Passo a passo de como lubrificar máquina de costura

Guilherme Neves - 17/11/2020

Qual a melhor lâmpada de LED para residência?

Guilherme Neves - 17/11/2020

5 dúvidas comuns sobre placas fotovoltaicas

Guilherme Neves - 17/11/2020
imagem de uma máquina de costura
imagem de uma casa iluminada
Imagem de painéis solares fotovoltaicos

A garantia de energia mais limpa e renovável é possível com a instalação de placas fotovoltaicas.

Mas o que são placas fotovoltaicas? Trata-se de um equipamento chave de um sistema solar fotovoltaico conhecido também como painel solar ou placa solar que pode lhe trazer inúmeras vantagens.

As placas fotovoltaicas são construídas para a captação de energia solar e compostas por estruturas conhecidas como células fotovoltaicas. 

Células que são componentes responsáveis pela conversão da energia solar em energia elétrica. Quanto mais células uma placa fotovoltaica apresenta, maior será o seu potencial de geração de energia.

Veja o vídeo e confira toda a importância da energia solar para sua residência

5 dúvidas sobre placa solar fotovoltaica

1 – Como funcionam as placas fotovoltaicas?

O processo se inicia quando os fótons – partículas elementares da luz do sol – atingem a célula fotovoltaica e reagem com o material semicondutor da qual é composta, que são os átomos de silício.

Após esse processo, as partículas fazem com que os elétrons do lado negativo se desprendem. E esses elétrons não conseguem passar diretamente para o lado positivo, em função da presença de um campo elétrico que se cria.

Como ocorre a formação da corrente elétrica? Quando as partículas de luz solar colidem com os átomos do material do painel solar, provoca o deslocamento dos elétrons e por consequência resulta em uma corrente elétrica.

De maneira simples, o efeito se baseia no surgimento de uma tensão elétrica em um material semicondutor, quando este é exposto à luz visível.

2 – Quais são as suas vantagens?

Diferente dos combustíveis fósseis, como carvão, gás natural e petróleo, a geração de energia elétrica por meio da energia solar não emite gases poluentes que trazem malefícios para o meio ambiente.

As placas fotovoltaicas são fabricadas com o maior nível de segurança e apresentam uma longa vida útil de geração das células.

Pode superar até mesmo 25 anos de produção de energia. É exatamente este tempo de garantia dado pela maioria dos fabricantes.

A placa é exposta à intempéries variadas, como sol, chuva, granizo ou neve, revelando ser um produto robusto e resistente.

Os consumidores podem instalar um sistema que consiga gerar toda a energia consumida no mês, deixando de pagar por esta energia a distribuidora ao ponto de conseguir uma redução na conta de luz de até 95%.

imagem de placas fotovoltaicas
Um sistema de energia solar que pode lhe trazer muitas vantagens

3 – Qual é o preço das placas fotovoltaicas? 

Os preços variam de acordo com o fabricante de geração de energia que a placa pode produzir. Empresas de energia solar compram as placas normalmente em pallets ou em contêineres.

Comprar uma única placa solar pode sair mais caro do que adquirir um pallet (geralmente com 20 ou 30 módulos).

E não adianta ter somente o painel solar. É necessário ter o kit completo para que funcione o sistema fotovoltaico. 

Assista o vídeo e saiba mais sobre sistema fotovoltaico

Quando se adquire o kit completo de painel solar de um fornecedor é possível aplicar algumas isenções tributárias referentes a equipamentos de geração de energia limpa.

Os custos de frete, seguro e impostos são alguns dos problemas da comercialização no Brasil. Essas questões elevam o preço do painel solar, embora há isenções de alguns impostos (em alguns estados mais do que em outros).

O custo de um sistema de energia solar fotovoltaico depende de dois pontos importantes: tamanho e complexidade da instalação.

Não tem como cobrar um valor alto com produtos de baixa qualidade. A variação de preço entre os fornecedores é relacionada à qualidade dos componentes utilizados.

Empresas maiores têm mais poder de compra e fazem uma aquisição mais dentro do desejado, além do que a complexidade da instalação também podem influenciar no valor final.

4 – Como dimensionar?

Para ser colocado na sua casa o tamanho adequado do sistema é necessário verificar na sua conta de energia elétrica qual o seu consumo mensal de energia. 

A concessionária informa a sua média mensal na fatura. Você deve fazer o dimensionamento das placas fotovoltaicas considerando o consumo médio dos últimos 12 meses. O consumo e a geração de energia variam durante os meses do ano.

5 – Como limpar as placas? 

Como a limpeza deve ser feita? Periodicamente. Deve-se limpar a sua superfície de vidro para que elimine a poeira e substâncias indesejáveis.

Também confira se existem fissuras no vidro ou pontos falhos na estrutura metálica da placa de energia solar, que possam afetar a impermeabilidade do painel.

Existem ainda situações em que não há alternativa, a não ser substituir a placa por uma nova.

Conheça algumas avarias que podem aparecer: infiltração no interior do módulo, quebra ou trinca no vidro superficial, queima dos contatos elétricos ou problemas com a esquadria metálica.

imagem que mostra uma manutenção das placas fotovoltaicas
Como fazer a manutenção das placas fotovoltaicas?

Leia também: Como ter um ar-condicionado mais econômico?
Passo a passo de como lubrificar máquina de costura
Como fazer descarte de pilhas?

Calcule sua economia 

A Elgin disponibiliza kit solares que possibilitam reduzir o valor da sua conta em até 95%. Calcule sua economia, acessando o nosso site.

Para um sistema fotovoltaico padrão, conectado na rede elétrica da sua residência, você, sem dúvida, vai precisar de um kit de energia solar residencial.

Mas como ele é composto? Painéis fotovoltaicos (placas solares), inversor solar, string box, estrutura de fixação, cabos e conectores específicos para energia fotovoltaica integram essa solução que visa trazer economia na sua conta.

Sua conta de luz será calculada por um sistema de compensação, no qual toda a energia que saiu servirá como desconto para toda energia que entrou.

Quando a saída foi maior do que a entrada, gerará créditos, para que você consiga abater em futuras conta de luz, reduzindo, assim, sua despesa para tarifas mínimas.

Onde posso comprar?

As placas fotovoltaicas podem ser adquiridas por uma empresa instaladora de energia solar, chamados integradores, direto do fabricante ou em um pacote com todos os outros equipamentos que fazem parte de um sistema fotovoltaico.

No Brasil, é possível comprar somente placas fotovoltaicas aprovadas pelo Inmetro.

A necessidade em ter energia solar fotovoltaica aumentou no Brasil nos últimos anos, muito em função de suas significativas vantagens.

Por exemplo, em 2019, o mercado apresentou um crescimento de 44% segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

A Elgin conta com diversos produtos para que você possa renovar a energia de suas casas. Conheça abaixo um produto que pode fazer toda a diferença no seu projeto de energia solar:  

Painéis solares fotovoltaicos – 380W – policristalino

O produto que tem alta confiabilidade conta com selo A do INMETRO e permite a homologação em todas as concessionárias do Brasil.

Possui 25 anos de garantia de geração de energia e 10 anos de garantia contra defeitos de fabricação.

Conclusão: Placas fotovoltaicas, a renovação da energia na sua casa

Reduzir sua conta de luz, valorizar seu imóvel, contribuir para o bem do meio ambiente e ter sua própria energia, o que você poderia querer mais?

Ter placas fotovoltaicas não é uma tarefa simples, requer investimento e estudos do mercado. 

Mas sua aquisição vale muito a pena. Ainda mais se contarmos com os altos valores gastos de energia elétrica em sua casa e também pelo alto consumo dos eletrodomésticos.

É nesse cenário que a placa fotovoltaica se mostra muito importante e, sobretudo, eficiente ao lhe oferecer uma energia limpa e sustentável.

imagem de placas fotovoltaica no telhado de uma casa
Placas fotovoltaicas para redução da sua conta de energia elétrica

As vantagens oferecidas com a instalação de um sistema de energia solar devem ser analisadas na hora do investimento. Entre várias delas, a redução na conta de energia que pode chegar a até 95% é a principal.

Seu papel não é somente reduzir a conta de luz. Com energia solar, sua casa fica ainda mais valorizada, contribuindo para um meio ambiente livre de elementos nocivos.

Invista nessa tecnologia e conheça todo seu potencial renovador. Não se esqueça de calcular a sua economia e acesse nosso site para conhecer mais sobre o Kit Solar da Elgin.

Gostou? Confira outros textos no blog!

Deixe seu comentário