Iluminação externa e estilo para sua casa

Guilherme Neves - 14/11/2019

Confira como funciona a energia solar 

Guilherme Neves - 14/11/2019

Ar-condicionado para empresa: saiba como escolher

Guilherme Neves - 14/11/2019
iluminação led
Paineis solares fotovoltaicos para contribuir na geração de energia solar.

Mesmo que seja em momentos de calor ou até mesmo no frio, o ar-condicionado se torna peça de suma importância em ambientes empresariais.

Mas, em dias de verão, é muito mais frequente existir divergência quanto a temperatura do ar-condicionado em empresas. Enquanto alguns querem deixá-lo mais gelado, outros preferem um modo que seja mais integrado ao ambiente. Ou seja, uma temperatura que refresque, mas não ao ponto de gelar.      

Então é preciso que haja compreensão entre os colegas de trabalho para que o ar-condicionado não se torne um vilão, e sim, em um aparelho essencial para o bom andamento de uma produção ao longo do dia. 

A escolha do ar-condicionado certo para sua empresa é fundamental para que se tenha produtividade e, é claro, o melhor conforto térmico possível. 

Antes de adquirir um ar-condicionado para a sua empresa é muito importante que haja uma avaliação técnica do local por um especialista. Ele irá avaliar qual o melhor tipo de ar-condicionado para empresa e a melhor forma de instalação do aparelho.

Um dos pontos que devem ser considerados é o tamanho do ambiente que será climatizado. Sabe-se que quanto maior o espaço para instalar o aparelho, mais potência o ar-condicionado precisa ter.

A região do país em que o ar-condicionado será utilizado é um fator que também deve ser levado em consideração para o dimensionamento ideal.

Por exemplo, como os estados do sul possuem uma temperatura média mais baixa do que os do norte, é fácil imaginar que as empresas localizadas nas regiões mais quentes necessitam de condicionadores de ar com maior potência.

Acionando a temperatura do ar-condicionado na sua empresa.

Ar-condicionado na temperatura certa traz bem-estar para todos

Modelos mais indicados de ar-condicionado

Ar-condicionado central

Econômico, preciso e silencioso, é assim que um ar-condicionado central precisa ser. Quanto menos manutenção, melhor é o custo-benefício do aparelho. O aparelho precisa atingir a temperatura ideal para climatizar o ambiente empresarial.

Sempre conte com o trabalho de um técnico especializado em ar-condicionado para fazer o procedimento correto na sua empresa.

Ar-condicionado cassete

Trata-se de um equipamento super indicado para ambientes comerciais. Pode ser uma ótima opção para climatizar o ambiente de maneira uniforme. O modelo apresenta muitas vantagens: baixo nível de ruído e fácil instalação. 

Embutido no teto, o aparelho consegue otimizar espaço, climatizar o ambiente e trazer bem-estar.

Ar-condicionado piso-teto

Você vai precisar de toda a potência desse ar-condicionado para empresa. Baixo nível de ruído e rápida refrigeração são algumas de suas vantagens. O mercado disponibiliza modelos que tem a capacidade de aquecer e resfriar o ambiente.  

É o tipo de ar-condicionado ideal para empresas que possuem pé direito (distância entre o piso e teto) muito alto e, sobretudo, para empresas que são ocupadas por uma grande circulação de profissionais.

 Ar-condicionado split inverter

Controlar a velocidade de compressão do ar-condicionado é uma das suas principais funções. Utilize esse aparelho e tenha uma economia que pode chegar em até 40%, comparando com o modelo convencional. 

Quer um conforto térmico que atende a sua necessidade? Esse é o modelo correto para você. O funcionamento do aparelho não permite que haja oscilação de temperatura.

Também é companheiro do meio ambiente. O gás usado é ecológico e não traz malefícios para a sua saúde.

Tem maior vida útil que os tradicionais, já que o compressor sofre menos desgaste.

Considerações na hora de escolher um ar-condicionado

É fundamental selecionar um modelo de ar-condicionado que atenda os dois ciclos: quente e frio. Dessa forma, você oferece melhor conforto térmico para todos que frequentam o ambiente.

Limpeza. É algo simples, mas um procedimento mais do que importante. Os filtros devem ser lavados uma vez por mês e trocados uma vez por ano. Um técnico especializado deve ser acionado para o serviço. A periodicidade é relacionada a quantidade de pessoas e o tempo de funcionamento do aparelho no ambiente.

A rede elétrica é compatível com o modelo? Ela precisa ser dimensionada para que não ocorra desgaste no equipamento ao ponto de que prejudique seu desempenho.

Tamanho do ambiente e número de pessoas

Para determinar a escolha do ar-condicionado para empresa é necessário saber a quantidade de pessoas que trabalha nos ambientes de trabalho.

Espaço destinado para colocação do ar-condicionado.

O tamanho do ambiente tem papel fundamental na instalação

Potência em BTUs

A unidade BTU (sigla para British Termal Unit) mede a capacidade do ar-condicionado.

A “Unidade Térmica Britânica” é usada para medir a quantidade de energia necessária para mudar a temperatura de um ambiente.

Caso o aparelho seja potente demais para o tamanho do ambiente pode estar gerando um gasto desnecessário de energia.

Se a capacidade térmica do ar-condicionado for inferior ao que o ambiente necessita, ele poderá trabalhar em excesso, fazendo com que o compressor fique oscilante.

Para que serve o cálculo de potência? Ele facilita a melhor escolha do ar-condicionado para as empresas.

E para cada item adicional, esse valor pode aumentar. Acesse nosso site e encontre o modelo ideal

Consumo do ar-condicionado para empresa

Em uma empresa há vários tipos de aparelhos que podem gerar gastos energéticos. Claro que depende do porte de cada companhia. Por exemplo, caso você tenha um número elevado de computadores, sua empresa, sem dúvida, terá um alto consumo. 

Como em dias de calor o consumo do ar-condicionado é grande, a possibilidade de aparecer fungos ou alguma peça do eletrodoméstico se quebrar aumenta no verão.

Dessa forma, a manutenção acaba sendo dificultada porque o aparelho precisa ficar parado, o que pode impactar no desempenho de sua equipe de trabalho.

Mas para não deixar os funcionários sem refrigeração, especialistas apontam que os melhores períodos do ano para fazer manutenção são as estações de outono e inverno. Isso se deve pela diminuição do uso do aparelho nos dias mais frios. 

Para aumentar sua vida útil, especialistas recomendam que sejam feitos reparos regulares como, por exemplo, lubrificar os motores elétricos da área evaporadora e condensadora. 

cassete_360_eco

Temperatura ideal do ar-condicionado para empresa

E qual seria a temperatura ideal para sua sala, escritório ou ambientes maiores de trabalho

Segundo a NR17 do Ministério do Trabalho, a temperatura deve estar entre os 20°C e 23°C, durante o inverno. Já no verão, ela deve ficar entre 23ºC e 26ºC.

Resolução da Anvisa

Já para a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a faixa recomendável de temperatura, nas condições internas para o verão, deve ficar entre 23°C a 26°C, com exceção de ambientes de arte, que deverão ficar entre 21°C e 23°C. 

Climatizar uma residência é um desejo de todos. Imagina então climatizar um empresa! O quão é importante isso?

É claro que climatizar sua empresa é algo nada simples. É necessário avaliar diversos fatores para que isso possa acontecer de forma satisfatória. Que seria, um ar-condicionado que atenda por completo a necessidade de seus funcionários.

A avaliação precisa ser mais exigente do que uma simples análise para uma colocação de um aparelho como esse na sua casa. Tem que agradar a todos e agradar a todos não é uma tarefa muito fácil. Mas, a recompensa é válida.

Conforto térmico e saúde

Porque é tão importante ter conforto térmico em sua empresa?

Ter nem muito frio e tampouco muito calor, isso é conforto térmico. E ele não está apenas relacionado com a temperatura do ar. Fatores como a temperatura ambiente, velocidade do ar, umidade, isolamento do vestuário e calor metabólico trazem influência em um cenário conhecido “ambiente térmico. humano”.

 A produtividade diária pode diminuir com o mal funcionamento do aparelho. As tarefas do dia a dia acabam sendo feitas de forma mais lenta do que são realizadas em um ambiente dentro do clima ideal, que traz um bem-estar entre os funcionários.  

Não somente irritabilidade e cansaço, a colocação de uma temperatura feita de forma errônea pode acarretar problemas, tanto no frio quanto no calor.

No frio, o ar-condicionado pode incutir em um aumento de movimentos involuntários do corpo para que seja aquecido, como, por exemplo, tremores. Pode trazer até mesmo problemas respiratórios. Já, o calor excessivo pode resultar em irritação, falta de disposição e sudorese.

Como economizar energia com o ar-condicionado?

Economizar energia não é difícil, mas requer alguns cuidados. Adote algumas medidas, como: utilizar corretamente aparelhos de sua empresa, verificar a potência de cada um deles, selecionar o produto certo para cada ambiente e sempre que for preciso contar com o auxílio de profissionais para que o problema seja minimizado.

No que se refere ao uso do ar-condicionado, podemos destacar três principais procedimentos para ter economia de energia: utilização, instalação e quantidade. A maneira que ele será instalado no ambiente, como ela está sendo usado (se fica o dia inteiro ligado) e a quantidade correta de aparelhos em um ambiente empresarial.

Conclusão: Ar-condicionado é essencial para todos os funcionários

De acordo com a Anvisa, o conforto térmico é essencial para a boa execução das tarefas diárias e, dependendo do frio ou do calor em excesso, a produtividade pode ser prejudicada.

Afinal, nenhum funcionário consegue ter um bom desempenho sob condições climáticas quentes ou frias.

É mais do que necessário saber investir em um ar-condicionado para que sua empresa consiga suprir toda necessidade do ambiente.

Procure por aparelhos que possuem somente uma condensadora que liga várias evaporadoras, trazendo resultados significativos como uma climatização de até 5 ambientes.

Exemplo desse modelo é o multi split que tem somente um compressor, fazendo com que ocorra uma economia de energia e, ainda,  menos ruído, o que é extremamente favorável para um trabalho.

Silencioso e econômico, o modelo inverter também é outra opção de muito valor para as empresas. O seu funcionamento é adequado para o seu ambiente. Seu compressor não precisa ser desligado. Isso evita que aconteça picos de voltagem e menos energia gerada. 

Em dias mais amenos e com uma ventilação mais agradável, caso seja possível, abra todas as janelas e deixe o ambiente mais arejado enquanto o ar-condicionado não estiver em funcionamento. As brisas refrescam o ambiente de modo que não seja tão necessário utilizar o ar-condicionado. 

Fazer uma boa instalação é primordial. É um trabalho para um profissional credenciado e dedicado ao serviço que exerce.

Para ambientes residenciais e comerciais, a maior parte dos modelos comercializados no mercado é o split. Usado normalmente em espaços menores.  ele deve ser colocado no teto, próximo a alguma fuga de ar, para que ele tenha um melhor funcionamento.

Já para maiores espaços, são indicados os modelos Piso teto e Cassete.

Invista em isolamento térmico e tenha menor absorção do ambiente externo pelas paredes. Isso garante maior proteção no ambiente. As janelas influenciam bastante na circulação e na qualidade do ar nos ambientes.

Para que as atividades sejam realizadas da melhor maneira possível, que tal garantir que a temperatura de seu ambiente esteja agradável, de modo que traga uma produtividade maior para sua equipe de trabalho?

A Elgin conta com um portfólio de climatização ideal para você. Conheça alguns modelos abaixo para que você e sua empresa consiga ter um ar-condicionado que se adeque perfeitamente a necessidade do ambiente e ao proveito de sua equipe de trabalho.

Piso teto inverter

Piso teto inverter

O modelo certificado pelo INMETRO que possui um sistema que economiza até 40% de energia, tem design elegante, é capaz de refrigerar diversos ambientes de médio a grande porte e trabalha com gás ecológico R-410A. Na versão frio, ele tem capacidade de 36.000, 48.000 e 60.000BTU/h. 

Piso teto Atualle Eco

Actualle

O modelo de design sofisticado e elegante atende ambientes com as mais variadas capacidades, trabalha com o gás ecológico R-410A e possui 3 velocidades de ventilação. Disponível nas versões Frio e Quente/Frio e disponível com condensadora compacta de 58.000 Btu/h.

Cassete 360° Atualle Eco

Cassete 360

Linha composta por equipamentos de alta durabilidade, baixo consumo de energia, além dos menores custos de manutenção. Trabalha com gás ecológico R-410 e atua nas versões Frio e Quente/Frio (exceto para o 24.000 BTU/h).

Cassete Plus

Cassete plus

Disponível nas capacidades 18.000 a 60.000 BTU/h, o modelo insuflamento 360º, oferece saída de ar pelos 4 lados e pelos 4 cantos, resultando em melhor distribuição do ar. Também conta com display digital (LED); trabalha com gás R410 – A e pode vir com serpentina de cobre (item opcional).

Gostou? Confira o nosso blog para ler mais conteúdos como este!