Costura 01/04/2021 | 6 min. de leitura

Como escolher uma máquina de costura profissional?

Como escolher uma máquina de costura profissional?

As máquinas de costura profissionais são conhecidas como máquinas industriais. Ter uma máquina de costura profissional é uma motivação para aqueles que pretendem ter uma independência financeira (fonte de renda das costureiras informais), ainda mais sabendo que existem muitas faculdades de moda & design. 

Costurar com essa máquina também é uma ótima alternativa para lazer, entretenimento e é recomendado por terapeutas para aliviar o stress. A máquina de costura profissional realiza confecções com muita precisão, velocidade e técnica.

A importância de trabalhar com uma máquina de costura profissional

O fato de trabalhar com uma máquina de costura profissional, certamente, vai lhe propiciar melhores resultados em suas confecções e, sobretudo, um negócio ainda mais rápido, técnico com precisões em cada etapa do processo.

Quais as melhores opções de máquina de costura profissional?

A Elgin conta com diversas máquinas que podem ser a solução para o seu negócio. São modelos que requerem maiores precisões. Máquinas que realmente atendem trabalhos profissionais. Conheça cada máquina e suas características:

imagem de uma máquina industrial profissional.

Reta Direct Drive RT1045

Quer garantir um ótimo desempenho na hora de costurar, sendo mais silencioso, econômico e com o melhor custo-benefício? Esse é o modelo ideal. Trata-se de uma máquina adequada para um ateliê de costura que vem com lançadeira japonesa.

imagem de máquina de costura.

Reta Eletrônica RTE1023

Também ideal para ateliê de costura, o modelo conta com diversas funções que podem facilitar sua confecção. Possui lançadeira japonesa, lançadeira pequena, corte automático de linha, parada de agulha alta ou baixa, costura automática programável, além de Motor Direct Drive com 550W, lubrificação automática e faz ainda 5.000 pontos por minuto. 

imagem de uma máquina de costura profissional.

Overlock 3 FIOS OV1067/DD

Quer realizar confecção de peças de malharia? Esse é o modelo mais adequado para seu negócio. A máquina conta com Motor Direct Drive Autovolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura e faz ainda 5.000 pontos por minuto.

imagem de uma máquina de costura industrial.

Overlock 4 FIOS PC1067/DD0

E que tal uma máquina ideal para acabamento em roupas esportivas e tecidos como moletom? Então essa é a máquina que você precisa ter. O produto conta com Motor Direct Drive Autovolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura e faz 5.000 pontos por minuto. 

Interlock 5 FIOS IL1067/DD0

Além de desenvolver todas as funções de uma Overlock, a Interlock faz um ponto de segurança mais afastado e você poderá realizar costuras mais pesadas, que necessitam de estruturas bem específicas. 

O modelo possui motor Direct Drive Autovolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura, bitola média e faz 5.000 pontos por minuto. Ideal para trabalhar com tecidos pesados como jeans e sarja.

Galoneira GA1089/DD0

Deseja ter uma máquina com ótimo desempenho em tecidos médios e leves? Essa pode ser a ideal para você. A máquina possui motor Direct Drive Autovolt, lubrificação automática, parada de agulha alta ou baixa, luz de LED na costura e faz 5.000 pontos por minuto.

Leia também:

Como ganhar dinheiro com máquina de costura?
Qual é o ar-condicionado econômico de 2021?
Como escolher o melhor ferro de passar roupa?

Como escolher a melhor máquina?

Para escolher uma máquina de costura profissional que atende sua necessidade é necessário ficar atento quanto algumas questões, como: 

Qual marca que apresenta as melhores máquinas de costura?, Quantos pontos e quantas agulhas, o modelo oferece? e Que tipo de máquina me permitirá fazer trabalhos mais precisos e técnicos?

Por que escolher uma máquina de costura Elgin?

A Elgin foi uma das primeiras a fabricar máquinas de costura domésticas no Brasil, e o aperfeiçoamento constante de seus produtos, fez com que em pouco tempo, a empresa exportasse suas máquinas para toda a América Latina.

Pela confiança de nossos clientes adquirida ao longo dos anos em função do valor da marca e de nossa história há mais de 69 anos. As máquinas de costura Elgin fazem parte das casas brasileiras. A Elgin está presente no seu dia a dia com soluções práticas e modernas.

Como cuidar da máquina de costura profissional?

Um dos procedimentos que você deve ter com sua máquina de costura profissional é fazer a lubrificação. 

Como deve ser feita a lubrificação?

A lubrificação da máquina de costura é feita com óleo, pincel, pinça e entre outros materiais. Ela deve ser feita de acordo com a utilização de cada profissional, seja costureiras ou empresas que trabalham com confecções.

Os óleos têxteis são geralmente utilizados nos diversos pontos de atrito, como mancais, agulhas e platinas. No entanto, é preciso analisar, cada cenário. Em alguns casos é possível diminuir a quantidade de lubrificantes sem perder a qualidade da lubrificação.

Vale verificar no manual do produto onde o óleo deve ser colocado. O local varia conforme o tipo de máquina e fabricante. 

Dicas de manutenção para máquinas de costura

A maioria dos problemas que acontecem nas máquinas geralmente são pela falta de manutenção ou pela manutenção precária.

Ajustar a altura da barra de agulha também é importante. Geralmente, as máquinas possuem marcas que indicam o local correto da altura da barra, mas caso você não encontre, consulte essa informação no manual da sua máquina.

Confira se o tempo do ponto está preciso e veja se os ajustes da agulha e do gancho de transporte melhoraram as configurações da máquina. Para que o ponto fique correto, a máquina de costura tem que estar bem regulada, de acordo com o tecido que vai ser costurado.

O primeiro detalhe a ser observado é a tensão da linha, que é regulada por meio dos tensores (cada modelo de máquina tem um tipo diferente, mas todos funcionam da mesma forma).

Cada tecido pede uma regulagem diferente. Ter sempre um retalho próximo para testar a costura antes e regular o ponto é mais do que válido E quanto maior o número do ponto, maior a tensão da linha.

imagem de máquina profissional
Como utilizar uma máquina de costura profissional

Conclusão: máquina de costura profissional para um negócio com maior rapidez e técnica 

A máquina de costura industrial ou profissional é um completa para empresas de confecção e costureiras que necessitam de aparelhos ainda mais robustos, velozes e resistentes, podendo aguentar muitas horas de trabalho pesado.

Outro ponto importante é o cuidado que você deve ter com sua máquina de costura: para lubrificar sua máquina de costura profissional conte sempre com a ajuda de um especialista credenciado. Assim como a lubrificação de uma máquina de costura que aumenta a vida útil do produto. 

Assim como ajustar a altura da barra de agulha também é importante. Geralmente, as máquinas possuem marcas que indicam o local correto da altura da barra, mas caso você não encontre, consulte essa informação no manual da sua máquina.

E confira se o tempo do ponto está preciso e veja se os ajustes da agulha e do gancho de transporte melhoraram as configurações da máquina.

Agora que você já sabe como escolher uma máquina profissional, busque pela marca que lhe vai trazer atendimento profissional e os melhores produtos do mercado. E saiba que o modelo ideal de máquina profissional (ou industrial) vai depender do seu tipo de uso, já que cada modelo é expert na sua função. 

Quer ter ainda mais dicas e conhecer mais sobre as máquinas de costura? Acesse nosso site e confira qual é o modelo mais indicado para suas atividades, seja um negócio empreendedor, grandes produções ou, simplesmente, confecções do dia a dia. 

Gostou? Confira outros textos no blog!

Mais Vistos

Conecte-se com a Elgin

Cadastre-se e receba novidades e promoções por e-mail.