Costura 01/07/2022 | 4 min. de leitura

Dicas de como cuidar da sua máquina Overlock

Dicas de como cuidar da sua máquina Overlock

Ideal para fazer acabamentos em roupas, a máquina de costura overlock precisa de cuidados básicos que são essenciais para uma boa durabilidade da máquina. Ao longo do tempo de uso podemos identificar alguns problemas que são facilmente contornáveis se você souber cuidar da sua máquina Overlock.

Confira algumas dicas que listamos para sua máquina permanecer sempre regulada e durável.

Como cuidar da sua máquina Overlock

Agulhas

As agulhas de overlock são próprias para este tipo de máquina, tenha sempre agulhas de qualidade. Troque-as após um dia de uso, com isso você não compromete a qualidade do seu trabalho. Atente-se também para a espessura do tecido e da agulha.

Linhas

Tenha linhas de qualidade para evitar que elas se quebrem no meio do processo de costura. Se isso ocorrer, você pode repassar todas as linhas desde o começo para ter certeza de que ela está correndo bem, ajustar a tensão das linhas também pode ajudar.

Tecido enrugando 

Costurar demanda tempo e paciência, portanto se você está começando tenha calma e treine bastante. Se o seu tecido enrugar durante a costura você pode: diminuir um pouco a tensão das linhas e tentar de novo, a linha pode estar enroscada, seu ponto pode estar muito largo então diminua um pouco e vá testando até chegar ao tamanho ideal.

O cuidado e o carinho com a sua máquina garantem uma vida útil muito maior.

Como fazer a manutenção da máquina overlock?

Toda manutenção é essencial para o funcionamento de uma máquina de costura. Saber limpar a máquina é dever de todas as costureiras e adeptos da arte de renovar roupas e tecidos.

Para fazer a manutenção, primeiro, deve-se tirar todas as linhas da máquina cuidadosamente, cortando-as quando necessário. Utilize uma pinça, pincel e um pano úmido (água ou detergente neutro) para limpar, tomando os devidos cuidados com o maquinário.

Deve-se abrir cuidadosamente o overlock, retirando com o pincel os retalhos de tecido e a poeira acumulada. Com a pinça, retire a sujeira dos cantos. Em seguida, passe o pano úmido na superfície da máquina.

Caso a sua máquina esteja ociosa há muito tempo, regule-a, colocando um pouco de óleo nos locais indicados. Antes de usar o overlock novamente com peças de roupa, realize testes com retalhos a fim de verificar a limpeza da máquina com o intuito de prevenir eventuais manchas de óleo.

Como limpar máquina Overlock?

A limpeza regular é essencial, se a costureira deixar a máquina cheia de pó ou com resíduos acumulados na parte interna, certamente ocorrerá problemas. Muito resíduo de tecido e pó entre a chapa e o dente pode prejudicar o funcionamento, você pode remover a chapa para fazer a limpeza.

Antes de começar a limpeza, desligue a máquina e posicione a agulha na maior altura possível, girando o volante. Com o pincel de limpeza, limpe os dentes de transporte e em torno da área da bobina.

Quando o assunto é limpeza, o ideal é usar um pano macio com detergente neutro (somente na superfície externa).

Fazer a limpeza periódica de sua máquina de costura é essencial para manter o seu bom desempenho. Se a máquina estiver ociosa por um longo período, lubrifique o topo da barra da agulha, guias do looper antes de reiniciar a operação

Cuidado ao desmontar partes da máquina, para não desregular a peça, caso tenha dúvidas, procure um técnico especializado.

Importante: evite usar produtos com substâncias químicas para não interferir na cor ou degradar o material. Vale consultar o manual do produto para informações mais detalhadas.

Qual a melhor máquina Overlock?

Considere sempre investir em máquinas que são de fácil manutenção e credibilidade no mercado, assim como a Elgin, que está no ramo há 70 anos, com as melhores alternativas de máquina de costura.

A Elgin conta com três modelos de máquina Overlock que podem ser adequadas para você. Confira os modelos disponíveis:

Overlock 3 FIOS OV1067

Ideal para confecção de peças de malharia, o modelo conta, o modelo tem Motor Direct Drive Autovolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura e faz 5.000 pontos por minuto.

Overlock 4 FIOS PC1067

A Overlock 4 FIOS conta com Motor Direct Drive Autovolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura e faz 5.000 pontos por minuto.

Ideal para acabamento em roupas esportivas e tecidos que esticam.

Overlock 1000

Sua velocidade é de 1300 pontos por minuto. Faz overlock estreito, largo, fecho plano e bainha enrolada.

Conta com passagem de linha ilustrada e identificada por cores e botão de ajuste do comprimento do ponto e faca superior retrátil com ajuste na largura do corte.

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.