior durabilidade.

E para saber ainda qual é a melhor máquina, faça pesquisas e busque sempre pelo produto que pode ser aquele que você tanto deseja ter, seja em sua sorveteria ou outro tipo de negócio.

Em dias de verão e até mesmo durante o ano, nada melhor do que se refrescar com um sorvete expresso, ainda mais produzido em uma máquina de qualidade. Em outras palavras, acesse nosso site e encontre aquele modelo que pode ser o ideal.   

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.