Iluminação 23/10/2021 | 6 min. de leitura

Dicas de decoração com lâmpadas

Dicas de decoração com lâmpadas

Quer ter uma casa iluminada, com conforto, economia e valorização? A decoração com lâmpadas é fundamental para que você possa ter tudo isso.

As lâmpadas são peças que servem para iluminar e decorar os ambientes, seja destacando obras de arte, iluminando cômodos ou trazendo impacto visual na sua casa.

O mercado cada vez mais oferece lâmpadas de boa apresentação visual e, sobretudo, mais eficientes energeticamente. A lâmpada LED é um exemplo claro dessa evolução tecnológica. Pensando no poder das lâmpadas para realçar um ambiente, separamos ótimas dicas para usar esses itens em sua decoração.

Benefícios de uma iluminação adequada

Investir em lâmpadas é mais do que essencial. Principalmente, com as lâmpadas LED que trazem diversas vantagens. A lâmpada LED pode chegar a 25.000 horas de vida útil, podendo chegar a mais de 17 anos de uso, se considerada uma utilização de 8 horas por dia.

Mas saiba que cada tipo de lâmpada é indicado para cada ambiente. O posicionamento do feixe de luz faz toda a diferença na decoração.

Dicas de como usar as lâmpadas como decoração

Para trazer estilo tanto internamente quanto externamente, o ideal é utilizar luzes quentes e indiretas nas laterais da construção e investir em uma iluminação mais focada na porta principal.

Recomenda-se uma iluminação indireta na sala de estar para que não interfira, por exemplo, em uma imagem passada por uma televisão. Para não influenciar nas cores reproduzidas pelo televisor, são utilizadas lâmpadas LED dicroica, já que elas possuem um facho de luz mais focado.

Na sala de estar

Neste caso, a iluminação precisa ser centralizada para trazer uma claridade que atinja o ambiente onde está sendo servido o jantar. A escolha do lustre precisa ser baseada no tipo de mesa e espaço.

Por exemplo, se a mesa for de vidro, escolha lustres em que as lâmpadas sejam viradas para cima. Dessa forma, a iluminação fica mais difusa e indireta. A altura entre o lustre e o tampo da mesa é outro ponto a ser considerado na hora da colocação.

Na cozinha

Para esse ambiente que demanda uma iluminação mais forte e espalhada é indicado a utilização de tipos de luz na temperatura branca fria ou neutra.

Dessa forma, clareia esse espaço de modo que fique mais visível áreas da cozinha, como: armários, prateleiras e utensílios domésticos. O que é fundamental dentro de uma cozinha. Imagine limpar e cozinhar em um ambiente com pouca iluminação

No quarto

Como o quarto precisa de uma atmosfera mais aconchegante e relaxante, deve-se ter uma iluminação mais suave. Utilize luzes quentes (amareladas), pois podem lhe proporcionar uma sensação mais agradável e acolhedora para o ambiente.

Temperatura de cor

Ideal para lhe trazer um ambiente de tranquilidade é a lâmpada mais amarelada ou quente. A luz branca ou fria é indicada para leitura e ambientes de trabalho.

Indicada para quartos, salas e outros lugares de descanso por ter uma luminosidade mais suave, a lâmpada com temperatura de cor que emite um tom amarelo-alaranjado é conhecida como quente.

Ideal para ambientes que necessitam de uma ampla iluminação, a lâmpada com temperatura de cor que fica visível na decoração de uma casa ao presenciarmos um tom branco-azulado é nomeada como fria.

A temperatura de cor não possui nenhuma influência no consumo da lâmpada. A tonalidade de cor que a lâmpada fornece ao ambiente é que caracteriza se ela é quente ou fria.

Leia também:

Saiba tudo sobre instalação de energia solar
Qual é a melhor fritadeira elétrica do mercado?
Conheça os tipos de fechaduras para sua casa

Melhores lâmpadas para decoração

Uma das principais tendências na decoração é a utilização das lâmpadas de filamento para dar um ar retrô aos projetos. Antes, elas eram produzidas exclusivamente com filamentos de carbono, o que tornava o ambiente literalmente mais quente. 

Dessa forma, o consumo de energia acabava sendo maior – além de apresentarem uma vida útil aquém do ideal. Com o surgimento da tecnologia LED, foi possível criar uma opção durável e econômica, sem deixar de lado todo o requinte desse tipo de iluminação. 

A Elgin oferece um portfólio completo de iluminação, com produtos de baixo consumo energético e praticidade na hora da instalação. Ilumine seus ambientes externos com as lâmpadas LED da Elgin. É o diferencial que falta  para a sua decoração.  

Filamento LED A60

Ótima para decoração de ambientes, a lâmpada de filamento apresenta diversas vantagens. Mais econômicas e com durabilidade até 4x maior do que as lâmpadas fluorescentes, 12x maior que as lâmpadas halógenas e 33x maior que as lâmpadas incandescentes.

Lâmpada PAR

Modelo PAR 20 – PAR 30 – PAR 38 que possui vida útil de 25.000h, índice de proteção IP20 e é bivolt.

A lâmpada PAR é ideal para decoração e spots. São mais econômicas e com durabilidade(até 4x maior do que as lâmpadas fluorescentes, 12x maior que as lâmpadas halógenas e 33x maior que as lâmpadas incandescentes).

Lâmpada BULBO LED

Modelo A55 – A60 – A65, a lâmpada BULBO é ideal para iluminação geral e decorativa em substituição às lâmpadas incandescentes e proporciona grande economia de energia.

Conte com a ajuda de um profissional

Para fazer uma decoração com lâmpadas você pode precisar da ajuda de um profissional, seja com orientações de designers, lighting designers ou arquitetos.

Com domínio técnico sobre iluminação, o profissional tem experiência para poder realizar um projeto totalmente personalizado que possa atender toda sua expectativa e necessidade.

imagem de um ambiente iluminado.
Decore esse ambiente com lâmpadas LED

Lâmpadas trazem impacto positivo na decoração

Iluminar um ambiente é algo que deve ser essencial na sua casa. Além de deixar a decoração ainda mais estilosa, as lâmpadas tornam seu dia a dia ainda mais produtivo. Afinal, trabalhar sem luminosidade não é nada agradável, não é mesmo? 

E também é preciso segurança para você. Por exemplo, ao caminhar em corredores e para quem deseja mergulhar em uma piscina à noite. Além disso, uma cozinha com uma iluminação que permite dar visibilidade, tanto para limpar quanto para cozinhar, se faz mais do que necessário.

Uma iluminação transforma um imóvel simples em um espaço valorizado e destacado. Busque por lâmpadas que sejam LED. Elas trazem vantagens para você, tais como: economia de energia e uma maior vida útil. Certamente, são pontos importantes que devem ser analisados na hora da compra.

Assim como o fato de ela ser companheira do meio ambiente. Enquanto as lâmpadas incandescentes e fluorescentes precisam de um descarte especial, uma vez que contam com metais pesados como chumbo e mercúrio, a LED não utiliza mercúrio ou qualquer outro elemento que cause malefícios ao meio ambiente.

A Elgin conta com modelos que podem ser a solução para a sua casa. Para ter não somente uma decoração com lâmpadas que seja moderna e sofisticada, como também, um dia a dia ainda mais produtivo. Ilumine o seu imóvel com muito mais eficiência.    

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.